O príncipe Harry foi surpreendido com um diagnóstico clínico ao vivo enquanto participava de uma entrevista com o terapeuta canadense Dr. Gabor Maté neste sábado (4). Durante a conversa, em um evento transmitido virtualmente, o médico afirmou que, depois de ler o livro de memórias do Duque de Sussex, havia concluído “vários diagnósticos” para o príncipe.
“Quer você goste ou não, eu diagnostiquei você com TDA. Você pode concordar ou discordar”, disse o especialista. “Não vejo isso como uma doença. Eu vejo isso como uma resposta normal ao estresse anormal”, comentou o britânico. O transtorno de déficit de atenção é uma condição que se manifesta como dificuldade em se concentrar, além de constantes comportamentos impulsivos. Apesar da novidade, o marido de Meghan Markle não se mostrou preocupado. “OK. Devo aceitar isso ou devo investigar?”, questionou Harry, sendo comunicado que ele poderia “fazer o que quisesse” com a nova informação.
O médico continuou: “Quando uma criança está em um ambiente estressante, uma maneira de lidar com isso é dispersar sua atenção, afastar-se do estresse e acho que há muito estresse em sua vida. Mas, quando você reconhece o trauma e seu impacto, ele pode ser curado em qualquer idade”.
O momento logo chamou a atenção dos espectadores, que debateram sobre o laudo de Maté nas redes sociais. “Por que você decidiu fazer uma sessão de terapia pública com Harry e você fez um diagnóstico? Eu sei que é apenas um comercial do livro de Harry”, criticou um usuário. “O diagnóstico não deve ser revelado ao vivo para entretenimento. E uma pessoa deve ter tempo para processar e entender sua condição antes que ela se torne pública”, rebateu um segundo.
Why… why did you decide to have a public therapy session with Harry; and you made a diagnosis? I know that’s just a commercial of the Harry’s book- it looks veeery bad…
— Anna (@Anna80693377) March 7, 2023
Harry being okay with it. And it being unethical are two different things.
Diagnosis should not be revealed live for entertainment. And a person should be given time to process and understand their condition before it is made public.
A doctor should know better.
— Gert’s Royals (@Gertsroyals) March 6, 2023
Uma outra pessoa ainda se revoltou com a situação: “Sério, isso é uma piada. Não vi nenhum comportamento em Harry que indique TDAH ou TDA – cada movimento seu é calculado e certamente não é impulsivo. Que vergonha para o entrevistador fazer um diagnóstico durante uma entrevista gravada e filmada”.
Seriously this is a joke. I have not seen any behaviours in Harry that indicate ADHD or ADD – his every move is calculated and certainly not impulsive. Shame on the interviewer from handing him a diagnosis during a recorded and filmed interview.
— Christina Holly (@Chrissyholly19) March 6, 2023
O bate-papo ao lado da lareira, filmado na casa de Harry em Montecito, foi transmitido para os Estados Unidos, Canadá e Reino Unido. A entrevista com o Dr. Maté foi anunciada como uma “conversa íntima enquanto (os dois) discutem como viver com a perda e a importância da cura pessoal”.
Durante a conversa, Harry não mencionou seu pai, rei Charles III, seu irmão, William, sua cunhada, Kate Middleton ou sua esposa. No entanto, ele acrescentou que sempre se sentiu diferente dos outros membros da família real, um sentimento que ele disse ter compartilhado com sua falecida mãe, a princesa Diana. “Certamente senti ao longo da minha vida, desde a minha juventude, que sempre me senti um pouco diferente do resto da minha família. Eu me senti estranho por estar nesta caixa. E eu sei que minha mãe sentiu o mesmo”, explicou.
A entrevista marcou a primeira aparição de Harry desde o lançamento de seu livro, “O Que Sobra“, no início deste ano. Na obra, ele alega que o rei Charles costumava fazer piadas sobre não ser seu verdadeiro pai e ainda revela que seu irmão o atacou fisicamente em 2019.
Siga a Hugo Gloss no Google News e acompanhe nossos destaques