Duas cidades brasileiras figuram entre as 50 cidades com as melhores comidas típicas do mundo; confira o ranking

Duas cidades brasileiras figuram entre as 50 cidades com as melhores comidas típicas do mundo; confira o ranking


Que a comida brasileira é a melhor do mundo, nós já sabemos! No entanto, segundo o TasteAtlas, enciclopédia gastronômica de renome, duas metrópoles brazucas se consagraram no ranking das 50 cidades que oferecem as melhores comidas típicas do mundo, divulgado nesta segunda (8).

De acordo com a publicação, São Paulo e Rio de Janeiro figuraram entre “as maiorais” da gastronomia mundial, por oferecerem pratos típicos de alta qualidade. As guloseimas da culinária brasileira ultrapassaram até mesmo quitutes de cidades como Palermo, capital da ilha italiana da Sicília, e Sevilha e Córdoba, na Espanha.

Enquanto a capital carioca figurou em 32º lugar na classificação geral, conquistando a nota 4,48 dos 5 pontos possíveis, São Paulo surgiu em 13º, com a média 4,58. A capital paulista “destronou” Bolonha, na Itália, local que já foi considerado a cidade com a melhor comida do mundo. SP também ultrapassou Buenos Aires, na Argentina; Viena, na Áustria; e, por fim, Chicago, nos EUA.

“Essepê” no topo

Segundo representantes do TasteAtlas, o motivo pelo qual São Paulo se destacou na lista foi a união de culturas que a gastronomia da cidade proporciona. “São Paulo é uma cidade vibrante e cosmopolita, conhecida por sua cena artística dinâmica e influências culturais diversas. Este cruzamento de culturas reflete-se na gastronomia da cidade, com a comida tradicional caracterizada por seus ricos sabores e uso abundante de carnes”, explicou o TasteAtlas.

A publicação ainda destacou uma série de estabelecimentos que garantem uma experiência gastronômica extraordinária, entre eles o Mercado Municipal, também conhecido como “Mercadão”. Segundo o TasteAtlas, esse é o lugar para se provar “os melhores sanduíches de mortadela da cidade”.

Outros lugares icônicos de SP também foram citados na lista foram o restaurante Mocotó, do chef Rodrigo Oliveira, novo jurado do MasterChef; o Tempero das Gerais, com pratos típicos da cozinha mineira; o clássico Figueira Rubaiyat; a churrascaria Fogo de Chão e o Bar Estadão.

Continua depois da Publicidade

Comida maravilhosa

No Rio, não é só a cidade que é maravilhosa – a comida também é! De acordo com a publicação, “a fusão dinâmica de sabores brasileiros, quiosques à beira-mar e restaurantes de alto padrão” é motivo para aplausos na capital carioca. Os quitutes tradicionais do RJ foram escolhidos por sua combinação de “influências diversas, ingredientes frescos e uma ênfase em frutos do mar”, revelou a enciclopédia.

Entre as iguarias recomendadas ficaram a clássica “feijoada de boteco”, churrascos, sopa Leão Veloso, bolinho de bacalhau e o açaí na tigela. Os restaurante selecionados foram a Churrascaria Palace, o Bar do Mineiro, o restaurante Marius Degustare, a Mocellin Churrascaria e a tradicional Confeitaria Colombo, fundada em 1894 e considerada “patrimônio cultural” do Rio.

Continua depois da Publicidade

No ranking, as italianas Florença, Roma e Nápoles, além da peruana Lima e da chinesa Hong Kong, formam o “Top 5” do TasteAtlas. Na lista, outras localizações como Nova York, Tokyo, Paris, Londres, Veneza, Lisboa e Atenas também figuram entre “as maiorais” da culinária. Confira abaixo o Top 50:

Já no top 100, divulgado no site do TasteAtlas, outras duas brasileiras se classificaram: Recife,que surgiu em 67º lugar com nota 4,40 e ainda Belo Horizonte, em 78º com nota 4,38. A lista foi elaborada levando em consideração a média de notas dos melhores pratos típicos e regionais de cada cidade, somadas à nota média dos pratos nacionais servidos na cidade em questão e à nota média dos melhores restaurantes tradicionais que figuram no Google Review.

Os pesquisadores da enciclopédia afirmaram que a metodologia leva em consideração a avaliação do público gastronômico internacional, através de votos em seu site que são filtrados, eliminando “palpites” potencialmente ligados a bots ou “nacionalistas”.

Siga a Hugo Gloss no Google News e acompanhe nossos destaques

Artigos Recomendados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *