Você já se perguntou se óleo e hidratante corporal funcionam da mesma forma? Se é curiosa, como eu, já deve ter parado para pensar nisso, não é? Agora, se você anda passando no corpo somente aquele OLINHO e acha que tá o suficiente… Vish, tenho alguns dados pra te dar. Cola comigo para entender o babado!
Uma coisa é uma coisa…
Para começar, é preciso entender que o óleo corporal faz oclusão na pele. Isso significa que ele forma uma película protetora que retém a umidade natural. Lembra da aula de ciências da escola? Óleo e a água não se misturam, por isso ele repele as moléculas de água que já estão disponíveis na pele, evitando que naturalmente evaporem.
…Outra coisa é outra coisa!
Já o hidratante corporal atua com mecanismos diferentes na sua pele. Aqui, é preciso diferenciar dois agentes que costumam estar na formulação desse tipo de produto:
- Agentes emolientes: Ou seja, que amolecem a pele, tornando-a mais flexível e lubrificada. Esses materiais formam um filme fino e oclusivo que reduz a evaporação natural da água. Então, sim, os agentes emolientes são óleos e gorduras que não atraem as moléculas de H2O, pelo contrário: a repelem, mantendo a umidade lá pra dentro.
- Agentes umectantes: Ou seja, que umedecem a pele. Esses ingredientes têm alta afinidade pelas moléculas de H2O, então eles atraem a água livre que encontram na própria pele e a levam para a superfície. Assim, são capazes de reter a hidratação.
É por meio da ação combinada desses agentes que o hidratantes corporais fazem o que se chama de hidratação de verdade!
Por isso, se você quiser optar por apenas um entre óleo e hidratante corporal, melhor escolher o hidratante mesmo. Agora, se preferir incluir na rotina de skincare para o corpo um óleo corporal também, tenho duas sugestões incríveis no vídeo a seguir. Clica para assistir e prestigiar nosso conteúdo do Youtube!
Em vídeo
E aí, gostou das dicas?