Olha, minha gente, se tem uma pergunta que me fazem com frequência é: mas como deixar o cabelo descolorido com brilho? Pois sim, não é exatamente uma tarefa fácil. A descoloração danifica os fios, então se não cuidar direitinho depois, em pouco tempo o cabelo fica opaco e enfraquecido.
E para ajudar quem também enfrenta essa questão capilar, resolvi reunir nesse post as dicas que acho que fazem bastante diferença pra mim. Afinal, sigo amando fazer luzes kkk – juro que bem que tentei parar um período, mas não rolou. Senti falta das minhas mechas loiras!
Mas antes de passarmos ao que interessa, vale lembrar que tem muita resenha de produto aqui no blog, ok? O que eu uso é o que eu posto aqui.
Como deixar o cabelo descolorido com brilho?
Agora vamos às dicas, né? Faço todas essas há um bom tempo e sinto que fazem bastante diferença para a saúde e aparência dos meus fios.
Pentear o cabelo no banho
Sim, toda vez que lavo o cabelo eu penteio os fios úmidos com condicionador ou máscara. O que faço é lavar bem o couro cabeludo (só a raiz! Não precisa espalhar shampoo no comprimento e pontas, a espuma que passa é suficiente) e enxaguar. Depois, aplico condicionador ou máscara no comprimento e pontas, evitando chegar muito perto da raiz. E aí uso uma Tangle Teezer (sim, só uso essa) para pentear também apenas o comprimento e pontas (para não levar produto para a raiz).
Sinto que isso ajuda a espalhar de forma homogênea o produto nos fios. Como eu tenho bastante cabelo, faz diferença, sim! Além disso, isso me ajuda na ingrata tarefa que é desembaraçar meu cabelo depois do banho. Como meus fios são bem fininhos, é preciso ter calma e cuidado.
Usar muita máscara!
Eu costumo lavar meu cabelo 4x na semana – que são os dias em que pratico exercícios. E eu alterno os produtos – numa lavagem, shampoo e condicionador; na seguinte, shampoo e máscara. E assim por diante. Uso todo tipo de máscara – hidratante, nutritiva ou reconstrutor. Mas dou mais foco para as que prometem nutrição, que são as que costumam deixar meu cabelo mais bonito. Já fiz post aqui das que mais tenho usado recentemente.
Usar muito óleo!
Sim, bato muito na tecla de que cabelo descolorido precisa de óleo e vou seguir assim – acho que faz muita diferença e aplico todo dia! Normalmente, depois de lavar, espero os fios estarem quaaaase secos (tipo uns 90%) e aí aplico óleo no comprimento e pontas. Nos dias em que não lavo os fios, também aplico um pouco antes de dormir.
Tenho uma série de óleos dos quais gosto muito, mas de uns meses para cá sigo completamente obcecada pela versão original da Kérastase. Sinto que esse produto dá um brilho surreal para o cabelo! Além disso, não pesa nos meus fios – mesmo que eu sinta que apliquei demais, os cabelos absorvem em poucos minutos. Bom demais!
Não uso ferramentas de calor
Pois muito que bem, minhas amigas. Chegamos ao tópico polêmico dessa lista, pois sei que a maioria das pessoas seca o cabelo toda vez que lava. Eu raramente seco. Inclusive mudei meus hábitos por conta disso há anos – costumava sempre lavar o cabelo à noite, hoje faço isso pela manhã. Justamente para deixar os fios secando sozinhos. Seco o cabelo só se tenho algum compromisso mais formal ou se quero fazer uma escova mesmo – mas essas ocasiões são excessões mesmo. No dia a dia é cabelos ao vento.
E sinto dizer: é o que mais faz diferença para cabelos descoloridos. Mesmo aplicando protetor térmico, o uso frequente de secador, chapinha ou babyliss danifica muito os fios. As pontas vão ficando cada vez mais ralas – e quanto mais você usa, mais se sente dependente, porque o cabelo foi ficando tão danificado que só fica apresentável se for seco, entende? Então se você tem mechas, considere diminuir a frequência de uso de ferramentas de calor.
E aí, alguém tem mais alguma dica para acrescentar de como deixar o cabelo descolorido com brilho?