BBB 23: Tadeu Schmidt fala sobre diversidade religiosa e pede respeito após falas e atitudes de brothers; assista

BBB 23: Tadeu Schmidt fala sobre diversidade religiosa e pede respeito após falas e atitudes de brothers; assista


Tadeu Schmidt aproveitou a edição ao vivo do “BBB 23” para dar um recado aos brothers. Nesta segunda-feira (20), Cristian Vanelli, Key Alves e Gustavo Benedeti fizeram comentários sobre o comportamento de Fred Nicácio durante a madrugada, após vê-lo rezar, e chegaram a dizer que ficaram com “medo”. Nas redes sociais, muitos apontaram intolerância religiosa nas falas do trio. Então, o apresentador do reality tratou do assunto abertamente.

Em sua conversa com a casa, Tadeu citou diversas expressões de fé dos participantes e questionou o que Gustavo e Fred pedem em suas preces. O cowboy afirmou que pede “proteção” a Deus, tanto para ele, quanto para seus colegas. Nicácio, que é adepto do candomblé, contou que pede por sabedoria para ele e os brothers. As falas foram a deixa para o apresentador argumentar sobre como todos têm – e devem ter – espaço para expressar suas crenças livremente.

Continua depois da Publicidade

“Vocês já repararam na diversidade religiosa que tem nessa casa? Aqui tem católico, evangélico, gente que acredita em tudo, gente que não acredita em religião. Gente que pratica e não pratica religião. Cada um com sua crença. E respeito tem que estar acima de tudo. Todas as religiões têm o nosso respeito. Todas! Nenhuma religião é melhor do que as outras. Nenhuma religião é pior do que as outras. Não tem nenhuma religião do bem, religião do mal. Todas têm os mesmos direitos, todas têm a nossa admiração. É assim no Brasil, é assim no BBB”, afirmou Schmidt, aplaudido por todos.

Entenda o caso

O motivo pelo qual Tadeu fez seu discurso foi uma série de acontecimentos que se iniciaram na madrugada de hoje. Fred estava orando no quarto Fundo do Mar com sua guia em mãos, quando Gustavo e Key também rezavam do outro lado do cômodo. Mais tarde, o médico se levantou da cama e foi até o confessionário, onde pediu um analgésico para a produção e reclamou de dor no braço. De volta ao dormitório, Nicácio passou pela porta e ficou parado por alguns instantes, até que fez contato com uma das sisters.

Pouco depois, Fred foi até sua cama, mas alguns colegas de quarto não entenderam o que havia acontecido. Gustavo até se levantou e olhou na direção do brother. Quando o dia amanheceu, o assunto voltou à tona. Cristian, Gustavo e Key disseram ter sentido medo à noite. “Eu acordei, ele tava parado em frente à cama de vocês”, disse o empresário. “Nem f*dendo… O que ele fez?”, perguntou a jogadora de vôlei. “Não sei, eu tô c*gado de medo”, disse o emparedado. “Mano, eu vou apertar o botão! Eu não fico aqui”, afirmou Key. O cowboy também sugeriu que esse seria o motivo pelo qual a produção teria colocado um recipiente com sal grosso na casa.

Continua depois da Publicidade

Em outra ocasião, Gustavo pediu que Cristian imitasse como Fred estava parado no corredor entre as camas do quarto. “Ele estava aqui”, disse o empresário ao reproduzir a cena. “Mentira!”, exclamou Gustavo. “Para de me assustar, eu tenho medo”, assumiu Key.

Continua depois da Publicidade

Diante dos episódios, a equipe de Fred Nicácio expressou seu repúdio nas redes sociais e afirmou que tomaria medidas cabíveis no caso, interpretando-o como intolerância religiosa. “Os ADMs repudiam veementemente a intolerância religiosa praticada contra ele. Sabe-se que intolerância religiosa é crime, como prevê a Lei n° 7.716/89 em seu art. 1° Serão punidos, na forma desta Lei, os crimes resultantes de discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional. Pena: reclusão, de 2 (dois) a 5 (cinco) anos, e multa. Todos nós devemos respeitar qualquer manifestação religiosa e repudiar todos os tipos de preconceito. Medidas jurídicas cabíveis serão tomadas contra todos os atos de intolerância que Fred Nicácio vem sofrendo dentro e fora do programa”, disse a nota.

Então, após as falas de Tadeu no programa ao vivo, muitos exaltaram o apresentador e a decisão de alertar os participantes sobre essa questão. A hashtag “Intolerância religiosa é crime” foi parar entre os assuntos mais comentados, rendendo apoio até de personalidades públicas, como Liniker. “O Fred foi pegar remédio e entrou no quarto sem enxergar nada… Andou devagarinho e os preconceituosos com medo”, escreveu um perfil no Twitter. “Tadeu extremamente necessário hoje. Intolerância Religiosa é CRIME”, comentou outra conta. Veja as reações:

Continua depois da Publicidade

Siga a Hugo Gloss no Google News e acompanhe nossos destaques

Artigos Recomendados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *