Canal de Veneza amanhece na cor verde fluorescente e prefeito convoca reunião de emergência; veja vídeo

Canal de Veneza amanhece na cor verde fluorescente e prefeito convoca reunião de emergência; veja vídeo


Um dos principais pontos turísticos da Itália, o canal de Veneza amanheceu na cor verde fluorescente neste domingo (28). A coloração diferente nas águas próximas à ponte do Rialto despertou estranheza e preocupação na população e nas autoridades, que trabalham para investigar o ocorrido e solucionar a situação o mais rápido possível, de acordo com a agência Reuters.

A mancha verde foi identificada pela manhã por volta das 9h30 (CET) e foi crescendo lentamente, conforme relatou a CNN. O prefeito, inclusive, convocou uma reunião de emergência com a polícia para investigar a origem do líquido, informou o presidente regional do Vêneto, Luca Zaia, no Twitter: “Esta manhã, uma mancha de líquido verde fosforescente apareceu no Grande Canal de Veneza, relatada por alguns moradores perto da Ponte Rialto. O prefeito convocou uma reunião urgente com a polícia para investigar a origem do líquido”.

A ANSA, agência de notícias italiana, informou que o líquido parecia ser uma espécie de “rastreador”, ou seja, algo que costuma ser introduzido em caso de vazamento de água, para entender o percurso seguido. Nesta segunda (29), a agência confirmou que as amostras coletadas indicaram a presença de fluoresceína e ausência de toxicidade: “Analisando os indícios de captação de água na zona de Rialto, em Veneza, após a exibição da luz verde fluorescente #ANSA confirma a presença de fluoresceína e a ausência de toxicidade”. 

Continua depois da Publicidade

Protestos ambientais

O incidente acontece em meio às manifestações de grupos ambientalistas no país. De acordo com a CNN, o grupo Ultima Generazione, responsável por derramar carvão vegetal na Fontana di Trevi em Roma durante protesto contra os combustíveis fósseis, no fim de semana passado, negou estar por trás do que ocorreu em Veneza. Nenhum outro grupo também se manifestou sobre o assunto.

Siga a Hugo Gloss no Google News e acompanhe nossos destaques

Artigos Recomendados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *