Jeremy Renner falou pela primeira vez, em detalhes, sobre o acidente que quase tirou sua própria vida, em janeiro. Nesta quinta (6), durante a entrevista com Diane Sawyer , da ABC News, o ator explicou que foi parar debaixo da máquina de limpar neve após tentar salvar seu sobrinho, Alex. À jornalista, ele ainda relembrou o grito que deu momentos antes da tragédia.
Renner contou que ele e Alex estavam tentando rebocar o veículo quando a máquina começou a deslizar no gelo. Preocupado com a segurança do jovem de 27 anos, o astro colocou seu pé para fora da máquina e olhou para trás a fim de certificar que tudo estava bem. Entretanto, Jeremy esqueceu de puxar o freio de mão e perdeu o equilíbrio, motivo pelo qual caiu da cabine e foi atingido posteriormente.
“Aconteceu de eu ser o manequim parado na pista, vendo se meu sobrinho estava lá. Você não deveria estar fora do veículo quando estiver operando, entende o que quero dizer? É como dirigir um carro com um pé fora dele. Mas é o que era, e o erro é meu e eu paguei por isso”, admitiu Renner. “Aliás, foi quando eu gritei, quando fui parar debaixo daquela coisa: ‘Hoje não, filho da puta!’, foi o que eu gritei. Desculpe pela linguagem”, recordou.
O ator acabou sofrendo vários ferimentos graves, incluindo “oito costelas quebradas em 14 lugares diferentes; joelho direito e tornozelo direito quebrados; tíbia esquerda quebrada; tornozelo esquerdo quebrado; clavícula direita quebrada; ombro direito quebrado; rosto, cavidade ocular, queixo e mandíbula quebrados; pulmão colapsado e fígado furado pelo osso da costela”, como listou a jornalista.
Jeremy precisou passar por uma série de cirurgias e segue fazendo reabilitação, motivo pelo qual aparece caminhando com o auxílio de um andador na entrevista. Sobre as dores, ele disse que sentiu tudo durante todo o momento. “Eu estava acordado a cada momento. É exatamente o que você imagina que pode ser”, explicou. “É difícil imaginar como é, mas quando você olha para a máquina e olha pra mim… eu estava no asfalto e no gelo. Eu gostaria de estar na neve. Parecia que alguém tinha tirado meu fôlego“, desabafou.
“Muitas coisas estão acontecendo no corpo para sentir essa dor, e é tudo. É como se sua alma pudesse sentir dor”, relembrou Jeremy. O bom humor do ator não ficou de lado, e mesmo relembrando os ferimentos que teve, ele disse que podia “ver meu olho com o outro olho”. Com a gravidade da situação, Jeremy foi levado de helicóptero para um hospital, onde foi tratado por “trauma contuso no peito e lesões ortopédicas“.
Alex também participou da conversa, e contou à Sawyer quando entrou no veículo para controlá-lo e salvar o tio. “É muito assustador ver a pessoa que você tanto admira estar assim, vê-la assim”, disse o jovem. Ele não achou que Jeremy estivesse vivo, e por isso pediu ajuda de um vizinho próximo, Kovach e sua parceira, Barb Fletcher.
“Quando olhei para a cabeça dele, parecia-me que estava bem aberta e eu podia ver algo branco. Não sei se era o crânio dele, talvez apenas minha imaginação, mas foi o que pensei ter visto. Então eu sabia que era extremamente sério”, explicou Kovach. “Ele tinha um pouco de sangue saindo de suas orelhas, eu tenho certeza, e então seu olho parecia ter sido perfurado. Ele ficou com uma cor verde-acinzentada. Eu realmente sinto que ele faleceu por alguns segundos. Eu realmente o amo”, acrescentou o homem.
Diane recordou um episódio da internação, quando o artista pediu desculpas à família por meio da linguagem de sinais, já que estava incapacitado de falar. Nesse momento, o eterno Gavião Arqueiro não conseguiu conter a emoção e confessou que passaria por tudo outra vez para livrar seu sobrinho do perigo. “Eu faria de novo. Sim, eu faria de novo porque a máquina estava indo direto para cima do meu sobrinho”, declarou.
“Eu me recuso a deixar isso virar um trauma e uma experiência negativa. Esse é um homem do qual me orgulho, porque não deixaria isso acontecer com meu sobrinho. Eu mudo a narrativa de ser vitimado, ou cometer um erro, ou qualquer outra coisa. Eu me recuso a ser f*didamente assombrado por essa memória dessa maneira”, desabafou.
Três meses após o acidente, a estrela de “Vingadores” afirmou que espera um dia voltar a realizar suas próprias acrobacias nas telonas, mas se contenta com os dublês até que se recupere completamente. “Eu estou bem com um dublê fazendo isso neste momento. Tenho 52 anos, tudo bem, já fiz o suficiente. Estou bem para fazer mais, certo? Mas eu não tenho ego, gosto de seguir em frente, não me importo. Estarei no meu trailer“, brincou Renner ao final. Assista:
Siga a Hugo Gloss no Google News e acompanhe nossos destaques