Novas informações sobre a demissão de Rodrigo Bocardi da TV Globo vieram à tona nesta quarta-feira (4). De acordo com o site Notícias da TV, o jornalista foi desligado por justa causa após uma grave denúncia ser analisada pelo Comitê de Auditoria e Compliance e pela Comissão de Ética e Conduta da emissora.
A acusação aponta que Bocardi teria cobrado dinheiro de empresas de transporte público, coleta de lixo e obras públicas para evitar críticas durante o noticiário. No entanto, ele nega todas as acusações e, segundo a publicação, pretende acionar a Globo na Justiça.
O portal também revelou que a denúncia envolveu um segundo jornalista, cuja identidade não foi divulgada por falta de provas. Esse profissional, especialista em gestão de crises e dono de uma agência de relações-públicas, teria cobrado valores milionários de empresários interessados em evitar críticas no “Bom Dia São Paulo”. Bocardi seria próximo desse segundo envolvido.
Além disso, muitos dos clientes do jornalista já haviam sido tema de reportagens nos telejornais da Globo, e sua empresa contaria com um funcionário responsável por monitorar diariamente o “Bom Dia São Paulo”. Em declaração ao Notícias da TV, o gestor de crises negou qualquer relação com Bocardi além da profissional, como assessor de imprensa e apresentador. Assim como o ex-âncora da Globo, ele acredita ter sido envolvido em um “jogo bruto de vingança” e um “negócio montado para destruir”.
Reação de Bocardi
Bocardi possuía três empresas e oferecia serviços de comunicação institucional e media training outras empresas. No entanto, a Globo já tinha conhecimento dessas atividades paralelas e as permitia.
Fontes próximas ao jornalista afirmam que ele foi aconselhado a não conceder entrevistas, mas, em conversas reservadas, tem demonstrado indignação com as acusações. Segundo o Notícias da TV, Bocardi teria reforçado sua postura crítica ao longo dos anos e negado qualquer esquema para blindar políticos ou empresas.
Durante uma conversa com uma funcionária da área de compliance, ele teria desafiado: “Olha no ar!”, confiante de que não há evidências de que tenha omitido informações ou protegido alguém nos 13 anos à frente do telejornal. Ele também argumenta que não tinha poder de decisão final sobre o que era exibido e que trabalhava majoritariamente “no improviso”, comentando fatos em tempo real.
Declaração oficial da Globo
A emissora confirmou o desligamento do jornalista por “descumprimento de normas éticas”, mas não divulgou detalhes sobre as infrações cometidas. Confira o comunicado na íntegra:
“A partir de amanhã, dia 31, a jornalista Sabina Simonato apresentará o ‘Bom Dia São Paulo’. Sabina, que estreará à frente do novo telejornal ‘Bom Dia Sábado’, ao lado de Marcelo Pereira, neste sábado, dia 01 de fevereiro, vai ancorar o ‘Bom Dia São Paulo’ interinamente.
Rodrigo Bocardi, que apresentava o telejornal paulista, foi desligado por descumprir normas éticas do Jornalismo da Globo. Como é de conhecimento de todos, a empresa não comenta decisões de compliance”.

Caso Bocardi leve o caso à Justiça, a Globo deverá apresentar provas que sustentem as acusações. Procurada, a emissora manteve sua posição de não comentar o assunto.
Siga a Hugo Gloss no Google News e acompanhe nossos destaques