Certamente você já ouviu falar que os óleos essenciais possuem muitas funções e que são benéficos para a saúde. Hoje nós vamos falar de óleos essenciais para tratamento dos cabelos. (Se você ainda não conhece os óleos essenciais, sugiro a leitura desse artigo sobre aromaterapia)
Os óleos essenciais são essências botânicas da natureza e podem fazer maravilhas para os cabelos e couro cabeludo. Eles podem ser usados para purificar o couro cabeludo, fortalecer, melhorar a irritação e controlar a caspa. Alguns óleos essenciais estimulam os folículos pilosos, melhoram a circulação e ajudam no crescimento quando está lento. Os óleos essenciais também ajudam controlar a oleosidade no couro cabeludo, o que atrapalha a oxigenação e, consequentemente, o crescimento dos fios.
Quais os melhores óleos essenciais para os cabelos?
Óleo Essencial de Alecrim
O óleo essencial de alecrim é um estimulante dos folículos pilosos favorecendo o crescimento saudável dos cabelos. É rico em antioxidantes que ajudam a eliminar os radicais livres – que são responsáveis pelo envelhecimento, bem como a perda de cabelos. Ajuda no fortalecimento mantendo os fios saudáveis. O óleo de alecrim também é eficaz no tratamento da caspa, oleosidade, coceira e irritação do couro cabeludo. Saiba mais sobre o óleo essencial de alecrim.
Óleo Essencial de Hortelã
O óleo essencial de hortelã é uma potência de nutrientes, minerais e alguns ácidos graxos; é excelente para o tratamento dos cabelos. Ele ajuda estimular o fluxo de sangue melhorando o desempenho do crescimento. Tem propriedades antissépticas e antimicrobianas que ajudam a a manter o couro cabeludo limpo, melhorando a caspa. Também é muito eficiente para queda de cabelo. Saiba mais sobre o óleo essencial de hortelã.
Óleo Essencial de Ylang Ylang
O óleo essencial de ylang ylang nutre os folículos melhorando o crescimento saudável dos cabelos. Ele equilibra o couro cabeludo oleoso, ajudando a normalizar a produção de sebo. As propriedades antissépticas e tônicas naturais, ajudam a manter o couro cabeludo saudável.
Óleo Essencial de Lavanda
O óleo essencial de lavanda é muito versátil e tem uma tradição bem estabelecida como um remédio popular. Ajuda a equilibrar os óleos naturais do couro cabeludo, possui propriedades anti-inflamatórias, antissépticas e antimicrobianas que ajudam no tratamento da caspa seca. Ele acalma e nutre o couro cabeludo, proporcionando alívio de condições inflamatórias do couro cabeludo. Saiba mais sobre o óleo essencial de lavanda.
Óleo Essencial de Cedro
O óleo essencial de cedro ajuda a regular o couro cabeludo quando este é muito seco ou muito oleoso; equilibra seu pH. Estimula os folículos pilosos melhorando o desempenho do crescimento. Esse óleo também é usado para tratar a caspa, pois é antisséptico e tem ação adstringente.
Outros Óleos Úteis para os Cabelos
Diversos outros óleos essenciais são utilizados na aromaterapia para estimular o crescimento dos fios, combater a queda, caspa, oleosidade excessiva e fortalecer os cabelos:
- O óleo essencial de melaleuca tem diversas propriedades que trata condições inflamatórias do couro cabeludo.
- O óleo essencial de manjerona combate a quebra dos fios.
- O óleo essencial de sálvia purifica, combate a caspa e deixa os fios mais fortes.
- O de tomilho é antisséptico, estimula o fluxo o fluxo sanguíneo e revigora couro cabeludo para ajudar com a perda de cabelo.
- O de limão purifica e melhora a oleosidade.
Como usar óleos essenciais nos cabelos?
Os óleos essenciais são altamente concentrados: eles são muito fortes e não podem ser usados sozinhos no tratamento dos cabelos. Os óleos essenciais podem ser usados com óleos vegetais (óleos carreadores), máscara capilar, shampoo e em máscaras com argila. Também podem ser diluídos em água, chás a base de plantas, extratos glicólicos, hidrolatos e água floral.
Massagem Capilar com Óleo Vegetal
Existem vários óleos vegetais que podem ser usados para tratar o couro cabeludo: veja os melhores aqui. Para fazer a massagem capilar, escolha seu óleo essencial preferido e coloque 3 gotas em uma colher de sopa (10ml) de óleo vegetal. Passe a mistura no couro cabeludo, massageie e deixe agir por 1 hora. Em seguida, lave os cabelos normalmente com shampoo e condicionador.
Óleo Essencial no Shampoo
Os óleos essenciais também podem ser usados no shampoo para enriquecer e fornecer propriedades nutritivas. Escolha um shampoo neutro (você encontra em farmácias de manipulação). Para cada 100ml de shampoo acrescente 20 gotas de óleo essencial; podem ser tipos diferentes de óleo essencial. Misture bem e armazene em embalagem escura e, se possível de vidro, para melhor conservação das propriedades medicinais dos óleos essenciais.
Se tiver interesse, confira também uma receita bem legal de como preparar shampoo de hortelã.
Óleo Essencial na Máscara
Lave os cabelos com shampoo. Retire o excesso de água com uma toalha. Escolha uma máscara capilar própria para ser usada no couro cabeludo. Separe a quantidade de máscara que vai ser usada (para o couro cabeludo e cabelos), acrescente 5 gotas do seu óleo essencial preferido. Misture e passe no couro cabeludo e nos fios; deixe agir conforme a indicação do fabricante da máscara e em seguida enxágue bem os cabelos.
Óleo Essencial na Máscara de Argila
Os óleos essenciais também podem ser adicionados na argiloterapia capilar. Prepare uma pasta misturando água e argila: adicione 3 gotas de óleo essencial, misture bem e passe no couro cabeludo. Deixe agir por 20 minutos e em seguida lave os cabelos normalmente com shampoo e condicionador.