Rei Charles III proíbe famosa iguaria nos palácios da realeza britânica; saiba o motivo

Rei Charles III proíbe famosa iguaria nos palácios da realeza britânica; saiba o motivo


O cardápio real ficará reduzido… O rei Charles III determinou que o prato foie gras não será mais servido nos palácios da realeza britânica. A notícia foi comunicada nesta sexta-feira (18), através de um comunicado oficial emitido pelo Palácio de Buckingham aos ativistas dos direitos dos animais.

Charles é conhecido por se opor à iguaria tipicamente francesa – feita com fígado de ganso ou pato. De acordo com a BBC, o líder real já tinha banido o consumo do prato em suas propriedades enquanto ainda era príncipe e é contra o alimento há anos. O Independent informou que o Foie Gras pode ser importado e vendido no Reino Unido, mas a sua produção é proibida.

O grupo de direitos dos animais Peta confirmou que recebeu uma carta da realeza garantindo que a proibição foi estendida ao Palácio de Buckingham e a todas as outras residências reais. “Como príncipe de Gales, o rei Charles removeu o foie gras – um produto desprezível para o qual patos e gansos são alimentados à força, até que seus fígados inchem até 10 vezes seu tamanho natural antes de os animais serem abatidos – de suas residências reais”, iniciou um porta-voz da organização.

Foie Gras
Foie Gras, alimento feito com fígado de ganso ou prato, foi proibido por rei Charles III de ser servido em todos os palácios reais britânicos. (Foto: Reprodução/ YouTube; Folha de S. Paulo)
Continua depois da Publicidade

“Agora, a Peta recebeu a confirmação de que a política compassiva de Sua Majestade se estende ao Palácio de Buckingham e a todas as outras residências reais”, acrescentou ele. Elisa Allen, vice-presidente da Peta, também comentou sobre a decisão e fez um apelo à população britânica. “A Peta encoraja todos a seguirem o exemplo do rei e deixar o foie gras fora do cardápio neste Natal e do futuro”, declarou ela.

Ainda segundo o Independent, como forma de gratidão pelo gesto, o grupo enviará ao rei uma cesta de ‘faux gras’ – uma alternativa vegetal ao foie gras – feita pelo chef vegano Alexis Gauthier. O Palácio de Buckingham se recusou a comentar o assunto, mas o jornal afirmou que esta é uma política em vigor no local há vários anos. O Reino Unido chegou a propor proibir a importação do alimento após o Brexit, mas agora o esperado é que esses planos sejam arquivados.

 



Siga o Hugo Gloss no Google News e acompanhe nossas notícias!

Artigos Recomendados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *