A professora brasileira Fernanda Nunes, que viralizou recentemente com um vídeo no qual seus alunos portugueses contam o que acham do Brasil, revelou que foi demitida por causa da publicação. Em uma nota de esclarecimento postada em seu perfil na última semana, a produtora de conteúdo se desculpou com os pais dos pequenos e lamentou a decisão da escola.
No post viral, que foi apagado do perfil da docente, Fernanda pergunta a opinião das crianças acerca do Brasil, mas não mostra o rosto dos alunos em nenhum momento. Entre as respostas, os menores citam “pobres”, “muitos ladrões”, “Neymar”, “muito calor”, “youtubers”, “praia”, “muitos pombos”, “paçoca” e até um monstro. Assista:
Professora brasileira em Portugal viraliza com opiniões de alunos sobre o que há no Brasil: ‘Neymar, ladrões e pobres’. Gravação tem dado o que falar entre os internautas, que chamaram as crianças de “xenofóbicas”. https://t.co/MMQjAlyXgE pic.twitter.com/abYWogB3Xs
— Jornal O Globo (@JornalOGlobo) June 15, 2023
Acontece que o clipe não agradou aos pais dos menores, o que causou o desligamento da professora. Segundo ela, sua intenção com o vídeo era mostrar a criatividade das crianças. Além disso, Fernanda alegou que os alunos sempre perguntavam sobre seu país natal e, um dia, ela resolveu gravar a reação deles – só que não esperava a repercussão.
“A escola me ligou, pediu para eu não voltar mais por conta do vídeo, porque os pais das crianças não gostaram. Eu não tive a chance de me despedir deles, mas tudo bem, eu vou respeitar a decisão da escola e dos pais”, disse, às lágrimas. “A minha intenção não foi ofender ninguém, nem criar uma guerra política… são crianças que eu acho extremamente criativas e eu vive coisas maravilhosas com elas, mas tomou uma proporção gigantesca”, continuou.
A profissional se mostrou muito abalada durante o depoimento, tentando segurar o choro sempre que falava sobre os alunos. “Eu juro que eu não queria ofender ninguém. Eu não estou aqui para ganhar hype em cima do nome de ninguém. Se você for pai de um aluno meu, eu sempre tratei o seu filho com muito amor e não queria usá-lo para ganhar like”, relatou.
Ela também reforçou que não perdeu o tempo da aula para fazer o registro, pois o momento foi gravado durante a chamada. “Eu fazia eles falarem a chamada de mil formas, mas só viralizou a que eles falavam do Brasil”, esclareceu. Por fim, Fernanda avisou que não fará mais vídeos sobre sua profissão porque “ofendeu pessoas que não queria”. Veja o vídeo completo:
@fevnunesNota de esclarecimento! Por favor, assistam completo.♬ som original – Fernanda Nunes
Siga a Hugo Gloss no Google News e acompanhe nossos destaques