Você usa óleos vegetais para tratar seus cabelos? Esses óleos ajudam muito a manter o couro cabeludo saudável e os fios com crescimento adequado.
Os óleos são uma ótima maneira de trazer de volta a umidade e nutrientes para o seu cabelo. Eles penetram no córtex do cabelo e nutrem a partir de dentro. Eles têm ácidos graxos e vitaminas que ajudam a reconstruir a superfície do cabelo danificado e protegê-los de danos adicionais e perda de umidade.
O cabelo está exposto a muitos fatores que podem enfraquecê-lo, provocando problemas como a queda de cabelo e o ressecamento. Muitas pessoas recorrem a tratamentos comerciais para revitalizar os fios e estimular o crescimento saudável. No entanto, muitos deles não dão os resultados esperados, ou são muito caros para serem usados com regularidade.
Felizmente, existem formas mais econômicas e eficazes de reparar o cabelo e conseguir que ele cresça saudável e bonito. Os óleos naturais estão entre as melhores alternativas para cuidar dos fios e estimular o seu crescimento. Confira os 5 óleos mais eficazes para tratar os cabelos:
Óleo de Coco
O óleo de coco é maravilhoso para os fios. Ele tem a capacidade de passar pela membrana celular do cabelo para nutri-lo em profundidade. Ajuda a evitar a perda de proteínas e contrabalancear a perda dos óleos naturais (que acontece diariamente pela exposição a toxinas e aos shampoos).
Contém muitos ácidos graxos que fortalecem e fazem uma nutrição e hidratação profunda. Isso por que leva para dentro dos fios, além dos seus nutrientes, partículas de água. Ajuda a eliminar o frizz e evita pontas duplas. Sela as cutículas do fio, proporcionando brilho, maciez e sedosidade.
É um excelente condicionador e também fornece as proteínas essenciais necessárias para o cabelo danificado. É muito eficaz no tratamento de coceiras e couro cabeludo sensíveis. Ele não obstrui os poros e é absorvido facilmente pela pele. Altamente recomendável para cabelos afro.
O óleo vegetal de coco hidrata e amacia o fio do cabelo, oferecendo grande variedade de elementos nutritivos, como magnésio, potássio, cálcio e ferro. Saiba mais sobre o óleo de coco.
Óleo de Rícino
Esse óleo é um dos melhores para tratamento capilar. Contém nutrientes que fortalecem o cabelo para um crescimento saudável e rápido.
Ele contém ácido ricinoleico, que atua como um antibacteriano e antifúngico, ideal para prevenir infecções e fungos no couro cabeludo.
O óleo de rícino tem sido usado há muito tempo como tratamento capilar para queda e afinamento. Ele tem muitas outras utilidades, incluindo hidratar o cabelo seco e combater os fios arrepiados. Ajuda no tratamento de doenças como dermatite seborreica. Saiba mais sobre o óleo de rícino.
Óleo de Jojoba
O óleo de jojoba é rico em nutrientes como o cobre, zinco, silício, iodo, vitamina E, ácidos e vitaminas do complexo B.
O óleo de jojoba é considerado um dos melhores remédios naturais para o tratamento da caspa e para estimular o crescimento dos fios. Aliado às massagens capilares, o óleo ajuda a eliminar o sebo que forma-se no couro cabeludo, liberando os folículos para a renovação dos fios, ajudando no crescimento. Além de tratar problemas capilares, o óleo de jojoba é um ótimo hidratante para os fios. Saiba mais sobre o óleo de jojoba.
Óleo de Abacate
Por seu alto teor de ácidos graxos saudáveis e vitaminas, o óleo de abacate é também considerado um dos melhores produtos para o cuidado e o crescimento saudável do cabelo.
O abacate contém vitamina A, B6 e vitamina E, que nutrem, reparam e melhoram a saúde capilar. Além disso, é rico em antioxidantes que aumentam o fluxo sanguíneo aos folículos capilares, contribuindo para o crescimento do cabelo.
O óleo de abacate é um ótimo emoliente porque, além de evitar a desidratação do cabelo, ainda recupera o que já está ressecado, deixando-o sedoso e brilhante. Saiba mais sobre o óleo de abacate.
Óleo de Groselha Negra
Esse óleo pode ser um pouco desconhecido para você. Estudos demonstram que ele pode tratar a calvície hereditária, pois ele ajuda a inibir a ação do hormônio masculino no couro cabeludo.
Pessoas que sofrem com a queda de cabelos e fazem tratamento com cápsulas de groselha negra, o fazem pois seu consumo regular favorece a microcirculação sanguínea, que melhora o acesso dos nutrientes à raiz e que por fim, reduz a queda. Sem contar que a groselha negra auxilia na produção maior de ceramidas, que hidratam o cabelo e proporcionam mais brilho.
Além disso, fortalece os cabelos: melhora a chegada de nutrientes no bulbo (raiz do cabelo), local onde ocorre renovação e crescimento dos fios.
Como usar os óleos nos cabelos?
Ao usar os óleos no cabelo, a quantidade deve ser mínima. Não é necessário encharcar o couro cabeludo e os fios! Principais formas de usar:
- No couro cabeludo: Todos esses óleos podem ser usados no couro cabeludo. Aplique o óleo vegetal de sua preferência diretamente no couro cabeludo e massageie por cerca de 5 a 10 minutos. Deixe agir por 30 minutos. Em seguida lave bem os cabelos com shampoo e condicionador. Essa técnica estimula o crescimento capilar, fortalece, trata problemas no couro cabeludo, controla a seborreia e ajuda a combater a queda. Faça esse procedimento 2 vezes por semana.
- Hidratação e nutrição: Os óleos também ajudam hidratar e nutrir os fios. Os óleos recomendados para hidratação são: óleo de coco, jojoba e abacate. Adicione o óleo na sua máscara capilar de hidratação para potencializá-la. Essa técnica deixa os fios macios e hidratados. Faça esse procedimento semanalmente.
- Umectação: Os óleos para umectação são: óleo de coco, jojoba e abacate. A umectação é basicamente um “banho de óleo”, onde você aplica o óleo puro em todo cabelo e deixar agir por umas 2 horas. Em seguida lave normalmente com shampoo e condicionador. Essa técnica hidrata e nutre os fios. Faça esse procedimento semanalmente.
- Reparador de pontas: Todos os óleos são recomendados para passar nas pontas. Escolha o óleo de sua preferência e passe somente nas pontinhas do cabelo seco. Deixe agir por 30 minutos e lave o cabelo com shampoo e condicionador. Faça esse procedimento dia sim, dia não.
O óleo de groselha negra pode ser usado no couro cabeludo e nas pontinhas. Outra forma de utilizá-lo para beneficiar os fios é tomar as cápsulas de groselha negra.
Se preferir, você também pode misturar até 3 tipos de óleos.
Como escolher seu óleo?
Cuidado com a qualidade do óleo, leia a embalagem, o óleo deve ser puro prensado a frio e não refinado. As versões formuladas com óleo mineral não são eficientes para o cabelo. A versão prensado a frio é um processo de extração que garante a preservação de todos os nutrientes.
E você, costuma tratar os cabelos com óleos vegetais? Qual é o seu preferido?