Filha de Bruce Willis fala pela primeira vez sobre diagnóstico do pai em carta de partir o coração: ‘É o começo do luto’

Filha de Bruce Willis fala pela primeira vez sobre diagnóstico do pai em carta de partir o coração: ‘É o começo do luto’


Emocionante! Nesta quarta-feira (31), a filha de Bruce Willis, Tallulah, escreveu uma carta para o pai, diagnosticado com demência frontotemporal (FTD). Em publicação para a “Vogue“, a jovem de 29 anos falou sobre a dificuldade de lidar com os sintomas de Bruce e relembrou os primeiros sinais da doença, inicialmente atribuídos a uma afasia – condição que pode dificultar a comunicação. Tallulah é fruto do relacionamento do ator com Demi Moore.

“Minha família anunciou no início de 2022 que Bruce Willis sofria de afasia, uma incapacidade mediada pelo cérebro de falar ou entender a fala, e descobrimos no início deste ano que esse sintoma era uma característica da demência frontotemporal, um distúrbio neurológico progressivo que destrói a cognição e o comportamento dia a dia. Mas eu sabia que algo estava errado há muito tempo”, iniciou.

Bruce Willis e a filha, Tallulah Willis. (Foto: Reprodução/ Instagram)
Bruce Willis e a filha, Tallulah Willis. (Foto: Reprodução/ Instagram)

A designer de moda admitiu que, em um determinado ponto, passou a levar a “indiferença” do pai para o lado pessoal. “Começou com uma espécie de indiferença vaga, que a família atribuiu à perda auditiva gerada pelo trabalho em Hollywood. Mais tarde, essa falta de resposta aumentou e às vezes eu levava para o lado pessoal. Ele teve dois bebês com minha madrasta, Emma Heming Willis, e pensei que ele havia perdido o interesse por mim. Embora a gente saiba que isso não é verdade, meu cérebro de adolescente se torturava com alguma matemática defeituosa: ‘não sou bonita o suficiente para minha mãe (Demi Moore), não sou interessante o suficiente para meu pai”, contou.

Continua depois da Publicidade

Enquanto o pai tratava a FTD, ela também sofria com seus próprios diagnósticos: Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH), Transtorno de Personalidade Borderline, além de um quadro crônico de anorexia nervosa. “Admito que enfrentei o declínio de Bruce nos últimos anos com uma parcela de negação da qual não me orgulho. A verdade é que eu mesma estava doente demais para lidar com isso”, explicou Tallulah.

“Dei uma anestesia aos bons sentimentos. Lembro-me de um momento em que isso me atingiu dolorosamente: eu estava num casamento, no verão de 2021, em Martha’s Vineyard, e o pai da noiva fez um discurso comovente. De repente, percebi que nunca teria aquele momento. Nunca veria meu pai falando sobre mim, na idade adulta, no meu casamento. Foi devastador. Deixei a mesa de jantar, saí e chorei nos arbustos”, continuou.

Tallulah se emocionou com o diagnóstico do pai. (Foto: Reprodução/ Instagram)
Tallulah se emocionou com o diagnóstico do pai. (Foto: Reprodução/ Instagram)

Apesar dos obstáculos, a jovem afirmou que agora está disposta a aproveitar o tempo que ainda tem ao lado de Bruce. Além de salvar todas as mensagens do pai em um disco rígido, ela fotografa os momentos em que eles estão juntos. “Sou como uma arqueóloga, procurando tesouros em coisas nas quais nunca prestei muita atenção. Acho que estou tentando documentar, construir um registro para o dia em que ele não estiver lá para me lembrar dele e de nós”, justificou. “Ele ainda sabe quem eu sou e se ilumina quando entro na sala”, acrescentou.

Por fim, Tallulah admitiu que este é o “começo do luto” da família, mas que se sente pronta para segurar a mão do pai. “No passado, eu tinha tanto medo de ser destruída pela tristeza, mas finalmente sinto que posso aparecer e ser confiável. Posso saborear esse tempo, segurar a mão do meu pai e sentir que é maravilhoso. Eu sei que as provações estão se aproximando, que este é o começo do luto, mas toda essa coisa de amar a si mesmo antes de amar outra pessoa — é real”, concluiu.

Continua depois da Publicidade

O diagnóstico de Bruce Willis

No início de fevereiro, a família de Bruce Willis revelou que o artista foi diagnosticado com demência frontotemporal (FTD), uma condição que pode afetar personalidade, comportamento e linguagem. “Embora isso seja doloroso, é um alívio finalmente ter um diagnóstico claro”, disseram seus parentes em um texto publicado no site da Associação para Degeneração Frontotemporal.

“FTD é uma doença cruel da qual muitos de nós nunca ouvimos falar e pode atingir qualquer pessoa. Para pessoas com menos de 60 anos, a FTD é a forma mais comum de demência e, como o diagnóstico pode levar anos, a FTD provavelmente é muito mais comum do que sabemos”, explicaram.

Continua depois da Publicidade

Eles falaram sobre a ausência de uma “cura” para a condição, e sobre a necessidade de mais estudos sobre isso. “Hoje não há tratamentos para a doença, uma realidade que esperamos que possa mudar nos próximos anos. À medida que a condição de Bruce avança, esperamos que qualquer atenção da mídia possa se concentrar em lançar uma luz sobre esta doença que precisa de muito mais conscientização e pesquisa”, disse a declaração, assinada pela esposa do astro, Emma Heming, a ex-mulher, Demi Moore, e todas as cinco filhas de Willis.

A família também agradeceu pelo apoio que tem recebido dos fãs do ator. “Ficamos muito comovidos com o amor que todos vocês compartilharam por nosso querido marido, pai e amigo durante este período difícil. Sua compaixão, compreensão e respeito contínuos nos permitirão ajudar Bruce a viver uma vida tão plena quanto possível”, concluíram elas.

Siga a Hugo Gloss no Google News e acompanhe nossos destaques

Artigos Recomendados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *