A infecção urinária é uma infecção bastante comum, que pode ocorrer também em homens, mas acontece mais com mulheres. Então, apesar de não ser nada grave, é fundamental procurar um médico para iniciar o tratamento adequado. No entanto, é possível sim aliviar os sintomas com chás para infecção urinária.
A infecção urinária é causada por micro-organismos que afetam o trato urinário. Esse tipo de infecção, dependendo de onde ela afeta, pode ser chamada de uretrite, quando atinge a uretra, cistite, quando é na bexiga e pielonefrite, nos rins.
A causa do problema pode ser vários micro-organismos diferentes, mas geralmente a causa mais comum é a bactéria Escherichia coli. Essa bactéria em especial está presente naturalmente no intestino, sendo de suma importância para a digestão, mas prejudicial ao sistema urinário.
Sintomas da infecção urinária
Os sintomas da infecção urinária não são muito graves, mas podem ser bastante incômodos:
Continua após a publicidade
- Muitas idas ao banheiro, com excreção de urina
- Ardência ao fazer xixi
- Dores no ventre baixo
- Urina escura
- Sensação de ardência na região da bexiga
- Ardência e coceiras na região da uretra e vulva
- Febre, em casos mais graves
O Área de Mulher tem uma matéria completa sobre os sintomas da infecção urinária!
Sendo assim, apesar de indispensável uma consulta com o médico, uma opção viável e barata é aderir aos chás para infecção urinária. Aliás, esses chás são muito eficazes para aliviar esses sintomas e até mesmo resolver o problema de uma vez.
Continua após a publicidade
10 chás para ajudar a tratar a infecção urinária
Portanto, juntamente com o tratamento indicado pelo seu médico, você pode incluir na sua rotina de cuidados esses chás para infecção urinária:
1 – Chá de Salsinha
Ingredientes
- 1 xícara de água
- 1 colher de salsinha
Modo de preparo e consumo
Para fazer o chá de salsinha, você pode usar tanto a salsinha fresca quanto a desidratada. Então, macere as folhas de salsinha e adicione uma xícara de água fervente e deixe em infusão por 5 minutos. Por fim, está pronto para ser consumido. Nesse tipo de tratamento a recomendação é tomar uma xícara de chá a cada 4 horas.
Continua após a publicidade
2 – Chá de Cavalinha
Ingredientes
- 4 colheres de cavalinha
- 1 litro de água
Modo de preparo e consumo
O chá de cavalinha também é uma ótima opção entre os chás para infecção urinária. Sendo assim, para preparar o chá, adicione a erva cavalinha a 1 litro de água fervente e deixe em infusão. Desse modo, consuma o chá durante todo o dia até curar a infecção urinária.
3 – Cabelo de milho
Ingredientes
- 1/2 litro de água
- 4 colheres de cabelo de milho
Modo de preparo e consumo
Para meio litro de chá, adicione 4 colheres de sopa de cabelo de milho, sim, aqueles fiozinhos da espiga do milho. Deixe o chá em infusão por alguns minutos e beba durante todo o dia. Essa bebida é altamente diurética, além de ter propriedades depurativas.
4 – Chá de Quebra Pedra
Ingredientes
- 1 colher de sobremesa de erva quebra pedra
- 1 xícara de água
Modo de preparo e consumo
Outra opção de chá para infecção urinária que é bastante diurético. Então, para o preparo do chá, adicione 1 colher se sobremesa da erva quebra pedra para uma xícara de água e deixe em infusão. O ideal é tomar a bebida de 3 a 4 vezes ao dia enquanto durarem os sintomas.
5 – Chá de Dente de Leão
Ingredientes
- 1 colher de sobremesa de erva dente de leão
- 1 xícara de água
Modo de preparo e consumo
Para preparar esse chá, adicione a erva dente de leão em uma xícara de água fervente. Deixe a mistura em infusão e beba durante o dia, umas 3 xícaras.
Continua após a publicidade
6 – Casca de aroeira
Ingredientes
- 20 gramas de casca da aroeira
- 1 litro de água
Modo de preparo e consumo
Os benefícios desse chá estão na casca da aroeira. Portanto, você irá precisa de 20 gramas da casca da árvore para fazer um litro de chá. Como tem uma forte ação bactericida, o chá de aroeira ajuda a combater os sintomas da infecção e por isso deve ser tomado várias vezes ao dia.
7 – Folhas de Abacateiro
Ingredientes
- 10 folhas de abacateiro
- 1 litro de água
Modo de preparo e consumo
Sendo assim, ferva a água e adicione sobre as folhas, deixando em infusão por alguns minutos. Aliás, o ideal é consumir um litro da bebida por dia até acabar os sintomas.
8 – Folhas de Alfazema
Ingredientes
- 2 colheres de folhas de alfazema
- 1 litro de água
Modo de preparo e consumo
O chá de alfazema também é um dos chás para tratar infecção urinária. Para preparar o chá, você irá ferver a água e adicionar a um recipiente com as folhas da erva. Então, após a infusão, consuma o chá durante todo o dia.
9 – Carqueja
Ingredientes
- 2 colheres de folha de carqueja
- 500 ml de água
Modo de preparo e consumo
Para o preparo desse chá, ferva a água e então adicione as folhas da erva. Por fim, deixe em infusão por alguns minutos e beba durante o dia. O ideal é consumir um litro do chá por dia.
Continua após a publicidade
O chá de carqueja é muito eficiente para tratar a infecção urinária. Mas ele não é recomendado para mulheres grávidas. Inclusive, o Área de Mulher tem uma lista completa com os chás proibidos durante a gestação.
10 – Chá de Hortelã
Ingredientes
- 10 folhas de hortelã
- 1 xícara de água
Modo de preparo e consumo
Por fim, um dos chás para infecção urinária que também é um dos mais saborosos. Além disso, o hortelã possui inúmeros benefícios para a saúde. Para o chá de hortelã use 10 folhas da erva para cada xícara de chá. Adicione a água fervente e deixe em infusão por alguns minutos. Sendo assim, consuma de 3 a 4 xícaras por dia, quente ou fria.
Enfim, você gostou dessa matéria? Então você também vai gostar dessa: Quais os melhores chás para dormir melhor e não ter insônia
Fontes: Drauzio Fashion Bubbles
Continua após a publicidade
Bibliografia
- NATIONAL LIBRARY OF MEDICINE. Effect of drinking parsley leaf tea on urinary composition and urinary stones’ risk factors. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/21566309/
- Mayara Lopes, Camile Cecconi Cechinel Zanchett. Infecções do tato urinário: uma revisão sobre as evidências científicas das principais plantas medicinais utilizadas na prática clínica. Disponível em: https://docs.bvsalud.org/biblioref/2019/12/1046555/femina-2019-4711-824-830.pdf