TV Globo demite jornalistas de peso, como Giuliana Morrone e Fabio Turci; bastidores tensos são revelados

TV Globo demite jornalistas de peso, como Giuliana Morrone e Fabio Turci; bastidores tensos são revelados


Esta quarta-feira (5) foi marcada pelo segundo dia de demissões em massa na Globo. De acordo com a coluna de Lucas Pasin, do UOL, após desligamentos no Rio de Janeiro durante a terça-feira (4), agora foi a vez de diversos profissionais do G1, repórteres e âncoras da emissora em São Paulo, Belo Horizonte, Recife e Brasília serem dispensados. Entre os nomes que não trabalham mais na empresa estão Giuliana Morrone, Fabio Turci e Eduardo Tchao.

Segundo a publicação, pessoas que trabalham na sede de São Paulo e que estavam diretamente relacionadas aos desligamentos afirmaram que a situação nos bastidores era de grandes nomes do jornalismo sendo vistos chorando pelos corredores, seja pela própria demissão ou pela saída de colegas. O clima teria ficado ainda mais pesado por conta de listas que estariam circulando em grupos de WhatsApp com nomes que seriam supostamente demitidos.

“Não existe um sorriso na TV Globo hoje. Todos passam o dia esperando a sua vez. Muitas pessoas ficam chorando nas áreas comuns, no café, em pequenas rodas de colegas”, afirmou uma fonte. A coluna afirmou que a Globo informou internamente que os critérios para selecionar os funcionários que serão mandados embora são profissionais com os salários mais altos, plano de saúde diferente do novo modelo aplicado, além de bônus por participação.

Continua depois da Publicidade

A primeira demissão do dia em São Paulo foi a de Márcia Correa, editora-chefe do Bom Dia São Paulo, que foi avisada às 7h. Os demais souberam que seriam desligados da empresa no final da tarde. César Galvão, Fabio Turci e Zelda Mello, repórteres com atuação em São Paulo, junto com Fábio William e Giuliana Morrone, foram desligados. Os funcionários primeiramente são chamados para uma conversa com o gestor de jornalismo e em seguida são direcionados para o prédio do Recursos Humanos (RH) da Globo.

Globo faz mais uma demissão em massa nesta quarta-feira (5). (Foto: Divulgação)

Além de Correa, os profissionais que foram demitidos nesta segunda leva são: Márcia Witczak, editora e apresentadora do DF1, Fábio Turci, Lúcia Carneiro, da GloboNews, Sávio Ladeira, Marta Cavallini, Olivia Henriques e Dennis Barbosa, do portal G1. Já Ana Paula Mendes, âncora da InterTV, afiliada da Globo em Cabo Frio (RJ), foi demitida depois de voltar da licença-maternidade.

No primeiro dia, aproximadamente 20 funcionários foram dispensados na filial do Rio de Janeiro. Os repórteres Eduardo Tchao, Mônica Sanches, Flavia Jannuzzi e Marcelo Canellas, assim como o diretor artístico do Fantástico Jorge Espírito Santo, o Jorjão, e o repórter investigativo Arthur Guimarães, deixaram a empresa. Do G1, Marcos Serra Lima, Alba Valéria Mendonça e Rodrigo Melo também saíram.

Eduardo Tchao e Flavia Jannuzzi estão entre os profissionais que foram dispensados da Globo. (Foto: Reproduçao/ TV Globo)

O portal afirmou que é esperado que a gestão das filiais de Recife e Belo Horizonte seja agora comandada pelo Rio de Janeiro, por isso elas não teriam mais diretores locais. Os funcionários estariam temendo que as sedes fiquem sem autonomia. Além disso, a Globo também interrompeu o processo seletivo e não irá preencher as vagas que estavam abertas para o G1 de São Paulo e para edição do Jornal Hoje.

Continua depois da Publicidade

Em nota, a empresa declarou que os cortes estão sendo feitos devido às mudanças que vêm acontecendo nos últimos anos. “A Globo, assim como as demais empresas de referência do mercado, tem um compromisso permanente com a busca de eficiência e evolução, mas lamenta quando se despede de profissionais que ajudaram a escrever e a contar a sua história. Isso, no entanto, faz parte da dinâmica de qualquer empresa”, iniciou.

“Os resultados da Globo refletem a boa performance do conjunto das suas operações e uma constante avaliação do cenário econômico do país e dos negócios. Como parte do processo de transformação pela qual vem passando nos últimos anos e alinhada à sua estratégia, a empresa mantém a disciplina de custos e investimentos em iniciativas importantes de crescimento”, concluiu.

Siga a Hugo Gloss no Google News e acompanhe nossos destaques

Artigos Recomendados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *