Nos últimos anos, a relação entre o príncipe Harry, Meghan Markle e a Família Real britânica passou por altos e baixos. Em 2020, o casal rompeu de vez com as tradições, dando um fim aos seus papéis como “membros senior” da instituição. No livro “Revenge: Meghan, Harry and the War Between the Windsors” (“Vingança: Meghan, Harry e a Guerra Entre os Windsors”, em tradução livre), o jornalista inglês Tom Bower finalmente revelou a “gota d’água” para o filho de Diana Spencer.
Em trecho da obra divulgado pelo Daily Mirror, o que incitou a renúncia do casal às suas funções reais teria sido, de fato, uma “esnobada” pública da avó de Harry, a rainha Elizabeth II. A situação teria acontecido durante o pronunciamento anual de Natal, transmitido pela monarca ao Reino Unido. No vídeo, a avó de Harry apareceu em seu escritório no Palácio de Windsor, rodeada por fotos do príncipe Charles com a esposa, Camilla Parker Bowles, e do neto, William, com sua família. No entanto, nenhuma imagem de Harry e Meghan apareceu no cenário.
O caçula dos Windsor estava em Vancouver, no Canadá, viajando com a esposa e o filho, Archie, quando foi surpreendido pela mensagem. “O Harry ficou chocado enquanto via a avó. Quatro molduras colocadas ao redor dela. Mostravam fotos do pai dela, o Rei George VI, o Príncipe Philip, Charles e Camila e William com a família. Para a fúria do Harry, nenhuma foto dele, com a Meghan e o Archie. Os Windsor estavam removendo os Sussex da história”, escreveu Bower. O pronunciamento em questão ocorreu em dezembro de 2019, cerca de um mês antes do casal anunciar sua renúncia, em janeiro de 2020.
O livro relata, ainda, que a rainha e seus assessores estavam “empenhados em restringir a imagem da realeza aos primeiros nomes da linha de sucessão” ao trono britânico, que atualmente conta com Charles na primeira posição, seguido pelo príncipe William e seus três filhos, o príncipe George, a princesa Charlotte e o príncipe Louis, respectivamente. Harry, por sua vez, é o sexto na linha de sucessão ao trono.
Até o momento, os representantes do duque e duquesa de Sussex não se pronunciaram sobre as alegações de Bower. Desde que renunciaram, boatos em torno de tensões entre Harry e Meghan e a realeza dominaram a mídia internacional.
O casal confirmou boa parte do falatório em uma entrevista bombástica à apresentadora Oprah Winfrey, exibida em março de 2021. Na época, o casal revelou a depressão da de Markle durante seu período no Reino Unido, seus pensamentos suicidas e, ainda, uma acusação de racismo contra um membro não identificado da realeza.