Barbie: Detalhe em cena levou filme a ser banido no Vietnã; Warner se explica

Barbie: Detalhe em cena levou filme a ser banido no Vietnã; Warner se explica


“Barbie: O Filme” ainda nem estreou e já deu o que falar na web. Recentemente, o longa foi banido no Vietnã por conta de um pequeno detalhe: as linhas em um mapa mundi. Em entrevista à Variety, um porta-voz da Warner Bros., estúdio responsável pela produção, finalmente explicou a polêmica, contextualizou a cena e negou qualquer “má intenção” por trás do desenho.

O frame faz parte dos trailers divulgados semanas antes do lançamento do longa, que chega dia 20 de julho aos cinemas. Na cena, a personagem de Kate McKinnon (nomeada de “Weird Barbie” ou “Barbie Esquisita”), mostra um mapa com o território reivindicado unilateralmente pela China no Mar do Sul da China.

A “linha de nove traços” ou “linha das nove raias” é uma demarcação em formato de U que mostra reivindicações da China a partes do Mar da China Meridional sobre territórios que se estendem por países como o Vietnã, Filipinas, Malásia e Taiwan. As áreas em questão incluem, particularmente, trechos que o Vietnã considera sua plataforma continental, pois liberou concessões de petróleo.

O mapa com desenhos claramente infantis, como golfinhos rabiscados com giz e até mesmo uma hashtag flutuando em torno dos diversos mares da Terra, atraiu a ira do país asiático. “O conselho de revisão de filmes viu e tomou a decisão de proibir a exibição do longa no Vietnã devido a uma violação da ‘linha de 9 traços’. Temos um conselho para seguir os regulamentos e se algum filme violar [as diretrizes], será ‘banido‘”, disse Vi Kien Thanh, chefe do Departamento de Cinema, órgão do governo encarregado de licenciar e censurar filmes estrangeiros.

Entretanto, vale reforçar que existem apenas oito linhas no mapa de “Barbie”, o que não segue as limitações ditadas pelos mapas globais reais. Mesmo assim, o Vietnã contestou essas alegações, por acreditar que a ilustração “viola a soberania do país“, proibindo assim a distribuição doméstica do longa de Greta Gerwig, apontando a cena como “ofensiva“. “Não concedemos licença para o filme norte-americano ‘Barbie’ ser lançado no Vietnã porque contém a imagem ofensiva da linha de nove traços”, pontuou Kien Thanh em entrevista recente.

Mapa de Barbie causa polêmica no Vietnã. (Foto: Reprodução/Warner Bros)
Continua depois da Publicidade

Em resposta ao bloqueio, um porta-voz do Warner Bros. Film Group se manifestou e reforçou que o desenho em questão nada mais é do que uma forma de visualizar a jornada da personagem. “O mapa em Barbie Land é um desenho de giz de cera infantil. Os rabiscos retratam a jornada fictícia da Barbie da Barbie Land para o ‘mundo real’”, afirmou a fonte à Variety.

À revista, o estúdio contextualizou o uso do mapa na trama. Segundo a Warner, a Barbie de Margot Robbie enfrenta uma crise existencial dentro das paredes de seu “mundo cor de rosa”. A Barbie de McKinnon, por sua vez, a encoraja a fazer uma jornada de autodescoberta e fornece a ela um mapa para o “Mundo Real”, feito por uma outra boneca. Assista abaixo:

Continua depois da Publicidade

A linha de nove traços da China foi repudiada em 2016 em uma decisão de arbitragem internacional do Tribunal de Haia (organização internacional com poder para investigar e julgar acusados de genocídio, crimes contra a humanidade, crimes de guerra e crime de agressão). Desde então, a China se recusa a reconhecer a decisão, o que acabou afetando outras produções cinematográficas no Vietnã.

Além de “Barbie”, o governo vietnamita barrou, em 2019, a animação “Abominável”, e no ano passado proibiu a distribuição do longa “Uncharted: Fora do Mapa” também pela representação da polêmica demarcação de território.

Entretanto, uma fonte da Variety descreveu o que os vietnamitas consideram a “linha de nove traços” como “linhas de jornada”, ou seja, os traços comumente usados ​​em animações e desenhos infantis para representar de onde um personagem saiu e aonde chegou. Testemunhas reforçaram, ainda, que embora os cineastas envolvidos no projeto compreendam as questões geopolíticas levantadas pelo mapa, o desenho em “Barbie” é simplesmente o caminho que a boneca traça para o autoconhecimento.

Siga a Hugo Gloss no Google News e acompanhe nossos destaques

Artigos Recomendados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *