Brasileiro que fugiu da cadeia nos EUA trocou tiros com morador, diz polícia

Brasileiro que fugiu da cadeia nos EUA trocou tiros com morador, diz polícia


Nesta terça-feira (12), a Polícia da Pensilvânia, nos Estados Unidos, revelou mais detalhes sobre a fuga de Danilo Cavalcante, brasileiro de 34 anos condenado à prisão perpétua que está foragido desde o dia 31 de agosto. Em entrevista à CNN, o tenente-coronel George Bivens revelou que o fugitivo está armado e que teria trocado tiro com moradores, mas não teria se ferido.

O incidente ocorreu na noite de ontem (11), quando Danilo roubou um rifle da garagem de uma casa da região por onde ele passava, a cerca de 32 quilômetros da penitenciária de Chesco, de onde fugiu. Segundo Bivens, o brasileiro chegou a trocar tiros com o morador da casa, que estava dentro da garagem quando o fugitivo apareceu. Ao menos sete tiros teriam sido disparados, revelou a Fox 29.

Ainda segundo Bivens, não foram encontrados vestígios de sangue ou outras evidências no perímetro de buscas que indiquem que o brasileiro está ferido, apenas pegadas que correspondem aos sapatos que ele usava na prisão.

Brasileiro está foragido desde o dia 31 de agosto. (Foto: Reprodução/CNN)

À emissora, ele detalhou os trabalhos, que estão sendo conduzidos pela polícia local e o FBI. Segundo o tenente, as autoridades acreditam que Cavalcante permanece dentro do perímetro determinado pela investigação, mas não está seguindo uma rota de fuga linear. Ele começou caminhando em direção ao sul da Pensilvânia, mas agora estaria andando em direção ao norte.

A polícia também acredita que Danilo teria roubado uma van para fugir, o que ampliou a área de busca para um raio de 800 km em torno da penitenciária e mobilizou mais de 500 agentes para encontrá-lo.

“Nós o consideramos desesperado, o consideramos perigoso, toda a dinâmica confirma para nós que ele tem uma arma”, disse Bivens, que aproveitou para rebater críticas de que a busca estaria demorando mais do que o esperado. “A polícia está fazendo um ótimo trabalho. Sabemos que ele está dentro do nosso perímetro de buscas, e Cavalcante será preso o quanto antes”, garantiu.

Continua depois da Publicidade

Criminoso procurado

Danilo Cavalcante foi condenado por matar a ex-namorada, a maranhense Débora Evangelista Brandão, com 38 facadas na frente dos filhos dela. Segundo informações da CNN, o brasileiro não aceitava o fim do relacionamento e temia que a vítima entregasse o passado criminoso dele, aqui no Brasil, às autoridades americanas. O caso aconteceu em 2021, na cidade de Phoenixville, também na Pensilvânia.

No Brasil, ele está sendo investigado por assassinar um homem a tiros. O caso aconteceu em 2017, na cidade de Figueirópolis, no interior de Tocantins. De acordo com o jornalista Eduardo Barão, do Grupo Bandeirantes, Cavalcante não só é procurado nos EUA e no Brasil, como também figura na lista vermelha de criminosos da Interpol, a Organização Internacional de Polícia Criminal.

No dia 31 de agosto, o criminoso escalou uma parede e pulou o teto da penitenciária em plena luz do dia. A fuga foi registrada pelas câmeras de segurança da cadeia. O carcereiro do plantão durante o qual tudo aconteceu chegou a ser demitido por não ter notado a ausência do prisioneiro ou impedido sua fuga. Desde então, Danilo foi flagrado por diversas câmeras de segurança em um raio de 38 kilômetros.

Cavalcante foi flagrado por uma série de câmeras de segurança num raio de 38 km da penitenciária. (Foto: Reprodução/UOL)
Continua depois da Publicidade

Em boletim divulgado na manhã de hoje (12), a polícia local revelou que o criminoso foi visto pela última vez em South Coventry Township – município no condado de Chester, na Pensilvânia. Danilo estava sem camisa e vestindo uma calça azul e carregava o rifle roubado ontem.

Devido à gravidade da situação, a recompensa por informações que levem ao paradeiro de Danilo aumentou significativamente ao longo dos 13 dias de buscas. Atualmente, a polícia oferece 25 mil dólares, equivalentes a mais de R$ 100 mil, para quem souber algo sobre o criminoso.

As autoridades aconselharam os moradores a buscar abrigos seguros e acionar o serviço de emergência caso tenham informações ou vejam o fugitivo por perto. “Os residentes da área são solicitados a trancar todas as portas e janelas, proteger os veículos e permanecer em casa. Não se aproxime”, afirmou a corporação nas redes sociais.

Siga a Hugo Gloss no Google News e acompanhe nossos destaques

Artigos Recomendados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *