Um futuro mais lento para a internet. | by Paola Gavazzi | Jun, 2022 | TRUQUES DE MAQUIAGEM


AUTOESTIMA: “Slow Content” é postar menos e viver mais!📱

“SLOW CONTENT”: UM FUTURO MAIS LENTO PARA A INTERNET — Paola Gavazzi | Truques de Maquiagem

Paola Gavazzi — beauty artist

Mas isso tá mudando aos poucos…

Um comportamento novo começa a tomar forma no mundo: pessoas tirando todas as notificações do celular, deletando redes sociais e criadores de conteúdo aderindo ao “slow content”, indo na contra mão do algoritmo que escraviza.

Parece que um futuro mais lento na internet está se formando…

Na pandemia as pessoas se saturaram de tanto conteúdo online e muitos agora se sentem sempre cansados, sem autoestima, com muita ansiedade e depressão tendo que tocar sua vida real. 😭

Tanto pra quem cria quanto para quem consome.

🔎 Uma métrica já é certa:

QUANTO MAIS INTERNET, MENOS SAÚDE MENTAL!

Quanto mais você fica preso no mundo online, pior fica a sua saúde mental e sem saúde mental, a sua vida não anda!

A nossa relação online tem que se manter SAUDÁVEL.

Parece fácil mas para as doses de dopamina que um feed infinito com tela imersiva que te viciam, não é tão fácil assim… 🧨

“ELES” TRABALHAM PARA TE VICIAR CADA VEZ MAIS

É Youtube, Twitter, Instagram, Facebook, WhatsApp, Tik Tok… tantas “janelas abertas” criam estafa profunda pro criador e um conteúdo sempre raso e superficial para quem consome (que também está cansado).

E agora com a onda do 5G, isso vai acelerar mais e mais!!!

A corda da internet saturada sempre arrebenta em você no final — isso é fato!!! 💣

Cai por terra a balela de “se você não é visto, não é lembrado” porque os próprios algoritmos cheios de postagens já não te mostram como antes… quer dizer, a não ser que você PAGUE. 🤑🤑🤑

Entoncess como lidar?

Por experiência própria e navegando nesse novo movimento do “menos é mais”, só vi vantagens na minha vida real. ❤

O que é isso, tia Paola?

SLOW CONTENT PRA MAIS QUALIDADE ONLINE

Esse movimento de criação de conteúdo quer dizer “conteúdo lento” (traduzindo ao pé da letra). ⏱

A qualidade aqui sempre se sobrepõe à quantidade justamente por que foi feito com mais atenção, amor e sinceridade.

É postar menos e com mais foco quando você pode trabalhar melhor sua personalidade, seu ponto de vista e isso exige TEMPO (mas bem trabalhado).

🎭 Hoje em dia todo mundo é criador de conteúdo, “influencer” (palavra que odeio!) e se vê preso em atender as métricas dos algoritmos na esperança de aparecer… viralizar em 15 segundos.

É postar todo dia sempre mais e mais!!! 😪

TODO MUNDO CRIA CONTEÚDO

O “slow content” não leva algoritmo em consideração — ele leva foco e qualidade para aquilo que deseja falar e QUANDO quiser falar!

🏆 Postar menos coisa e com mais qualidade de informação. É postar para PESSOAS e não para robôs.

TRABALHAR COM A INTERNET E NÃO PARA A INTERNET

Ele trabalha COM a internet e não PARA a internet, sacou?

O “slow content” cria respiro entre conteúdos e desafoga seu seguidor de tantos emails, fotos no Instagram, reels diversos e muitas postagens no blog.

Se você posta muita coisa em todo lugar, você se estafa na energia e o seu suado conteúdo se esvazia no meio de tanto conteúdo online (dancinhas, dublagens, videos com letterings…) , além do seu seguidor ficar disperso e mais cansado no meio disso. 😖

São criadores “doentes” criando para consumidores “doentes”.

Se você posta vez ou outra (devagar e sempre que for necessário) você será assistido ou lido com mais atenção e retenção para os seguidores que realmente se importam (e não se apegando em números que também podem ser de robôs — olha só!).

Sempre quando é preciso parar, eu paro. Quando volto, eu volto real, focada e com amor!

Postando mais lentamente consigo me conectar melhor com você: suas vontades, dúvidas, seu rosto, seus conselhos… sempre voltado aqui para o blog (como casa oficial).

Continuo sendo interessante para publicidade (apesar de não fazê-las continuo sendo assediada), os “números” ficam mais estáveis (porque é um “núcleo duro” de leitores / seguidores) e eu me mantenho feliz produzindo aquilo que dá vontade de produzir, tendo prazer nisso.

E nisso as pessoas lentamente passam a recomendar mais o conteúdo às outras, o famoso “boca-a-boca” tão sólido e potente para qualquer coisa ou setor! 🌟

Ganho tempo e experiência real para trabalhar + estudar no meu studio visitando menos as redes sociais diariamente — e essa experiência bem vivida no mundo real alimenta o meu conteúdo online no futuro com mais qualidade, trazendo mais autoridade para o assunto.

É o tempo ao nosso favor! Minha energia está no seu foco online (tão raro hoje em dia) e também no atendimento ao clientes do dia a dia.

E é isso que me mantêm mais feliz e saudável com essa internet saturada, barulhenta, massificada e cheia de videozinhos iguais.

🌟 “SLOW CONTENT” pode ser uma solução se você procura mais paz e atenção com a sua vida.

  • Vale ver esse video onde Vitor di Castro (criador de conteúdo) fala sobre redes sociais:

Agora…

VÍCIO EM REDES SOCIAIS
  • Desativar as inúmeras notificações de todas as redes e deixar no celular somente aquelas que não despertem sua ansiedade (o Youtube por exemplo é mais “passivo” que o Instagram)
  • Para ter mais controle ainda, elimine o app das redes sociais do celular e navegue por elas só pelo desktop (assim não facilita o uso).
  • Tenha hora certa para navegar pelas redes (estilo hora do cocô, de tal a tal hora…)
  • Se o vício estiver atrapalhando deveras a sua vida, considere desativar as redes sociais de gatilho e tente começar a curtir a vida de outro jeito (faça cursos, navegue pela internet fora das redes, caminhe, saia com amigos…)
  • Quando for possível, sempre desative número de curtidas e seguidores de onde puder.

Vale ver esse video sobre Minimalismo Digital:

👊 TOME O CONTROLE DELA! Na porrada!!! #aloka

Com esse aceleramento intenso da internet, é certeza que isso vai dar em uma “ressaca desconhecida maior ainda” para todos.

Veremos os estragos com o passar do tempo.

✍️ Antes de esticar a sua corda tanto assim e colocar tanta energia e saúde no online, se adiante e tente um meio termo saudável com ela para construir também no off line!!!

A VIDA SÓ NO ONLINE É UM CASTELO DE AREIA

Construir a vida só no online é como fazer um “castelo de areia”: dá muito trabalho pra subir tudo mas em qualquer vento mais forte… a trolha cai!

O online deve respeitar melhor o ritmo offline: tente uma experiência mais SLOW de vida e saboreie cada passo ou conquista! 🙌

Porque é “devagar e sempre” que se chega longe! ❤

Um bêzo lento e carinhoso de amor procê,

Artigos Recomendados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *