*Conteúdo atualizado em 2023
Por melhor que seja sua relação consigo mesma e com os outros, pode ser que em algum momento da vida você se sinta carente. Nessas horas, não dá para ignorar o sentimento: o melhor é se acolher de imediato para depois buscar o porquê do que está acontecendo. Ao longo dos anos, fui me fortalecendo a ponto de quase não sentir carência como antes, mas até hoje tenho um rol de pequenas atitudes que me ajudam quando ela porventura dá as caras.
É por isso que dedico esse post a mostrar 5 coisas para fazer quando você está carente! São sugestões que funcionam comigo e, quem sabe, podem ser interessantes para você também.
#1 Tome um banho gostoso
É engraçado porque, se me pego carente, noto que preciso me sentir, de alguma forma, abraçada. E a água, para mim, é um santo remédio! Melhor ainda se for quentinha e eu puder relaxar o corpo e a mente de verdade. Então, ligo uma música calma, diminuo a luminosidade (às vezes acendo até umas velas), pego o sabonete mais cheiroso e massageio o corpo com calma. O segredo dessa prática está em se concentrar no momento presente, acalmando todos os sentidos.
#2 Procure a companhia de quem ama você
Não estamos falando aqui de dependência emocional, certo? Até porque isso precisa ser tratado de maneira mais ampla, em especial com a psicoterapia. Mas buscar aqueles que amam você verdadeiramente pode ser um bom jeito de melhorar um momento de carência. Vale pai, mãe, irmãos, primos, os melhores amigos, a vizinha de anos, o vô… Não importa, desde que seja aquela pessoa com a qual você esteja disposta a trocar carinho de forma natural.
#3 Mime-se com coisas simples
Muita gente, sem perceber, acaba colocando um curativo frágil em cima da carência com coisas que podem ser autodestrutivas, como exagerar no álcool ou fazer compras desenfreadas online. Então, quando eu digo para você se mimar, é com atitudes bem simples mesmo, como colocar aquele filme que te faz rir pela milésima vez, ir na sua confeitaria favorita e escolher um doce, se permitir um tempo livre para ler algo que gosta… Pense nisso como um carinho de você para si mesma.
#4 Busque conforto espiritual
Independentemente de religião, quando a gente de alguma forma se dirige a uma força superior de luz, acaba encontrando conforto. Sempre que sinto vontade ou necessidade, me concentro e então agradeço, converso, compartilho com Deus. Faz um bem danado e me dá mais clareza sobre os meus sentimentos. Outra boa ideia, especialmente se você não tiver nenhuma crença, é meditar. Pode parecer difícil no começo, mas eu prometo que tudo se organiza para melhor, de uma forma ou de outra.
#5 Não fique na inércia
Cortinas fechadas, luz apagada e cama desarrumada pode fazer parte de um quadro de depressão, mas, se vieram em decorrência de um sentimento de carência, só o tornam pior. Você fica se sentindo solitária e meio perdida em meio à sensação. É por isso que agir é o primeiro passo para chacoalhar tudo o que está rondando seu coração. Se eu me pego nessa vibe errada, trato logo de levantar, deixo a luz entrar e vou fazer alguma coisa, por mais banal que seja.
Se ficar carente é algo corriqueiro para você, procure ajuda. A terapia é um passo fundamental para seu autoconhecimento! Nesse post, mostro que, mesmo sem grana, é possível começar.
Nesse vídeo, dou 5 dicas para quem quer começar a fazer terapia a partir da minha própria experiência, já que frequento psicólogas desde os meus 19 anos:
Espero ter ajudado quem volta e meia sente a carência pegar. Se você tiver mais dicas, compartilha aí!