BBB 23: Brothers questionam discurso de Domitila sobre racismo, e Aline Wirley cai no choro: “Só agora eu percebi”; assista

BBB 23: Brothers questionam discurso de Domitila sobre racismo, e Aline Wirley cai no choro: “Só agora eu percebi”; assista


Na madrugada desta terça (21), após o Jogo da Discórdia, uma fala de Domitila Barros para Bruna Griphao sobre racismo estrutural reverberou entre outros brothers. A atriz repassou as informações da conversa ao Quarto Deserto, e Fred Desimpedidos questionou o posicionamento da Miss Alemanha, deixando Aline Wirley chocada. Em seguida, a cantora foi desabafar com Sarah Aline e se emocionou ao falar sobre questões raciais no programa.

Domitila x Bruna

Por terem ganhado as placas de “protagonista” na dinâmica desta semana, Bruna e Domitila foram recompensadas com um jantar especial com pizzas. As sisters aproveitaram o momento para conversarem sobre o jogo e seus principais atritos. No bate-papo, Barros pontuou diferenças no tratamento de outros participantes com as duas, deixando evidente o fundo racial. “Quando você fala, é normalizado. Quando eu falo, é uma agressão?”, questionou ela. A ativista ainda afirmou que a artista não está acostumada a lidar com pessoas como ela, sem ser em “posição de serventia”.

Continua depois da Publicidade

Fala de Domitila reverbera no Quarto Deserto

Após o fim do jantar, Griphao comentou sobre a conversa com Amanda Meirelles e Aline Wirley no Quarto Deserto. A loira relembrou partes do diálogo e enfatizou que “não baixou a guarda” para a sister: “Eu dei nela bonito… De troca, sabe?”. Ela também alegou que Domitila foi tendenciosa. “Olha isso… Como isso é tendencioso. Ela falou: ‘Eu sinto que você, Fred e Larissa não estão acostumados a lidar com pessoas como eu, sem ser em uma posição de serventia’”, declarou, em tom reprovatório. Então, Aline interveio: “Interessante isso que ela traz”.

“Eu tô tentando entender o que ela quer dizer com isso… Por vocês três serem pessoas brancas […] Pode disparar muitos gatilhos”, continuou a cantora, defendendo o posicionamento de Domitila. Na sequência, Fred Desimpedidos entrou no cômodo e teceu uma série de críticas à Miss. “Cara, ela sempre traz essa questão… É super válido, respeito obviamente e admiro, mas direto ela pega e fala sobre privilégio, ‘não estou aqui para te servir’, ‘você é milionário’, ‘favela venceu’… Então, mano, ela veio com as paradas muito bem planejadas. É o jogo dela”, disse o jornalista. “É delicado falar que é um jogo porque é um local de fala dela”, rebateu Aline.

Fred ainda debochou da participante, dizendo que ela seria uma “divindidade” por alegar que tem previsões em sonhos: “Ou ela é uma divindade mesmo, ou eu não consigo acreditar. Ela pegou e falou: ‘Sonhei que um dia antes do paredão, eu tomava uma cerveja… Não é possível mano, esse nível de sonho. Ela sonha com tudo”. “Mas ela está sonhando tudo mesmo”, retrucou a cantora. “Desde o primeiro dia isso. Vou começar a falar, quando as coisas não se concretizarem, que eu sou o anti-sonho dela”, ironizou ele.

Aline e Sarah conversam sobre questões raciais

Minutos depois de escutar as declarações de Fred e Bruna, Aline procurou Sarah para desabafar sobre o racismo presente na casa. Bastante comovida, a artista refletiu sobre a convivência com pessoas brancas em um reality show e a preocupação por “não ver o que deveria”. “É f*da porque no nosso lugar [de pessoas pretas], sinto que às vezes pode soar como algo que ‘não quero ver’, como conivência, omissão. Ou se a gente levanta a bandeira, aí entra numa ‘militância chata’. Só agora eu percebi isso. Só tô querendo viver isso aqui. E agora me veio isso. Será que não tô vendo?”, questionou ela.

“Acho que é muito sensível porque não consigo te dar certeza se tem coisas que você não tá vendo e deveriam ser vistas. Até porque eu também não tenho tantas críticas nessa questão que você traz sobre as nossas relações”, respondeu a psicóloga. “Tem muita relação, muito afeto, muito carinho. Essas coisas impedem a gente de ter uma percepção. Vir como um peso não é como encarar esse ‘não-saber’. Você entende que essa parte de ter muito afeto, muito carinho e consideração pode realmente influenciar em algo, no sentido de ver e não ver? A gente também sente, a gente também quer criar relações”, continuou a sister.

Aline não conteve a emoção e caiu no choro, abraçando a colega de elenco. “Eu tô muito confusa. Muito confusa, mas que bom que eu tenho você. Só preciso de você, da nossa troca, da nossa conversa. Eu preciso te ouvir. Você me ensina muito. Você me ajuda muito”, expressou ela, com lágrimas nos olhos. Ao final do diálogo emocionante, Sarah aconselhou a sister a procurar Domitila e entender melhor os sentimentos.

 

Siga a Hugo Gloss no Google News e acompanhe nossos destaques

Artigos Recomendados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *