Pitty comenta vinda de Beyoncé ao Brasil e divide opiniões nas redes: “Não me cancelem”

Pitty comenta vinda de Beyoncé ao Brasil e divide opiniões nas redes: “Não me cancelem”


A vinda de Beyoncé ao Brasil para o lançamento do longa “Renaissance: A Film by Beyoncé” deu o que falar na web e, desta vez, quem expôs sua opinião foi a cantora Pitty. Nesta quarta-feira (27), a artista brasileira foi às redes sociais e apontou que o “timing” escolhido pela diva teria sido equivocado. A fala dividu a web e rendeu uma série de críticas à baiana.

Em seu perfil no X (antigo Twitter), Pitty se disse incomodada com pautas, que não deveriam ter tanto destaque nas redes sociais. Ela então citou o mais recente lançamento musical de Manu Gavassi e a visita de Beyoncé à capital baiana, dando a entender que norte-americana teria errado no momento da viagem.

“Eu tô há uns quatro dias sorumbática com redes sociais e tudo, porque mil coisas: falou-se por alto da podridão de agências/mercado, jovens se foram e está por isso mesmo; Manu [Gavassi] lançou um assunto(s) importantes para debater o feminino na arte; e a B resolveu fazer a Irmã Dulce em pleno Natal (não me cancelem, eu amo, mas esse timing tá foda)”, começou a artista.

Ela citou ainda um trecho de “Teto de Vidro”, um de seus hits mais famosos, para continuar com a reflexão. “Não cabe em redes. Na verdade, a sensação é: ‘cada um em seu casulo, em sua direção; vendo de camarote a novela da vida alheia sugerindo soluções, discutindo relações bem certos que a verdade cabe na palma da mão…’ 20 anos com volta e meia realizando esse sentimento de que ninguém se importa com nada além de si mesmo. Tomara que eu esteja muito errada. Valeu nataleeenaaaaa”, concluiu Pitty.

O comentário repercutiu de tal forma que termos como “Pitty”, “Beyoncé” e “Manu Gavassi” foram parar nos Trending Topics do Twitter, em que permanecem desde então. Muitos interpretaram a fala de Pitty como uma afirmação de que Beyoncé “ofuscou” o trabalho de uma artista brasileira. Já nas replies do tuíte, a divisão entre os que concordaram e os que discordaram da cantora foi nítida.

Entretanto, as críticas ganharam força, especialmente em torno da comparação entre Beyoncé e Irmã Dulce, freira brasileira e santa da Igreja Católica, que é lembrada por suas obras de caridade. O comentário em questão refere-se à atuação da BeyGOOD Foundation, instituição de fomento social fundada por Beyoncé. “O título desse Tweet deveria ser: Manu Gavassi & Pitty, O pacto da branquitude”, criticou o dono da conta RapWorldBR.

“Pitty, você é fantástica, admiro demais sua história, por isso eu vou propor outro viés pra tu olhar pra Bey: ela veio no Natal e fez os olhos do mundo olharem para Salvador, e nossa Salvador teve um puta evento lindo organizado por profissionais negros. Por mais Dulces assim”, apontou a internauta Catharina Costagrande. “Se você parar pra pensar, a iniciativa de Beyoncé também é uma grande crítica à indústria, propondo um modelo de evento grandioso em uma cidade como Salvador, majoritariamente produzido por mulheres negras. Isso também é político (e muito)”, acrescentou.

Fãs rebatem críticas de Pitty a Beyoncé. (Foto: Reprodução/X)

Outros questionaram o apoio à Manu Gavassi e a crítica à Beyoncé. “Mas vem cá, tu achou massa a Manu (branca básica) trazer assuntos importantes como o feminino na arte, mas achou a Beyonce meio Irmã Dulce por ter colocado a equipe dela inteira trabalhando pra ajudar comunidades brasileiras, inclusive da tua terra? Não, mulher…”, destacou uma terceira. O comentário em questão foi ocultado na conta de Pitty no Twitter.

Fã questiona fala de Pitty sobre Beyoncé. (Foto: Reprodução/Instagram)
Continua depois da Publicidade

A fala da roqueira chegou também aos perfis de fã-clubes de Beyoncé. No Instagram, a página BeyoncéAccessBR rebateu a cantora e ressaltou a relação de longa data entre a voz de “Cuff It”, sua fundação beneficente e o Brasil. “A BeyGOOD existe há 10 anos, Pitty! E o Brasil sempre esteve na rota deles. Eles apoiam a Central Única das Favelas no Brasil e continuarão apoiando. Beyoncé já doou bolsas de ajuda financeira para empreendedores negros e indígenas brasileiros, anunciou bolsas de estudos pagas por ELA (as inscrições irão abrir em breve), doou milhares de cestas básicas nas favelas, durante a pandemia apoiou o projeto #TemGenteComFome da @coalizaonegrapordireitos, e por aí vai… Uma pesquisa no Google e você saberia que ela não ‘faz a irmã Dulce’. E consequentemente não estaria dando uma opinião rasa, usando ironia para banalizar ações reais que ajudam o próximo”, declarou a página.

O site “Beyoncé Brasil” também se manifestou. “Pitty, desde quando existe timing para ajudar alguém? Se alguém não está no timing certo, definitivamente essa pessoa não é a Beyoncé! Queremos aproveitar seu comentário para convidar você e todos os que ainda não conhecem a instituição filantrópica BeyGOOD a se informarem mais sobre ela, que inclusive, atua em parceria com a CUFA (Central Única de Favelas) há 10 anos”, destacou.

Continua depois da Publicidade

Após a reação dos internautas, Pitty afirmou que pretende se afastar das redes. “Ai, beleza, bora ser leve. Afinal, aqui a vida é um grande meme kkkkk. Né? A abismal diferença entre ser leve e leviano. No mais, um detox de redes aqui e desejo de espaços em que a gente possa realmente se conectar para debater, conversar, evoluir sem tacar hate ou ironia. Conversas difíceis fazem parte da vida. A vida não é um meme. Ser leve não é ser leviano”, finalizou.

Siga a Hugo Gloss no Google News e acompanhe nossos destaques

Artigos Recomendados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *