A TV Globo retirou do ar uma propaganda criada com inteligência artificial para divulgar filmes de sua programação. O comercial, que reunia artistas da emissora e estrelas de Hollywood, recebeu críticas nas redes sociais e, segundo o Canal D, do jornal O Dia, motivou uma notificação extrajudicial.
A TV Globo recebeu uma série de críticas após divulgar uma propaganda repleta de efeitos gerados por inteligência artificial. Segundo a coluna Canal D, do jornal O Dia, a emissora chegou a ser notificada judicialmente por causa do comercial e retirou o vídeo do ar. O anúncio antecipava os filmes que serão exibidos no segundo semestre e mostrava interações entre personalidades famosas, como Tom Cruise e Zendaya, com nomes do elenco da Globo.
Entre as montagens, Luciano Huck aparecia transformado no Hulk, de “Os Vingadores“, e Marcos Mion tirava uma máscara revelando ser Cruise, referência à franquia “Missão Impossível”. A propaganda ainda utilizava imagens de artistas como Demi Moore, Daniel Craig, Michelle Yeoh, Chris Hemsworth e Paul Rudd.
Em um dos trechos, Rocket Raccoon, personagem de “Guardiões da Galáxia”, aparecia ao lado de Ana Maria Braga e Louro Mané. Em outro momento, Francesca, interpretada por Nathalia Dill em “Quem Ama Cuida“, era sugada por uma máquina dos “Caça-Fantasmas”.
Assista:
a globo deletou a chamada de filmes que serão exibidas que foram feitos por ia 🗣️ pic.twitter.com/3wPN3m74GH
— 𝗻𝗮𝗶. (@PlayTechHD) September 3, 2026
Nas redes, os internautas detonaram o anúncio e o aspecto artificial dos artistas. “Não tinha a menor necessidade de passar essa vergonha, era só editar as cenas do filme”, escreveu um usuário no X. Outro relembrou a greve nos atores de Hollywood, que chegou a debater questões relacionadas à IA: “Muitos desses atores não fizeram greve contra o uso de IA? Eles são contra usarem a imagem deles pra qualquer coisa, inclusive pra esse tipo de comercial. Cara como que a Globo pode ser tão brega e sem noção pra desrespeitar os artistas assim?”.
Peraí, mas muitos desses atores não fizeram greve contra o uso de IA? Eles são contra usarem a imagem deles pra qualquer coisa, inclusive pra esse tipo de comercial. Cara como que a Globo pode ser tão brega e sem noção pra desrespeitar os artistas assim? Tomara q tome processo!
— Caramelo das Promo (@amazonpromo2024) September 3, 2026
Não tinha a menor necessidade de passar essa vergonha pqp era só editar as cenas do filme vei que ódio pic.twitter.com/m9keEzkjAn
— ..guy..🍂 (@duckk2003) September 4, 2026
A repercussão, porém, foi além das redes sociais. De acordo com o Canal D, as cenas dos filmes foram modificadas sem a aprovação prévia dos estúdios responsáveis pelas produções e um deles teria enviado uma notificação extrajudicial à Globo. Procurada pela equipe do hugogloss.com, a emissora não se manifestou até o fechamento desta matéria. O espaço segue aberto para contato.
Essa não é a primeira vez que o canal recebe críticas por conta do uso de inteligência artificial em seus programas. No mês passado, uma homenagem às atrizes Glória Menezes e Laura Cardoso deu o que falar. Relembre, clicando aqui.
Siga o Hugo Gloss no Google Discover e acompanhe nossas notícias
