Kanye West reativa conta no Instagram e pede desculpas por comentários antissemitas; leia a íntegra

Kanye West reativa conta no Instagram e pede desculpas por comentários antissemitas; leia a íntegra


Nesta terça-feira (26), Kanye West voltou ao Instagram e se desculpou pelos discursos antissemitas feitos nos últimos meses. Ele chegou a se comparar a Jesus Cristo e Adolf Hitler e recebeu uma série de críticas, além de perder contratos milionários – incluindo com a Adidas. Nas redes sociais, Ye publicou um texto em hebraico, no qual “lamenta profundamente qualquer dor que possa ter causado”.

“Peço sinceras desculpas à comunidade judaica por qualquer explosão não intencional causada por minhas palavras ou ações. Não era minha intenção magoar ou rebaixar, e lamento profundamente qualquer dor que possa ter causado”, diz a nota. “Estou empenhado em começar por mim mesmo e aprender com esta experiência para garantir maior sensibilidade e compreensão no futuro. Seu perdão é importante para mim e estou empenhado em fazer as pazes e promover a unidade”, concluiu West.

Em um dos seus discursos mais recentes, Kanye mencionou “teorias da conspiração” que envolvem sionistas e a indústria farmacêutica. “Eu ainda mantenho alguns judeus perto de mim. Como empresários? Não. Só deixo fazerem minhas joias. Quem faz os hospitais? São os sionistas. É o que eu estou tentando contar para vocês. Jesus Cristo, Hitler, Ye patrocinem isso, fo*a-se a Balenciaga e a Louis Vuitton”, disse ele durante uma live.

“Eu estava lidando com um advogado de divórcio e expliquei para ele qual era o meu problema. E a resposta dele foi: ‘Se você continuar com essa retórica antissemita, você não vai poder ver seus filhos. Eu não poderia ter uma opinião, ou não poderia ver meus filhos. Vocês sabem com quem estão mexendo? Eu sou um intermediário de Deus”, continuou.

O cantor também atacou o ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. Ele disse que não pretende apoiar uma reeleição caso não libertem da prisão perpétua o líder de gangue Larry Hoover, condenado em 1973 por tráfico de drogas, extorsão e assassinato.

Neste ano, West lançou a música “Vultures”, na qual fala sobre ter “f*dido” uma mulher judia: “Como sou anti-semita? Acabei de f*er uma put* judia”.

Continua depois da Publicidade

Em 2022, ele já havia causado polêmica durante a “Paris Fashion Week” ao usar uma camiseta estampada com os dizeres “Vidas Brancas Importam”, numa referência irônica ao movimento antirracista “Vidas Negras Importam”. O rapper Diddy foi uma das pessoas a criticar a postura do colega – o que provocou a primeira fala de West envolvendo o povo judaico.

Ye também declarou seu “amor” pelos nazistas e sua admiração por Adolf Hitler. “Eu amo Hitler. Eu amo os judeus, mas também amo os nazistas. Não gosto de ver a palavra ‘maldade’ ao lado de nazistas. Eu enxergo coisas boas sobre Hitler também. Amo todo mundo. Não posso dizer que essa pessoa (Hitler) que inventou as estradas e os microfones que uso como músico não fez nada de bom. Cada ser humano tem algo valioso que trouxe para a mesa, especialmente Hitler“, disse.

De acordo com a Forbes, a fortuna estimada de Ye caiu de US$ 2 bilhões para US$ 400 milhões com o fim do contrato com a Adidas, o que o deixou fora da lista de bilionários da revista. “A Adidas não tolera antissemitismo e qualquer outro tipo de discurso de ódio. Os comentários e atitudes recentes de Ye foram inaceitáveis, odiosos e perigosos, e violam os valores da empresa de diversidade e inclusão, respeito mútuo e justiça”, informou a empresa.

Continua depois da Publicidade

Em julho, o reality “The Kardashians” mostrou a reação de Kim Kardashian ao descobrir os discursos antissemitas feitos publicamente pelo ex-marido. No episódio do programa, a empresária apareceu bastante abalada diante dos problemas de Kanye, e disse que as polêmicas afetaram sua saúde mental e física. Clique aqui para ler e assistir.

Siga a Hugo Gloss no Google News e acompanhe nossos destaques

Artigos Recomendados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *