Ana Clara Benevides: laudo aponta causa da morte de fã de Taylor Swift em show no RJ

Ana Clara Benevides: laudo aponta causa da morte de fã de Taylor Swift em show no RJ


O laudo de necrópsia de Ana Clara Benevides Machado aponta que ela teve exaustão térmica, causada pelo calor extremo. A universitária, de 23 anos, morreu durante o primeiro show de Taylor Swift no Brasil, em 17 de novembro, no Rio de Janeiro. Na ocasião, a cidade enfrentava temperaturas acima dos 40ºC.

Ana chegou a ser socorrida e levada ao hospital, mas teve uma parada cardiorrespiratória e não resistiu. Um laudo inicial preliminar, realizado em novembro, apontou “pequenas hemorragias” no pulmão. De acordo com o perito do Instituto Médico Legal do Rio de Janeiro, a jovem estava exposta, de forma indireta, ao calor difuso, ou seja, ao calor extremo, causado pelo sol. A evolução clínica aponta exaustão térmica com quadro de choque cardiovascular e comprometimento grave dos pulmões, evoluindo para morte súbita.

O documento informa ainda que Ana Clara morreu por hemorragia alveolar, quando há o rompimento dos vasos sanguíneos que irrigam os pulmões, e congestão polivisceral, provocada pela paralisação de vários órgãos por exposição difusa ao calor.

Com o resultado do laudo, as investigações formalizam a abertura do inquérito e os representantes da T4F – Time For Fun, organizadora das apresentações de Taylor Swift no país, devem ser intimados a depor. O caso foi registrado na 24ª DP (Piedade). A delegada Juliana Almeida também disse ao g1 que ficou constatado que a universitária não consumiu bebida alcóolica ou fez uso de drogas.

Foram feitos quatro exames além desse laudo complementar. Então, num outro exame ficou determinado que a Ana Clara não ingeriu bebida alcóolica, não consumiu substâncias tóxicas e também não tinha doenças preexistentes. O próximo passo do inquérito policial agora é realizar a oitiva dos organizadores do evento pra saber quais foram as medidas que eles tomaram no dia. Diante do que o laudo apontou e das demais diligências que a gente vai realizar, as oitivas, isso pode levar ao indiciamento por homicídio culposo“, finalizou.

Continua depois da Publicidade

Relembre o caso

Ana Benevides faleceu no primeiro show de Taylor no Brasil (Foto: Reprodução; Instagram/ Getty)

Segundo o depoimento de uma amiga ao g1, Ana Clara começou a se sentir mal ainda na segunda música do show, “Cruel Summer”. “Na segunda música, ela simplesmente desmaiou. Aí tiramos ela com ajuda dos seguranças e corremos para o postinho de apoio no estádio. Eles atenderam e encaminharam para a ambulância”, contou Daniele Menin.

Ainda dentro do estádio, os socorristas começaram o processo para reanimar a jovem e ela foi levada ao Hospital Municipal Salgado Filho. “Eles tentaram por uns 40 minutos, mas não conseguiram”, lamentou a amiga.

Continua depois da Publicidade

Taylor Swift também se manifestou sobre a tragédia. Através do Instagram, a artista disse que estava “arrasada” com a situação. “Não acredito que estou escrevendo essas palavras, mas é com o coração partido que digo que perdemos uma fã hoje à noite, antes do meu show. Eu nem posso dizer o quanto eu estou arrasada por causa disso. Eu tenho poucas informações, além de que ela era incrivelmente bonita e muito jovem”, escreveu a cantora, em uma carta.

“Eu não vou ser capaz de falar sobre isso do palco, porque me sinto dominada pela dor quando tento falar. Quero dizer que agora sinto profundamente essa perda e meu coração partido está com sua família e amigos. Esta é a última coisa que eu nunca pensei que aconteceria quando nós decidimos trazer essa turnê ao Brasil”, concluiu.

Siga a Hugo Gloss no Google News e acompanhe nossos destaques

Artigos Recomendados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *