Pode parecer confuso e dá um nó na cabeça na hora de pronunciar, mas na verdade é mais simples do que parece. Y2K nada mais é do que ano 2000, Y = (year/ano) 2 (dois) e K = (mil). Na moda, o estilo Y2K marca a volta das tendências dos anos 2000. Isso mesmo, aquela moda característica e polêmica que era amada por uns e odiada por outros.
Essa moda foi muito marcante para muita gente que era criança/adolescente nessa época. Celebridades como Britney Spears, Christina Aguilera, Paris Hilton e as integrantes do grupo Spice Girls foram as percursoras desse estilo, e tudo que elas usavam, se tornava febre entre os adolescentes.
Aliás, já fazia um tempo que essa tendência vinha tentando um comeback, mas não tinha muito impacto. Mas, em 2022, a realidade é outra, e parece que voltamos para o final dos anos de 1990 e começo dos anos 2000. Pelo menos nas redes sociais.
Essa tendência trouxe de volta os conjuntos de moletom push, look todo jeans, tops pequenos, minissaia, muitas cores e estampas o mais temido de todos: a cintura baixa. Entre o caos, diversão e polêmica, o estilo Y2K voltou para alegria de uns e tristeza de outros.
O que é o estilo Y2K?
Nos últimos meses, muitas roupas e acessórios que marcaram a moda no começo dos anos 2000 voltaram a ser destaque entre as fashionistas de plantão. Isso foi visto principalmente nas redes sociais como o TikTok, onde várias influenciadora de moda apareceram usando essas peças com a hastag Y2K, que logo se popularizou.
Sendo assim, a nova tendência intitulada de estilo Y2K nada mais é do que o comeback da moda dos anos 2000. Em pouco tempo, tem se tornando uma obsessão atraindo cada vez mais adeptos.
Apesar de controversa e bastante polêmica, o estilo dos anos 2000 trás muita personalidade as produções, que são cada vez mais carregadas, deixando o minimalismo para trás. Ela é marcada pelo mix de estampas, materiais e estilos tudo em uma produção só.
Então, se prepare para aderir ou não as minissaias, o cardigã curtinho ou top, salto plataforma, óculos de lentes coloridas e a tendência mais polêmica desse estilo: a calça de cintura baixa. O fato é que o estilo Y2K já tem movimentando bastante o mercado fashion e parece ser uma tendência que vai durar um tempo.
Peças-chave do estilo Y2K
Se nos anos 2000 mil essa moda já era polêmica, em 2022 ela não deixa para trás os pontos polêmicos. Contudo, hoje em dia ela volta como um estilo muito mais “usável” e adaptado à realidade atual. Confira as peças que não podem faltar nessa tendência:
1. Calça ou saia de cintura baixa
Para a tristeza de muita gente, ela voltou. O jeans de cintura baixa é a principal tendência do estilo Y2K. Então, não tenha medo de apostar nas peças de cintura bem baixa, que super combina com tops e croppeds para deixar a barriga a mostra. Sendo assim, é possível escolher entre vários modelos, desde os mais justos até os mais larguinhos, contando que o cós seja o mais baixo possível.
2. Tops e croppeds
Mais um must have para entrar na tendência, afinal, mostrar a barriga faz parte do conceito desse estilo. Então, invista em tops, croppeds e até cardigãs curtinhos para montar os looks.
3. Baby look
Depois da moda oversized com peças mais grandes e largas, o estilo Y2K trás de volta um sucesso dos anos 2000: a camiseta baby look. Aposte em camisetas bem justinhas com várias estampas e desenhos coloridos, tudo bem a cara da época.
4. Saia plissada
O estilo “patricinha” que era tão popular no começo do século incluía indispensavelmente as saias plissadas que foram uma febre na época, e agora estão com tudo. Não tenha medo de ousar, invista em saias bem coloridas e estampadas, com alturas diversas. Aliás, esse tipo de saia super combina com top e camiseta baby look, e funciona com botas e tênis.
5. Bandana
O lenço na cabeça também voltou com força nessa tendência, e é ideal para incrementar o look. Sendo assim, você pode usar de várias formas, sendo a mais popular como bandana, envolvendo o topo da cabeça com um nó atrás.
6. Tênis branco
O tênis branco nunca saiu de moda e é um dos itens mais versáteis de qualquer guarda-roupa. Mas no estilo Y2K ele é fundamental para montar looks bem delicados e fofinhos, além claro do conforto. Do básico ao plataforma, o tênis branco pode ser usado em vários looks dessa tendência.
7. Lentes coloridas
Lembra como todo mundo tinha um óculos de sol com lente colorida na infância? Então, eles voltaram em vários modelos, com lentes pequenas e em diversos formatos. O acessório vem para dar um toque ousado e alegre ao look Y2K.
8. Conjunto de moletom
Fala a verdade, o conjuntinho de moletom plush é uma fofura só. Com tecido sintético com pelos e brilho, quase como veludo é uma tendência que fez muito sucesso no passado e agora faz o seu comeback com estilo.
Controvérsias a respeito do estilo Y2K
Apesar do boom que tem sido a volta do estilo Y2K, é preciso ficar atento ao que se consome, e como isso impacta a vida das pessoas. E no caso desse estilo, ele vem em um momento em que se fala mais sobre moda consciente e como os padrões impostos pela moda podem ser prejudiciais para a saúde física e mental das pessoas.
A volta da cintura baixa é muito polêmica, justamente por ser um tendência excludente e pelo fato de que várias mulheres já relataram que usar esse tipo de roupa modificaram o seu corpo. O problema é que essa tendência volta e traz consigo um alerta sobre transtornos alimentares e baixa autoestima, que também eram bastante presentes na década de 2000.
O fato é que o estilo Y2K não inclui a todos. Corpos gordos, plus sizes e com curvas não sem encaixam nessa tendência, e isso é visto como um problema para muita gente.
“Ver influenciadores digitais incentivando a volta dessa peça (calça de cintura baixa) é observar todo o trabalho que lutamos por anos para uma moda mais inclusiva, sem rótulos e democrática, indo para o ralo. Houve um grande trabalho para que as pessoas se vissem mais nas peças e tendências que usam. Abraçar a estética da cintura baixa que dá espaço apenas para o corpo magro, do que é e não é belo, é dar vários passos para trás”, explicou Janaína Souza, que é consultora de imagem e estilo ao site da Claudia.
Então, fica o questionamento, até onde essa tendência é boa e saudável para todos.
Inspirações de looks Y2K
Por fim, não poderia faltar as inspirações de looks no estilo Y2K para você ver se é ou não para você essa tendência.
LEIA MAIS:
Brazilcore: saiba mais sobre a tendência que viralizou
Fontes: Claudia Jornal Cruzeiro Steal The Look Correio Braziliense