Pedro Cardoso afirma que teve série “roubada” e “assassinada” por produtora: “É um crime”


O ator Pedro Cardoso acusou duas produtoras de terem roubado a autoria da série “Área de Serviço”, escrita por ele e pela esposa Graziella Moretto. Nesta segunda-feira (8), o intérprete de Agostinho Carrara em “A Grande Família”, publicou um longo relato nas redes sociais, no qual alegou que, caso vá ao ar, o título será transmitido de forma completamente diferente da criação original.

Eu estou aqui para enterrar uma criação minha e de Graziella que foi assassinada ainda recém-nascida pela Dueto Produções e pela WarnerMedia. Tenho dito que Graziella e eu tivemos a liderança da autoria da série ‘Área de Serviço’, que foi roubada de nós pela Dueto com a conivência de administradores da WarnerMedia”, iniciou o ator no vídeo. Segundo Cardoso, tudo começou quando ele e a esposa apresentaram a série autoral para a produtora Monique Gardenberg, que é sócia da Dueto Produções. Caso tivesse continuidade, o projeto seria posteriormente exibido na HBO. 

Continua depois da Publicidade

Segundo ele, Monique aproveitou que a WarnerMedia comprou a empresa AT&T, antiga detentora da HBO, para assumir a autoria da série. “Monique Gardenberg se autodenominou diretora geral com direito ao corte final. Esse é um jargão profissional que define a autoria de um [projeto] audiovisual”, afirmou no vídeo. 

Captura De Tela 2022 08 09 225110
Pedro Cardosos em participação no programa “Altas Horas”. (Foto: Globo/Zé Paulo Cardeal)

Pedro ainda acrescentou que ele e Graziella foram creditados apenas como atores da obra. Além disso, o ator relatou que, durante as gravações, os dois não tiveram nenhum poder de decisão, mesmo sendo responsáveis pela concepção da série: “Eu teria que obedecer Monique Gardenberg, naquilo que é a minha própria criação. Eu e Graziella nos tornamos empregados do trabalho que nós havíamos feito existir. Já não é isso um roubo? Esse é um pequeno resumo do modo de como o roubo da autoria se deu”.

No relato, Cardoso também citou os desentendimentos que teve com os diretores contratados por Gardenberg para conduzir a produção. O artista citou conflitos que teriam ocorrido, inclusive, na frente dos colegas de elenco e da equipe técnica. “Pessoas que, a mando de quem havia me roubado, executavam diariamente a destruição do que eu e Graziella havíamos criado. Destruíram pretendendo cortar cenas, mal entendendo o jogo entre os personagens, perdendo tempo com inutilidades, impondo marcas desconfortáveis para os atores. As pessoas no set testemunharam o conflito final”, descreveu o ator. 

O veterano finalizou explicando que não sabe se a série será de fato lançada, em decorrência da fusão da WarnerMedia com a Discovery. Porém, ele reitera que, caso vá ao ar, a produção será bem diferente da ideia original concebida por ele e Graziella. “É um crime que tenha sido destruído. É um crime contra a Graziella e contra mim. Mas, também, um crime contra o interesse do público. Fica feito aqui o registro”, concluiu.

 Assista ao depoimento na íntegra:

Em notas de esclarecimento, as produtoras WarnerMedia e Dueto Produções rebateram as alegações de Pedro Cardoso. “A HBO Max informa que todas as produções e parcerias com as produtoras brasileiras são realizadas em comum acordo com todas as partes envolvidas, respeitando e cumprindo as exigências legais. Valorizamos e cultivamos relações de confiança com nossos talentos, criadores e colaboradores, e o cumprimento dos requisitos legais entre todas as partes envolvidas em nossas produções. Cabe ressaltar que a companhia não comenta sobre assuntos internos de seus colaboradores e talentos, assim como estratégias de lançamento”, disse a HBO à revista Veja. 

Continua depois da Publicidade

Foi o carinho que tínhamos por Pedro e Graziella que nos fez abraçar a série. Em 40 anos de história, a Dueto construiu uma trajetória de sucesso, credibilidade e respeito e jamais se envolveu em qualquer litígio. Pelo nível de agressão e desrespeito conosco e membros da equipe, não nos manifestaremos publicamente. Nossa manifestação se dará na instância judicial, onde Pedro terá oportunidade de expor suas alegações”, afirmou a Dueto, acrescentando que recorrerá à Justiça para responder as alegações feitas por Cardoso. 



Siga o Hugo Gloss no Google News e acompanhe nossas notícias!

Artigos Recomendados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *