Família encontra tesouro viking ao procurar por brinco em quintal; veja as imagens!

Família encontra tesouro viking ao procurar por brinco em quintal; veja as imagens!


Uma família da Noruega encontrou um tesouro no quintal de casa enquanto tentava achar um brinco de ouro perdido. Ao usar um detector de metais para buscar pelo acessório, um tesouro viking de 1,2 mil anos foi revelado. O caso aconteceu com a família Aasvik, na ilha de Jomfruland, e foi divulgado em 25 de setembro no Facebook pelo Patrimônio Cultural no Condado de Vestfold e Telemark do país. Os itens podem ser a primeira descoberta da Era Viking na região.

Os Aasviks encontraram as antiguidades viking assim que ligaram o detector de metais. “Parabéns a eles por sua primeira descoberta da Era Viking em Jomfruland! E, acima de tudo, eles agiram corretamente ao nos contatar rapidamente”, elogiou o órgão.

O detector emitiu um sinal quando estava perto de uma árvore, atrás da casa, segundo o Live Science. Vibeke Lia, a arqueóloga do Conselho do Condado de Vestfold e Telemark, disse ao site que os itens podem ser as primeiras descobertas da Era Viking (793 a 1066 d.C.) no local, confirmando que pessoas viveram na região naquela época.

No Facebook, o Patrimônio Cultural ainda destacou: “Houve assentamentos ao longo de muitos anos na ilha de Jomfruland, mas as evidências disso remontam apenas à Idade Média inicial, embora se acredite que tenha sido habitada também na época dos vikings”.

Tesouro estava atrás da casa da família Aasvik. (Kulturarv i Vestfold og Telemark)

De acordo com a autoridade, a relíquia é composta por uma fivela em forma de tigela, que foi muito bem preservada, e outro objeto que correspondia em datação e estilo. O local onde os artefatos foram encontrados provavelmente era um túmulo de uma mulher aristocrata. Ela teria sido enterrada por volta do século 9.

A fivela é um broche oval que teria sido usado pela mulher em um vestido de alça. “Eles vêm em pares, um para cada alça; então deve haver outro lá”, supôs a arqueóloga. O segundo achado foi mais difícil de identificar, porém especialistas determinaram que também era um broche circular. Ambos eram decorados com gravuras de animais e padrões geométricos, feitos de bronze e com vestígios de ouro.

Os dois broches são de bronze e pertenciam a uma mulher.(Kulturarv i Vestfold og Telemark)

Lia ainda acrescentou que os moldes dos acessórios foram encontrados em sítios arqueológicos na cidade viking inicial de Ribe, na Dinamarca, fundada no século 6. Contudo, as decorações no broche recém-descoberto sugerem que ele foi feito no século 9.

Vibeke informou que, anteriormente, vários montes de pedras soltas, conhecidos como “moledros”, foram localizados no sudoeste da ilha. Pesquisadores acreditaram que as pilhas podiam ter sido feitas na Era Viking como forma de reivindicar a terra e a rota marítima próxima. No entanto, até o momento, históricos não mencionavam a existência de pessoas na ilha norueguesa nesse período. A descoberta do tesouro sugere que os “meledros” foram feitos por vikings.

Continua depois da Publicidade

Preservação

Vibeke Lia acredita que o fato do tesouro ter sido encontrado em um quintal, ao invés de uma fazenda, onde outras relíquias foram resgatadas, pode ter contribuído para a preservação das peças. “Eles estão em muito boas condições em comparação com a maioria das descobertas feitas com detectores de metal que recebemos, porque este local nunca foi arado”, destacou a especialista.

Por fim, ela explicou que não tem certeza se haverá escavações no futuro, pois o túmulo será isolado para conservação. “O próximo passo é avaliar se este local está em perigo de deterioração”, comentou. “Se estiver seguro lá, provavelmente não será escavado, mas preservado onde está”, finalizou.

Especialista acredita que terreno da família ajudou a preservar os artefatos. (Kulturarv i Vestfold og Telemark)

Viking é um termo usado para se referir ao povo nórdico que vivia na Escandinávia entre 793 e 1066 d.C.. Foi um período marcado por expedições marítimas organizadas por vikings por várias regiões da Europa com diferentes objetivos.

Siga a Hugo Gloss no Google News e acompanhe nossos destaques

Artigos Recomendados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *