o que é, para que serve e onde encontrar!

o que é, para que serve e onde encontrar!

Você conhece as propriedades do ácido tranexâmico? Se não faz ideia do que se trata e para que serve esse composto, chegou ao post certo! Além de contar isso pra você, ainda vou indicar produtos que contêm o ativo.

O que é ácido tranexâmico?

O ácido tranexâmico é um derivado sintético da lisina, aminoácido responsável por várias funções do nosso organismo. Para não complicar muito, vou direto para a parte que interessa, que é sua ação dentro da cosmética, certo? Ele é capaz de reduzir a produção de melanina, ou seja, tem papel direto no combate à hiperpigmentação da pele e o faz de forma gradual e segura.

Para que ele serve?

Ou seja: o ativo é um poderoso clareador de manchas, sejam elas associadas a acne ou exposição solar e, especialmente, em casos de melasma. Sim, uma das condições de pele mais chatinhas para as mulheres pode ter melhoria com o uso do ácido tranexâmico! E olha só: o composto começou a ser estudado para essa função há mais de quatro décadas, com cada vez mais marcas apostando em sua capacidade de despigmentação e prevenção de novas manchas.

É claro que, antes de sair usando, vale consultar um dermatologista para saber se faz sentido para seu caso!

Onde encontrar?

Em geral, a indústria associa o ácido tranexâmico a outros agentes clareadores em seus produtos de uso tópico. Além do rosto, há cosméticos para a região dos olhos com o ativo, cujo foco está nas olheiras amarronzadas. Veja a seguir algumas dicas:

A Adcos tem dois produtos com o composto, ambos da linha Melan-Off: o Concentrado Clareador, para o rosto, e o Clareador para Olheiras, para o contorno dos olhos. Da mesma forma, a Mantecorp, dentro da linha Blancy TX, oferece um Clareador Facial e um Sabonete Clareador. Em seu Sérum Uniformizador, a Sallve inclui o ácido tranexâmico na fórmula!

O mesmo acontece com o famoso Discoloration Defense, da Skinceuticals, que tem 3% de concentração do ativo. Na linha Botik, de O Boticário, há um Gel Creme Uniformizador de Olheiras e um Sérum de Alta Potência com o composto. O Sérum Ultra Clareador Clarivis TX, da Ada Tina, tem uma alta concentração de ácido tranexâmico, que vem a 5%.

E tem até Tônico Clareador com esse ingrediente, no caso do produto da Creamy. Para fechar a seleção, dois produtinhos da Principia oferecem o ácido tranexâmico: Sérum MIX-01 e Sérum MIX-02, ambos com 3% de concentração, mas fórmulas com diferentes combinações entre ativos.

Use o código COISASDEDIVA10 para 10% de desconto em kits com 3 ou mais produtos OU o código COISASDEDIVA5 para 5% de desconto em qualquer kit promocional na Principia!

Use sempre protetor solar!

A proteção solar é fundamental, tenha você alguma condição de pele ou não. Porém, no caso de hiperpigmentação de qualquer natureza, ela é ainda mais importante. Ainda mais se você estiver usando ácidos como o tranexâmico! Por isso, invista em um bom protetor solar, capriche na quantidade e considere sempre a reaplicação ao longo do dia.

E aí, gostou de conhecer mais sobre o ácido tranexâmico?

Artigos Recomendados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *