Homem que teria sido sepultado é encontrado vivo após enterro feito pela família, no RS; entenda

Homem que teria sido sepultado é encontrado vivo após enterro feito pela família, no RS; entenda


Um caso pra lá de curioso está intrigando a Polícia Civil de Passo Fundo, no norte do Rio Grande do Sul. Um rapaz foi enterrado na última sexta-feira (17), após ser declarado morto e ter o corpo reconhecido pela família. Depois do velório, entretanto, ele apareceu vivo em um vídeo. Agora, os agentes querem saber quem foi a pessoa enterrada no lugar dele.

A situação inesperada ocorreu após Chandler Machado, de 26 anos, ser confundido com um homem que deu entrada no Hospital de Clínicas com parada cardiorrespiratória. O anônimo não resistiu e morreu. Como procedimento padrão, um parente foi reconhecer o corpo – no caso, a mãe de Chandler –, mas ela também se enganou e confirmou que a vítima era seu filho.

O cadáver, então, passou por todos os procedimentos fúnebres, com direito a velório com a família. De acordo com o portal GaúchaZH, embora alguns parentes tenham estranhado, a pessoa foi enterrada no Cemitério Vera Cruz. A grande reviravolta ocorreu quando Chandler, ao saber da situação, fez um vídeo afirmando estar vivo. “Capaz, eu estou vivo, estou bem. Estou com muita comida, tudo de bom, ganhei do mercado aqui agora, estou bem, estou vivo, graças a Deus”, disse Machado após ser identificado por um conhecido no bairro José Alexandre Zacchia no mesmo dia do enterro.

Continua depois da Publicidade

Ao identificar o irmão, Larissa da Silva Machado e uma prima buscaram a polícia para registrar um boletim de ocorrência. Elas informaram que não viam Chandler com frequência porque ele estava vivendo em situação de rua por conta das drogas. Segundo o relato de Larissa, uma assistente social do Centro Pop, que ajuda pessoas que vivem nas ruas, repassou a informação de que o morto era Chandler. Com isso, a mãe do rapaz foi chamada para reconhecer o corpo, que já estava no hospital há três dias.

Ela ainda contou que o homem confundido com Chandler tinha traços parecidos com o irmão, inclusive uma cicatriz parecida na cabeça. Como a boca do defunto estava colada, eles não conseguiram conferir a arcada dentária. Chandler tinha um dos dentes quebrados. O episódio, pelo menos, serviu para unir a família novamente. “Logo depois, o conhecido entrou em contato comigo e eu pedi para me passar a localização que eu ia buscar ele. Estamos felizes, mas também abalados”, contou a irmã, acrescentando que ele deve voltar a morar com os parentes.

Investigação

Ainda não existem muitas informações sobre o homem que foi enterrado no lugar de Chandler. Segundo a polícia, ele também estava em situação de rua e foi vítima de meningite. Nesta segunda-feira (20), o caso foi encaminhado à Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP). A delegada Daniela de Oliveira Minetto informou que localizou Chandler pessoalmente e coletou suas digitais. O próximo passo é descobrir a identidade do homem que foi enterrado.

“Como não há crime nesse caso, o que vamos fazer é buscar a identificação dessa pessoa que morreu no hospital. Como ele já foi enterrado, vamos ter que providenciar a exumação para fazer coleta de digitais, se ainda for possível. Senão, só material para perfil genético. Faremos isso com auxílio do IGP [Instituto Geral de Perícias]”, explicou.

Continua depois da Publicidade

Hospital emite nota

Depois do erro, a Secretaria da Cidadania e Assistência Social de Passo Fundo (Semcas), responsável pelo Centro Pop, esclareceu que o hospital procurou o serviço para encontrar a família de um morto sem identificação. Os profissionais, então, identificaram uma semelhança entre Chandler e a aparência do corpo relatada pelo hospital, por isso, disponibilizaram o contato dos parentes.

O Hospital de Clínicas apontou que deu toda a assistência à família após o reconhecimento do corpo. “O Hospital de Clínicas declara que prestou toda a assistência necessária ao caso do reconhecimento do paciente em óbito no último dia 16 de novembro de 2023, sendo que a identificação foi realizada por um familiar do paciente, conforme documento apresentado”, disse a nota.



Siga a Hugo Gloss no Google News e acompanhe nossos destaques

Artigos Recomendados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *