Desde 2012 estamos falando de cleansing oil por aqui. Até por isso, grande parte das pessoas que nos acompanham já aderiram a esse “novo” jeito de retirar a maquiagem. Mas se você ainda não está convencida, hoje te apresento truques para tirar o melhor proveito dos óleos de limpeza.
O que é Óleo de Limpeza ou cleansing oil
Esta modalidade de cosmético veio dos países orientais e sempre me pareceu uma maluquice: um óleo, que limpa, retira a maquiagem e não deixa resíduo na pele. Parece que é balela, mas funciona!
A diferença dele para um óleo normal, ou um sabonete em óleo, é que deve ser aplicado na pele seca e enxaguar depois. A mágica acontece neste processo pois, com a água, o óleo se dissolve e some completamente da pele. É por isso que não existe perigo pra quem tem a pele oleosa. O produto vai embora no enxágue. Ele não deixa a pele nem um tiquinho oleosa. E infelizmente, não é igual a um óleo normal, de neném ou óleo de banho, que pena, né?
Truque 1: leia as instruções da embalagem
Parece bobeira, mas digo isso porque atualmente existem 2 tipos de óleo de limpeza: os que devem ser usados na pele seca e aqueles que podem ser usados na pele molhada. Por isso a recomendação de ver o que o fabricante recomenda.
Não que vá acontecer algo de ruim, mas se o produto for feito para usar na pele seca, não vai funcionar para usar no banho, por exemplo. Mas isso é só um detalhe.
Truque 2: não precisa usar algodão para a aplicação
Enfim, como comentei ali em cima, o óleo de limpeza deve ser usado diretamente na pele do rosto. Diferente de outros demaquilantes, ele dispensa o uso do algodão na pele. Sendo assim, para usá-lo, aplique diretamente no rosto seco e massageie a pele para retirar a maquiagem.
Truque 3: massageie a pele com o óleo
A “mágica” do óleo de limpeza acontece quando massageamos a pele. Nesse processo, a maquiagem se desfaz, ficando molinha e se soltando da pele. Quanto mais você massageia, mais consegue retirar a maquiagem.
Truque 4: tenha paciência com máscara a prova d’água
Algumas maquiagens à prova d’água podem ser um pouco mais chatas de serem retiradas. E isso vai depender muito da marca do óleo de limpeza que você escolher usar, uns retiram a maquiagem com mais facilidade que outros. Inclusive, vale a pena ler todas as resenhas que já fizemos sobre óleo de limpeza.
Caso o seu óleo não seja tão potente, minha recomendação é ter paciência. Aplique o produto na pele e massageie os olhos com cuidado, esperando um pouquinho para que ele comece a “dissolver” a máscara a prova d”água. Continue a massagem lentamente até toda a retirada da maquiagem. Aposto que vai dar certo.
Truque 5: Enxague depois e passe o sabonete facial
Outra mágica do óleo de limpeza é que ele se desfaz com a água no enxágue. É isso que o diferencia de um óleo normal (como o de coco) e dos sabonetes em óleo. É incrível como não fica nenhum resíduo oleoso na pele. E olha que a minha pele é bastante oleosa, então falo com conhecimento de causa. Junto com o óleo, a maquiagem vai junto no enxague.
Alguns fabricante recomendam usar um sabonete facial após a aplicação, outros dizem não ser necessário. Mais uma vez, vale ler a embalagem e também sentir como sua pele responde melhor. Eu sempre uso o sabonete depois porque sinto que a pele fica mais limpa.
Truque 6: óleo de limpeza e balm de limpeza
Além dos óleos, hoje também encontramos no mercado os balms de limpeza facial. Basicamente, um balm de limpeza é a mesma coisa que um óleo de limpeza, só que numa textura diferente. Eles vêm nessa textura de balm mesmo, que lembra a de um óleo de coco (quando sólido). Ou seja, apesar de sólido, ele é macio e derrete com facilidade em contato com o calor da pele.
Para usar, é só pegar um pouco do produto (pode usar uma espátula ou os dedos, contanto que limpos e secos), massagear nas mãos até que derreta e aí passar no rosto. Essa etapa é exatamente igual ao modo de uso dos óleos – ou seja, é hora de massagear bem o rosto seco até que toda a maquiagem se derreta. Feito isso, é só enxaguar com água e lavar com um sabonete facial.