Pele do pescoço e colo: como cuidar dessa região

Pele do pescoço e colo: como cuidar dessa região

Tem um assunto que sempre me pedem por aqui e até agora ainda não tinha falado a respeito: cuidados com a pele do pescoço e colo! Então se você está notando o aparecimento de linhas ou mesmo alguma modificação na textura da pele dessas regiões, esse post é para você!

Pele do pescoço e colo: por que cuidar?

Cuidar da pele do pescoço e colo é essencial porque essas áreas são tão expostas à radiação solar, poluição e etc quanto o rosto, mas frequentemente negligenciadas na rotina de skincare. A pele nessas regiões é mais fina e tem menos glândulas sebáceas, o que a torna mais suscetível ao envelhecimento precoce, à secura e à perda de elasticidade.

Além disso, pescoço e colo frequentemente mostram sinais de envelhecimento, como rugas e manchas solares, antes mesmo do rosto. Incluir o pescoço e colo na sua rotina de cuidados com a pele pode ajudar a manter estas áreas hidratadas, firmes e mais uniformes. Idealmente, iniciar uma rotina de skincare abrangente, incluindo pescoço e colo, deve começar a partir dos 20 anos, quando a pele começa a perder colágeno. Isso não só ajudará a prevenir sinais visíveis de envelhecimento, mas também manterá a pele nessas áreas saudável e rejuvenescida ao longo do tempo.

Posso usar o mesmo produto do rosto?

Usar os mesmos produtos de skincare do rosto no pescoço e colo é, em geral, uma prática segura e eficaz. Essas áreas compartilham características similares com a pele do rosto e, portanto, podem se beneficiar dos mesmos ingredientes ativos, como hidratantes, antioxidantes, retinóides e protetores solares.

Contudo, é importante considerar a sensibilidade da pele nessas regiões, que pode ser maior do que no rosto. Alguns produtos formulados especificamente para o rosto, especialmente os que contêm ingredientes altamente concentrados ou ácidos esfoliantes, podem ser muito potentes para o pescoço e o colo, levando a irritação ou vermelhidão. Além disso, as mesmas regras dos produtos de skincare do rosto também valem para o corpo – um retinol, por exemplo, deve ser aplicado somente à noite. E, claro, combinado ao uso de protetor solar pela manhã.

Ou seja, se você tem pele sensível, pode ser prudente optar por produtos mais suaves. Mas de modo geral, tratar o pescoço e o colo com o mesmo cuidado dedicado ao rosto pode ajudar a manter a pele dessas áreas saudável, hidratada e uniforme.

Colo e pescoço avermelhados, o que pode ser?

Se você têm notado presença de hiperpigmentação (escurecimento da pele), hipopigmentação (clareamento da pele), aparecimento de pequenos vasos sanguíneos visíveis e até atrofia (afinamento da pele), resultando em uma aparência manchada e envelhecida na região do colo e pescoço, pode ser poiquilodermia.

Essa condição afeta comumente áreas do corpo expostas ao sol, como o pescoço e o colo, devido à exposição prolongada aos raios ultravioleta sem proteção adequada. O dano solar acumulado ao longo do tempo provoca alterações na pigmentação e na estrutura da pele, levando aos sintomas típicos da poiquilodermia. A melhor forma de prevenir essa condição é proteger a pele do sol usando protetor solar de amplo espectro regularmente, além de roupas de proteção e buscar sombra sempre que possível, especialmente durante as horas de maior intensidade solar. O cuidado preventivo é crucial, pois uma vez que os sinais da poiquilodermia aparecem, podem ser desafiadores de reverter completamente.

Além disso, vale lembrar: é importante consultar um médico dermatologista antes de qualquer tratamento, ok?

Cremes para pele do pescoço e colo

Por mais que você possa usar os mesmos produtos do rosto também na região do colo e pescoço, felizmente já temos ótimas opções pensadas especificamente para essas áreas. Separei alguns deles para apresentar aqui para vocês:

Age Inverse Colo e Pescoço, da Dermage

Esse é um creme anti-idade que promove hidratação, firmeza, elasticidade e melhora da textura da pele. Além de auxiliar na remodelagem do contorno do pescoço. Além disso, ele promete também uma ação levemente tensora, para dar firmeza, além de estímulo da produção de colágeno e elastina por conta do duo-peptídeo presente na fórmula. A marca indica o uso duas vezes ao dia.

Creme Antissinais para Colo, Pescoço e Braços, O Boticário

Eu AMO essa linha de Quinoa do Boticário e o melhor é que nela temos um produto focado na saúde da pele do pescoço e colo! Segundo a marca, a composição tem ácido hialurônico, vitamina E e antioxidantes que aumentam a produção de colágeno e melhoram a textura e elasticidade da pele. A textura é mais densa, muito gostosa, e essa linha tem uma fragrância oriental floral que eu acho deliciosa (mas é mais marcante, tá? Quase um perfume mesmo kkk).

Collagen Pescoço e Colo, Adcos

A Adcos também têm um produto bem interessante para a região do colo e pescoço. Esse também tem ação tensora, antiglicante, além de aumentar a firmeza. A fórmula ajuda a estimular a produção de colágeno, ácido hialurônico e elastina. Além disso, a composição tem peptídeos e bioestimuladores. Esses ativos prometem remodelar os contornos do pescoço, recuperar a elasticidade, reduzir rugas e uniformizar o tom da pele.

Vichy Neovadiol Phytosculpt

A linha de Neovadiol da Vichy é toda focada em peles maduras. Então era claro que teria também um produto voltado para a pele do pescoço e colo. É o Vichy Neovadiol Phytosculpt, que promete proporcionar remodelação e firmeza, reduzindo linhas e rugas do pescoço e redefinindo os contornos do rosto. Além disso, esse produto traz uma tecnologia específica, que gera um efeito tensor imediato, melhorando a aparência e o tônus da região desde o primeiro uso. Os resultados são potencializados em tratamento de uso contínuo.

Creme Reparador Pescoço e Colo, Eudora

Esse produto é mais um que promete efeito tensor, diminuição da flacidez e remodelamento do contorno do pescoço e papada. Apresenta a Tecnologia Orchistem, que estimula a produção de colágeno e elastina. Tem também Cylesense – juntos, promovem um efeito tensor, reafirmando a pele, devolvendo o contorno do pescoço e diminuindo a flacidez e a papada. Além disso, possui vitamina B3, que potencializa a hidratação, proporcionando até 72 horas de ação hidratante, devolvendo o viço e a saúde da pele.

E vocês, já usam algum produto com foco nessa área do corpo?

Artigos Recomendados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *