Volta e meia esse óleo toma conta das redes sociais com promessas quase que milagrosas. Mas será mesmo que a rosa mosqueta clareia a pele? Bora entender isso melhor a seguir.
Óleo de rosa mosqueta
Para começar, vamos ver o que é, de fato, o óleo de rosa mosqueta. Sua obtenção vem das sementes da planta que tem o nome científico de Rosa affinis rubiginosa, pertencente ao gênero Rosa, da família Rosaceae. Outra espécie de planta do mesmo gênero, a Rosa canina, também tem utilização pela indústria cosmética para a produção de óleo.
Muito se fala por aí (leia-se: no TikTok) que a consumidora deve ficar de olho nas fórmulas dos produtos que compra para ver qual das duas está presente. Isso porque, supostamente, o óleo da Rosa rubiginosa teria o ácido trans-retinoico (também chamado de tretinoína natural), enquanto o da Rosa canina não. Para ser sincera, não consegui encontrar informações suficientes para comprovar ou retificar tal afirmação.
Mas o que você precisa saber é que a concentração de ácido trans-retinoico, independentemente de qualquer coisa, é baixa. Um dos principais componentes do óleo de rosa mosqueta é, na verdade, o ácido ascórbico (nossa querida vitamina C). Esse sim é interessante para proteger nosso colágeno, retardando o envelhecimento da pele! Além dele, há alto teor de ácidos graxos insaturados, como o linoleico (ômega 6) e o linolênico (ômega 3), que ajudam na regeneração celular.
Talvez por isso é que a gente ouve tanto falar das propriedades hidratantes, regeneradoras, cicatrizantes e rejuvenescedoras do composto! Mas você viu que até agora eu não falei nada sobre clareamento da pele? Fique calma, estamos construindo juntas o raciocínio por aqui, combinado?
Como usar
Em geral, a recomendação que vemos por aí é usar o produto em seu estado puro, ou seja, 100% óleo de rosa mosqueta, diretamente na pele ou em associação com algum outro creme. Já vi algumas misturinhas “mágicas” internet afora: com creme Nivea de latinha, com Bepantol ou Hipoglós e por aí vai.
Contudo, não há consenso entre os profissionais sobre a melhor forma de utilização do óleo. Numa olhada rápida nas redes sociais, você vai ver médicos falando mil e uma maravilhas sobre a rosa mosqueta e até mesmo ensinando receitinhas milagrosas. Algumas marcas, como a Simple Organic, sugerem o uso do produto puro associado a outros de seus cosméticos, como hidratantes e argilas.
Por outro lado, haverá dermatologistas sugerindo cautela, especialmente quando a ideia for passar no rosto. Afinal, pode haver oclusão dos poros, aumentando a possibilidade de surgirem espinhas em peles mistas e oleosas. Além disso, há o risco de irritação caso haja contato direto com o sol sem proteção. Outra questão debatida é o grau de penetração do composto na pele, especialmente em seu estado natural, que não seria tão alto.
O que eu pude perceber é que essa não é uma recomendação muito tradicional nos consultórios dermatológicos, já que existe hoje uma infinidade de ativos super bem estudados – o que não é o caso desse óleo, infelizmente. Ainda não há literatura suficiente para afirmar as tantas propriedades que muita gente espalha por aí, o que me leva à questão mais importante desse post…
Rosa mosqueta clareia a pele?
Embora vejamos muitos relatos de verdadeiros milagres, não é possível afirmar com precisão que a rosa mosqueta clareia a pele. Então, apesar de dizerem que o óleo uniformiza o tom do rosto, não existe comprovação científica de que isso ocorre de fato. O que se especula é que o poder antioxidante do composto pode ajudar de maneira coadjuvante no tratamento de manchas. Alguns pesquisadores tratam o ingrediente como algo promissor nesse sentido.
Porém, o ideal é seguir que eu sempre digo: somente um dermatologista poderá entender qual é o tipo de hiperpigmentação que você tem e indicar a melhor forma de tratamento! Eu entendo que nem sempre isso é viável e, no desespero, a gente acaba tentando de tudo para resolver alguma questão de pele. Ainda mais se for baratinha!
Então, no fim das contas, o óleo de rosa mosqueta possivelmente não vai fazer mal para sua pele com manchas, mas pode não fazer nenhuma grande diferença também, entende? Se eu puder dar apenas uma recomendação, ela é: use protetor solar todo dia, mesmo que o tempo esteja nublado ou você esteja dentro de casa! Somente isso já pode ter efeito clareador e minimizar o aparecimento de novas marcas escurecidas.
Sei que pode ser frustrante terminar o post sem uma resposta positiva se a rosa mosqueta clareia a pele, mas espero ter munido você com informação! Com ela, você não cai em cilada e pode questionar o que dizem por aí.