Klara Castanho chora ao falar de violência sexual e exposição forçada: “Finalmente consigo chorar”; assista

Klara Castanho chora ao falar de violência sexual e exposição forçada: “Finalmente consigo chorar”; assista


Klara Castanho foi uma das convidadas do programa “Altas Horas” deste sábado (4). A atriz aproveitou o espaço para dar um forte relato sobre a violência sexual que sofreu. Em sua primeira aparição na TV desde que o caso vazou na imprensa, a artista foi às lágrimas e mencionou como espera ter Justiça depois de tudo o que aconteceu.

“Eu escolhi vir aqui porque, principalmente você, Serginho, é muito cuidadoso e a plateia é muito amistosa, cuidadosa, respeitosa. Meu coração está muito acelerado e é muito provável que, em algum momento, eu vá chorar. Quero te agradecer, de verdade, por esse espaço”, disse ela, que abriu o programa indo direto ao assunto. “Foi um período de recolhimento voluntário. Depois de tudo que aconteceu no ano passado, eu cheguei no meu limite do que eu poderia, deveria e consigo falar”, declarou.

“Eu quero, antes de mais nada, abrir o programa falando sobre isso porque eu sei que é um assunto latente. Eu sei que, por ser a minha primeira vez publicamente, é o que as pessoas querem saber. É o que as pessoas estão em busca”, continuou a jovem.

Klara recordou como se viu obrigada a expor o que viveu depois que a história dolorosa foi divulgada na imprensa. “Fui forçada a trazer a público a coisa mais difícil da minha vida. Nunca imaginei que eu teria que falar e lidar com isso além das pessoas que, involuntariamente, foram incluídas na história, que são a minha família”, disse ela.

Continua depois da Publicidade

A artista também falou do apoio da família, dos amigos e até de pessoas que a acompanham de longe, que enviam seu carinho até hoje. “Tenho muita sorte de ter recebido muito acolhimento. As pessoas foram muito gentis comigo. Eu tenho uma rede de apoio maravilhosa, uma equipe que me acolheu, me defendeu e me defende. Eu recebo mensagens de muito carinho. Por mais que as pessoas não entendam, elas escolheram respeitar a minha decisão”, acrescentou.

Klara expressou sua confiança na Justiça e a expectativa de que o caso seja resolvido na esfera legal: “Tem uma coisa que eu quero deixar registrado, já que é a única coisa que ainda tentam usar contra mim, de alguma forma. Depois que eu vim a público de forma forçada, eu denunciei todos os crimes aos quais eu fui submetida. Todos, sem nenhuma exceção. E o que me resta nesse momento, e ainda bem, é confiar na Justiça. E eu confio muito. Não só na Justiça daqui, mas em uma justiça muito maior. Eu fiz o que eu podia, como eu podia, o que o meu psicológico podia aguentar e pode”.

Continua depois da Publicidade

Por fim, a artista não conteve o choro ao ter a oportunidade de desabafar sobre isso. “Que bom que estou aqui, que bom que é com você. Que bom que é com mulheres tão fortes, mulheres tão potentes. E finalmente eu consigo chorar, finalmente eu consigo colocar para fora. Mais uma vez, eu quero muito agradecer o acolhimento de cada um, cada olhar de carinho, cada olhar de amor, cada carinho que eu recebi e recebo todos os dias. Que bom que foi agora e dessa forma”, disse ela em meio às lágrimas.

Sandra Annenberg, que também era uma das convidadas, se emocionou muito com o relato da jovem e se levantou para abraçá-la – o que deixou Klara ainda mais comovida. Na sequência, a cantora Roberta Miranda repetiu o gesto e acolheu a atriz. A ministra dos Povos Indígenas, Sônia Guajajara, a ex-BBB Tina Calamba, e a cantora Maria Rita também participaram da atração e aplaudiram as falas da artista.

Após o desabafo, Klara comentou como esse é o início de uma nova fase. “Muito obrigada mais uma vez. Como eu sempre fui muito reservada em relação a minha vida, é mais uma vez reforçar e tomar as rédeas dessa parte reservada da minha vida. Ser lembrada, comentada, ou comentar sobre o que eu sei fazer, que eu amo tanto fazer, que é ser atriz. Assim, seguir e trilhar um novo caminho, numa nova fase”, pontuou.

Relembre o caso

Klara Castanho deu um forte e sensível relato numa carta aberta em suas redes sociais em 25 de junho de 2022. A atriz contou que foi vítima de um estupro, engravidou em decorrência da violência sexual, e decidiu realizar a entrega voluntária do bebê diretamente para adoção – algo previsto no Estatuto da Criança e do Adolescente. O desabafo veio após Antônia Fontenelle afirmar em uma live que uma “atriz global de 21 anos tinha engravidado e entregado o filho para a adoção”.

Klara Castanho
Klara Castanho entrou na Justiça após o caso ser vazado pela imprensa. (Foto: Reprodução/Instagram)

No extenso comunicado, Klara escreveu: “Este é o relato mais difícil da minha vida. Pensei que levaria essa dor e esse peso somente comigo. Sempre mantive a minha vida afetiva privada, assim, expô-la dessa maneira é algo que me apavora e remexe dores profundas e recentes”, introduziu a jovem na ocasião.

“No entanto, não posso silenciar ao ver pessoas conspirando e criando versões sobre uma violência repulsiva e de um trauma que sofri. Fui estuprada. Tive muita vergonha, me senti culpada. Tive a ilusão de que, se eu fingisse que isso não aconteceu, talvez eu esquecesse, superasse. Mas não foi o que aconteceu. As únicas coisas que tive forças para fazer foram: tomar a pílula do dia seguinte e fazer alguns exames”, relatou.

Continua depois da Publicidade

Em seguida, Castanho explicou que, meses depois, começou a se sentir mal e descobriu que estava grávida: “Eu procurei uma advogada e conhecendo o processo, tomei a decisão de fazer uma entrega direta para a adoção”.

A artista foi atrás de medidas judiciais contra todos os envolvidos. No ano passado, ela entrou com uma queixa-crime contra Leo Dias, jornalista, Antonia Fontenelle e a youtuber Adriana Kappaz, por crimes de difamação, calúnia e injúria. O Conselho Regional de Enfermagem de São Paulo (Coren-SP) também abriu uma investigação contra uma enfermeira que teria ameaçado vazar a informação para a imprensa, que foi arquivada em janeiro deste ano.

Siga a Hugo Gloss no Google News e acompanhe nossos destaques

Artigos Recomendados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *