Jornal revela quando príncipe Harry ficou sabendo da morte da rainha, e palácio se manifesta

Jornal revela quando príncipe Harry ficou sabendo da morte da rainha, e palácio se manifesta


Neste domingo (18), o The Telegraph, famoso jornal do Reino Unido, relatou que o príncipe Harry só descobriu sobre a morte da avó, a rainha Elizabeth II, cerca de cinco minutos antes do anúncio ser feito ao público.

A monarca faleceu na quinta-feira, 8 de setembro, aos 96 anos, horas após o pronunciamento do Palácio de Buckingham, de que seus médicos estavam “preocupados com sua saúde”. O filho caçula de Lady Di já estava no Reino Unido quando rumores dos problemas de saúde da avó vieram à tona e, assim como seus familiares, se dirigiu imediatamente ao Castelo de Balmoral para estar com ela em suas horas finais.

No entanto, Harry foi o “último a saber” sobre a morte de Elizabeth e teve apenas cinco minutos para processar a notícia antes que ela fosse compartilhada com o mundo. O Duque de Sussex recebeu um telefonema de seu pai, o rei Charles III, enquanto estava sobrevoando a Escócia, pouco antes de desembarcar em Aberdeen, cidade que fica a cerca de 80km do Castelo de Balmoral.

O príncipe Harry e a rainha Elizabeth II tinham uma relação especial. (Foto: Getty)

Ainda de acordo com o veículo, quando o avião do príncipe pousou, um comunicado anunciando o falecimento da monarca já havia sido divulgado. Em vista da repercussão e críticas que recebeu do público e da imprensa britânica, o Palácio de Buckingham se pronunciou e esclareceu a notícia. “O público só foi informado depois que todos os membros da família foram informados”, afirmaram os representantes da coroa. A assessoria de Charles, no entanto, não compartilhou quando Harry, que é o quinto na linha de sucessão ao trono britânico, foi informado em relação aos outros membros da família.

Uma fonte anônima enfatizou ao The Telegraph que Harry “não foi tratado de forma diferente” de outros parentes e que seu pai, Charles, “não estava em contato regular” com ninguém enquanto a saúde de sua mãe se deteriorava rapidamente. “Todo mundo estava tentando chegar onde precisava estar. Esse era o foco”, acrescentou a testemunha. “E o rei estava convencido de que a declaração oficial não deveria ser divulgada até que todos os membros da família fossem informados. Isso foi um pai falando porque ele se importa”, concluiu.

Harry não conseguiu conter a emoção durante o adeus final à avó. (Foto: Getty)
Continua depois da Publicidade

Outra fonte disse ao Page Six que, embora seja verdade que Harry só descobriu pouco antes do público, isso só aconteceu, pois ele estava no voo para a Escócia e não estava disponível para contato. O veículo apontou que os membros da família real foram informados na noite anterior sobre a piora na saúde da Rainha, mas a situação não foi considerada grave o suficiente para que todos se dirigissem para Balmoral.

Na manhã seguinte, o quadro mudou e os planos foram elaborados às pressas para que Charles saísse de Dumfries House, também na Escócia, e fosse ficar ao lado da mãe. Mais tarde, ele ligou para os príncipes William e Harry com a notícia de que o estado de sua avó estava deteriorando rapidamente e que eles deveriam ir para o palácio o mais rápido possível.

O comunicado oficial foi divulgado pelo Palácio de Buckingham às 18h30, e o avião de Harry pousou 16 minutos depois. Ele foi fotografado chegando a Balmoral uma hora depois, com o semblante arrasado. “A divulgação da declaração pública foi adiada até que o rei conseguisse contatar [Harry] a bordo da aeronave pouco antes de pousar”, informou o The Telegraph.



Siga o Hugo Gloss no Google News e acompanhe nossas notícias!

Artigos Recomendados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *