Um tumulto no festival religioso Maha Kumbh Mela, no norte da Índia, deixou aproximadamente 30 mortos e dezenas de feridos nesta quarta-feira (29). A polícia informou à Reuters que as pessoas perderam suas vidas pisoteadas em meio a uma correria, quando multidões se aglomeraram em direção à confluência de três rios, onde a imersão é considerada sagrada.
Segundo autoridades do país, outras 60 pessoas ficaram feridas. Dezenas de milhões de fiéis estavam no local quando o incidente aconteceu. Um médico contou à agência de notícias France Presse (AFP) que algumas das vítimas estão em estado grave e internadas. Entretanto, o número de mortos ainda pode aumentar. Agentes disseram que cerca de 40 corpos foram levados a um necrotério perto do local do tumulto.
“Mais corpos estão chegando. Temos quase 40 aqui. Estamos transferindo-os também e entregando-os às famílias, um por um”, falaram eles à Reuters. Ao ser contatado, o policial sênior Vaibhav Krishna comentou que a polícia não poderia fornecer os números oficiais, porque estava ocupada controlando a multidão.
A peregrinação hindu deve atrair um total de 400 milhões de fiéis durante as seis semanas de comemorações, segundo autoridades. Até terça-feira (28), quase 200 milhões de pessoas compareceram ao festival, desde que ele começou há duas semanas. Além disso, aproximadamente 50 milhões deram o mergulho sagrado.
WARNING: GRAPHIC CONTENT
Multiple people were killed and several more injured in a stampede at the Maha Kumbh Mela in Northern India as millions gathered to take a holy dip to mark the six-week-long Hindu festival’s most auspicious day https://t.co/MHPKHL8sUV pic.twitter.com/WCjNxwKzRp— Reuters (@Reuters) January 29, 2025
Brace Yourself to Witness a Wonder Tomorrow on the Eve of Mouni Amavasya at Prayagraj and Varanasi.
Largest Festival on Earth people ever witnessed The Prayagraj Mahakumbhmela,Mouni Amavasya Shahi/Amrith Snan 2025.
Donot fall into Gutters saying some unwanted comments about… pic.twitter.com/UyjERMpUJ5— Chandra sekhar (@Chandra9779) January 28, 2025
…..how the world’s largest gathering of humans looks like!!
@ Prayagraj, India during the Maha Kumbh Mela 2025. pic.twitter.com/0Sj6EQ9lx8— Swaminathan P (@swami2005) January 28, 2025
Um funcionário de um hospital da região, para onde algumas das vítimas foram levadas, afirmou que alguns dos mortos sofreram ataques cardíacos durante a correria ou tinham comorbidades como diabetes. Outras testemunhas relataram à AFP que o incidente ocorreu pouco depois de 2h (17h30 de terça-feira em Brasília), quando os fiéis se dirigiam para as margens dos rios para o primeiro banho matinal.
“Os caminhos estavam bloqueados. De repente, as pessoas começaram a empurrar e muitas foram esmagadas”, relatou o hinduísta de 42 anos, Malti Pandey. Yogi Adityanath, ministro-chefe do estado de Uttar Pradesh, onde fica a cidade de Prayagraj, em que o festival aconteceu, afirmou que o tumulto começou quando alguns devotos tentaram pular as barricadas instaladas para controlar a multidão.
“As pessoas começaram a pressionar e muita gente caiu. Minha nora foi pisoteada. Ajudamos ela, assim como à sua filha de 15 anos. A filha sobreviveu, mas minha nora está morta”, declarou Pancham Lodhi, que veio do estado de Madhya Pradesh para participar do festival.
“Houve um tumulto, todos começaram a empurrar, puxar, subir uns sobre os outros. Minha mãe caiu, depois minha cunhada. As pessoas passaram por cima delas“, relatou Jagwanti Devi, de 40 anos, à Reuters, enquanto estava sentada em uma ambulância com os corpos de seus familiares.
O primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi, expressou condolências aos “devotos que perderam seus entes queridos”. Ele declarou que as autoridades locais estavam ajudando as vítimas “de todas as formas possíveis”, sem especificar o número de mortos. Todavia, os partidos de oposição ao governo do país alegaram que o incidente ocorreu por conta de uma “má gestão” do evento.
Siga a Hugo Gloss no Google News e acompanhe nossos destaques