Nesta sexta-feira (3), durante o Dellamake, no canal de Bianca DellaFancy, Luísa Sonza falou sobre o processo que respondeu por injúria racial. O caso aconteceu em 2018 e se tornou público em 2020, quando a advogada Isabel Macedo, uma mulher preta, entrou na Justiça denunciando que foi confundida pela artista com uma funcionária, e tratada de “maneira ríspida”.
Para Bianca, Luísa admitiu ter cometido o ato racista e precisou da ajuda de estudiosos para entender a questão. “Aconteceu em 2018, voltou em 2020, 2022 e 2023. É um racismo estrutural, mas a estrutura é feita por nós. A gente tem que entender que não estamos isentos. Eu tive muita dificuldade de entender, no começo, por eu ser uma pessoa branca e não viver isso na pele. Tive que estudar muito e entender profundamente, li muito, conversei muito. É importante a gente tirar dessa nuvem, é importante que tragam isso pra mim, como mulher branca”, disse.
A artista também afirmou que se “arrependeu profundamente” de suas ações. “Eu cometi esse erro e me arrependo profundamente. Óbvio que não foi uma coisa intencional, óbvio que não, mas a gente comete isso diariamente”, ressaltou. “Eu pedi um copo de água para uma mulher preta. Foi um processo muito longo, não é da noite para o dia. Eu gostaria muito de ter aprendido isto antes. Não é uma coisa que é falada, porque fica muito no tabu, eu tive esse período [de negação] até aceitar que realmente eu cometi um ato racista. Até você realmente aceitar, não é fácil. É abrir mão do ego”, declarou ela.
Sonza lembrou como lidou com as críticas e os aprendizados que tirou da situação. “Eu coloquei meu ‘rabinho entre as pernas’ e fui ler, aprender, calar a minha boca um tempo, apanhar. Para você ser uma pessoa antirracista, você precisa realmente estudar e conhecer, ainda mais como pessoa branca, a gente que tem responsabilidade em relação a tudo isso. Eu não tenho que pensar em me defender ou me justificar agora. Tenho que fazer muita coisa antes disso, é um processo de dentro para fora, preciso respeitar o meu tempo também”, pontuou.
No bate-papo, Luísa explicou por que manteve silêncio sobre o caso por um bom tempo. Segundo ela, existe um momento certo para falar sobre o tema. “Tem que falar de verdade, eu podia ter feito um grande marketing. Eu deixei a coisa correr e estudei para falar sobre isso com segurança. Acho que existe momento para falar, lugar para falar e, principalmente nesse assunto, eu não tenho que estar no lugar de justificar, porque eu não estou nessa posição”, afirmou.
Por fim, ela se desculpou novamente pela atitude. “Obviamente peço muitas desculpas em relação a tudo isso. Foi algo extremamente infeliz, que eu não me orgulho e que é muito difícil a gente olhar para o nosso erro. Faço tudo que posso para reparar e vou continuar fazendo o máximo que eu puder, tanto individualmente quanto socialmente”, concluiu. Assista ao trecho:
Luísa ao ser questionada por Bianca sobre a acusação de racismo que ocorreu em 2018:
“Tive muita dificuldade de entender no começo por eu ser uma pessoa branca e não viver isso na pele. Tive que estudar muito e entender até aceitar que realmente eu cometi um ato racista.” pic.twitter.com/XJweroIs6O
— União Sonzers (@UniaoSonzers) November 3, 2023
Na mesma entrevista, Luísa Sonza pegou todos desprevenidos ao fazer uma confissão sobre seus sentimentos pelo ex-marido, Whindersson Nunes. A cantora admitiu que o humorista foi o grande amor de sua vida, que é ‘apaixonadinha’ por ele, e que ainda sente ciúme. Clique aqui para saber todos os detalhes.
Assista à entrevista completa:
Siga a Hugo Gloss no Google News e acompanhe nossos destaques