Exclusivo: Caso Shantal tem nova reviravolta, e Justiça reabre denúncias contra o obstetra Renato Kalil

Exclusivo: Caso Shantal tem nova reviravolta, e Justiça reabre denúncias contra o obstetra Renato Kalil


Nesta quinta-feira (27), o Tribunal de Justiça de São Paulo aceitou os recursos apresentados pela defesa de Shantal Verdelho e pelo Ministério Público, e sentenciou o médico Renato Kalil a um novo julgamento por lesão corporal e violência psicológica. A partir de agora, ele responde em primeira instância pelas denúncias. As informações foram confirmadas pela equipe da influenciadora, com exclusividade ao hugogloss.com.

Inicialmente, a Justiça havia rejeitado a denúncia do Ministério Público, alegando que as provas não eram suficientes para justificar erro médico ou procedimento inadequado no parto da segunda filha de Shantal, em 2021. Agora, por unanimidade, os desembargadores Mauricio Valala, Luiz Arruda e Sérgio Ribas anularam a decisão de arquivamento do caso, assinada em 2022 pelo juiz Carlos Alberto Corrêa de Almeida.

O Conselho Regional de Medicina (CREMESP) também abriu um processo ético disciplinar contra o obstetra. Neste caso, os representantes de Shantal pedem que Kalil seja impedido de trabalhar até o fim das investigações.

Caso seja condenado por ambos os crimes, o médico pode pegar, no mínimo, um ano e seis meses de reclusão. Além de Shantal, outras mulheres deram seus relatos e denunciaram o profissional por violência sexual e psicológica. Segundo a equipe da influenciadora, os depoimentos somam mais de 20 casos. Até o momento, a defesa do médico não se manifestou sobre os novos desdobramentos.

Shantal e o marido denunciaram o médico após o parto da segunda filha. (Foto: Reprodução/ Instagram)
Shantal e o marido, Matheus Verdelho, denunciaram o médico após o parto da segunda filha. (Foto: Reprodução/ Instagram)

Relembre o caso

No fim de 2021, vídeos vazados na internet mostraram palavrões e xingamentos ditos por Renato Kalil durante o parto da filha de Shantal, como: “Ela não faz força, essa viadinha!”; “Ficou toda arrebentada”; e “Vou ter que dar um monte de pontos na perereca dela”. Na época, em entrevista ao “Fantástico”, a influenciadora detalhou o que teria vivido no episódio traumático.

O caso teria tomado esse rumo depois que a influencer optou por não fazer uma episiotomia — incisão na região do períneo para facilitar a passagem do bebê, recomendada apenas em partos de risco. Além de falar sobre seu estado mental após o ocorrido, Shantal revelou que nem ela ou o marido, o modelo Mateus Verdelho, se deram conta da gravidade da situação, até assistirem ao vídeo do parto. Foi quando eles pediram a instauração de um inquérito policial para investigar a conduta de Renato Kalil.

Continua depois da Publicidade

Em agosto 2022, o obstetra foi ouvido pela polícia e admitiu que usou “palavras inadequadas” com a influenciadora, mas negou as acusações. Ele alegou que as falas foram “apenas em um momento de incentivo motivacional, pois o parto era um parto difícil”. Desde as primeiras denúncias, a defesa de Kalil garante que o parto de Shantal ocorreu “sem qualquer intercorrência“, e que ele está “à disposição da Justiça”.

Siga a Hugo Gloss no Google News e acompanhe nossos destaques

Artigos Recomendados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *