O MTV Video Music Awards 2026 acontece neste domingo (27), em Los Angeles, com apresentação de Snoop Dogg e show de abertura de Madonna. Transmitida ao vivo pela MTV e Paramount+ no Brasil, a premiação homenageará Taylor Swift, Nirvana, George Michael e Dolly Parton ao longo da cerimônia.
É hoje! O MTV Video Music Awards 2026 acontece neste domingo (27), a partir das 20h30 no horário de Brasília, diretamente do Peacock Theater, em Los Angeles. A 43ª edição da premiação será apresentada por Snoop Dogg e terá Madonna na abertura, além de homenagens a Taylor Swift, Nirvana, George Michael e Dolly Parton.
Onde assistir ao VMA 2026?
No Brasil, o VMA começa às 20h30 (horário de Brasília), com transmissão ao vivo pela MTV e pelo Paramount+, além de exibição gratuita pela Pluto TV. A premiação terá duas horas de duração e será realizada no Peacock Theater, em Los Angeles. O evento marca o retorno do VMA à cidade pela primeira vez desde 2017.
Madonna lidera indicações
Madonna chega à premiação como a artista com mais indicações da edição: são 11 no total. Taylor Swift aparece logo atrás, com nove, enquanto Ariana Grande e Sabrina Carpenter somam sete indicações cada. Bruno Mars, PinkPantheress e Zara Larsson têm cinco nomeações.
Entre as principais disputas de Madonna estão “Vídeo do Ano”, por “Confessions II – The Film”, “Artista do Ano” e “Música do Ano”, pela parceria “Bring Your Love”, com Sabrina Carpenter.

Taylor Swift, por sua vez, disputa “Vídeo do Ano”, “Artista do Ano” e “Melhor Pop”. A cantora também aparece nas categorias profissionais de direção, fotografia, edição, coreografia e efeitos visuais.
Taylor Swift receberá homenagem inédita
Além das indicações, Taylor Swift será a primeira artista a receber o “MTV VMA Artist Director Honors”, nova homenagem criada para reconhecer artistas que também se destacam por seus trabalhos atrás das câmeras e pela construção de narrativas visuais nos videoclipes.
Com a honraria, Taylor chegará a 31 troféus do VMA, ultrapassando Beyoncé e se tornando a artista mais premiada da história da cerimônia, segundo a Associated Press. A cantora também terá outro momento especial durante a noite: o videoclipe de “Patient Zero” será lançado mundialmente durante a premiação.

Quem vai se apresentar?
Um dos momentos mais aguardados da noite será o retorno de Madonna ao palco do VMA. A cantora fará a abertura da cerimônia em sua primeira apresentação na premiação desde 2003. A última participação aconteceu naquele ano, quando Madonna dividiu o palco com Britney Spears, Christina Aguilera e Missy Elliott. Agora, ela retorna justamente em uma edição na qual lidera as indicações.
Madonna não será a única atração da noite. A programação reúne artistas de diferentes gêneros e também marca algumas estreias no palco do VMA. LISA, integrante do BLACKPINK, apresentará “SaWaDiKa” pela primeira vez na televisão. A artista soma quatro indicações nesta edição.

RAYE fará sua estreia como performer na premiação e também concorre a “Música do Ano” com “Where Is My Husband!”. Shaboozey apresentará “Cowgirl” e dividirá o palco com Gunna para a primeira performance televisionada da parceria “High Noon”.
Já GENER8ION e Yung Lean farão a estreia mundial de “STORM II”. Sienna Spiro, indicada a “Artista Revelação”, também fará sua estreia no palco da premiação.
“Michael Jackson Video Vanguard Award”
O Nirvana será homenageado com o “Michael Jackson Video Vanguard Award”, uma das principais honrarias do VMA. O prêmio reconhece artistas que contribuíram para a evolução da linguagem dos videoclipes. A homenagem acontece em uma edição que também marca os 34 anos da primeira apresentação da banda no VMA, realizada em 1992.
Tributos
George Michael também será lembrado durante a cerimônia. RAYE, SOMBR e Teddy Swims se unirão em uma apresentação especial em homenagem ao cantor. O tributo acontece 40 anos depois do lançamento de “Faith”, um dos trabalhos mais importantes da carreira de Michael. O artista venceu quatro VMAs ao longo da carreira e recebeu o Video Vanguard Award em 1989.
A premiação terá ainda um tributo especial a Dolly Parton, que morreu em 25 de agosto de 2026, aos 80 anos, após uma batalha contra o câncer. A informação foi confirmada pela equipe da cantora e também reportada pela Reuters. Kacey Musgraves será responsável pela homenagem musical. A apresentação marcará o retorno da cantora ao palco do VMA após cinco anos.

E o Brasil no VMA 2026?
Anitta representa o Brasil entre os indicados. A cantora disputa “Melhor Música Latina” com “Choka Choka”, parceria com Shakira. A colombiana também aparece em outra indicação da categoria, com “Dai Dai”, colaboração com Burna Boy. A disputa ainda reúne Bad Bunny, Fuerza Regida, Karol G, Rosalía com Yahritza y Su Esencia e Ryan Castro, Kapo e GANGSTA.

De acordo com o gshow, Anitta não estará presente na cerimônia por conflitos de agenda. Já Pabllo Vittar estará entre os convidados do evento. A cantora confirmou a participação durante um podcast da MTV Brasil e celebrou a oportunidade: “Estou muito feliz porque vai ser minha primeira vez indo prestigiar o evento”.
Confira a lista completa de indicados:
“Vídeo do Ano”
Ariana Grande – “Hate That I Made You Love Me”
Bruno Mars – “I Just Might”
Gener8ion – “Storm” starring Yung Lean
Madonna – Confessions II – The Film
Sabrina Carpenter – “Tears”
Taylor Swift – “The Fate of Ophelia”
“Artista do Ano”
Ariana Grande
Bruno Mars
Madonna
Morgan Wallen
Sabrina Carpenter
Taylor Swift
“Música do Ano”
BTS – “Swim”
Ella Langley – “Choosin’ Texas”
Huntrix – “Golden”
Madonna e Sabrina Carpenter – “Bring Your Love”
Olivia Dean – “Man I Need”
PinkPantheress – “Stateside + Zara Larsson”
Raye – “Where Is My Husband!”
“Melhor Álbum”
Bruno Mars – “The Romantic”
Drake – “Iceman”
Ella Langley – “Dandelion”
Harry Styles – “Kiss All the Time. Disco, Occasionally”
Madonna – “Confessions II”
Olivia Dean – “The Art of Loving”
Olivia Rodrigo – “You Seem Pretty Sad for a Girl So in Love”
Sabrina Carpenter – “Man’s Best Friend”
Taylor Swift – “The Life of a Showgirl”
“Artista Revelação”
Bella Kay
Cortis
Magnus Ferrell
Malcolm Todd
Myles Smith
Sienna Spiro
Stella Lefty
“Melhor Colaboração”
Clipse, Kendrick Lamar, Pusha T e Malice – “Chains & Whips”
French Montana e Max B – “Ever Since U Left Me”
Madonna e Sabrina Carpenter – “Bring Your Love”
PinkPantheress – “Stateside + Zara Larsson”
Shakira e Burna Boy – “Dai Dai”
Teyana Taylor e Lucky Daye – “Hard Part”
“Melhor Pop”
Ariana Grande – “Hate That I Made You Love Me”
Charli XCX – “SS26”
Lisa – “Dream” featuring Kentaro Sakaguchi
Olivia Rodrigo – “Drop Dead”
Sabrina Carpenter – “House Tour”
Tate McRae – “Nobody’s Girl”
Taylor Swift – “The Fate of Ophelia”
“Melhor Hip-Hop”
Cardi B e Kehlani – “Safe”
Don Toliver – “E85”
Drake – “Janice STFU”
Megan Thee Stallion – “Lover Girl”
Travis Scott – “Dumbo”
Tyler, The Creator – “Sugar on My Tongue”
“Melhor R&B”
Bruno Mars – “I Just Might”
Chris Brown – “It Depends / Obvious”
Dave and Tems – “Raindance”
Justin Bieber – “Yukon”
Kehlani – “Folded”
Mariah the Scientist e Kali Uchis – “Is It a Crime”
“Melhor Música Alternativa”
Geese – “Taxes”
MGK e Fred Durst – “Fix Ur Face”
Noah Kahan – “The Great Divide”
Olivia Rodrigo – “The Cure”
Sombr – “Homewrecker”
Tame Impala – “Dracula”
Twenty One Pilots – “Drag Path”
“Melhor Música Latina”
Anitta e Shakira – “Choka Choka”
Bad Bunny – “Nuevayol”
Fuerza Regida – “Tu Sancho”
Karol G – “Papasito”
Rosalía e Yahritza y su Esencia – “La Perla”
Ryan Castro, Kapo e Gangsta – “La Villa”
Shakira e Burna Boy – “Dai Dai”
“Melhor K-Pop”
Blackpink – “Jump”
BTS – “Swim”
Cortis – “RedRed”
Katseye – “Pinky Up”
Le Sserafim e J-Hope – “Spaghetti”
Lisa – “Dream” featuring Kentaro Sakaguchi
“Melhor Dance”
Bebe Rexha e Faithless – “New Religion”
Harry Styles – “Aperture”
Lady Gaga e Doechii – “Runway”
Madonna – “Confessions II”
PinkPantheress – “Stateside + Zara Larsson”
Slayyyter – “Dance…”
Tate McRae – “Nobody’s Girl”
“Melhor Country”
Ella Langley – “Choosin’ Texas”
Kacey Musgraves – “Dry Spell”
Lainey Wilson – “Somewhere Over Laredo”
Luke Combs – “Back in the Saddle”
Shaboozey – “Cowgirl”
Stella Lefty – “Boston”
Tucker Wetmore – “Brunette”
“Melhor Grupo”
Blackpink
BTS
Cortis
Flo
Fuerza Regida
Geese
Katseye
Twenty One Pilots
“Melhor Vídeo de Longo Formato”
Charli XCX – “Music, Fashion, Film”
Ella Langley – “Choosin’ Texas”
Gener8ion – “Storm” starring Yung Lean
Madonna – “Confessions II – The Film”
“Música do Verão”
Ariana Grande – “Hate That I Made You Love Me”
Bruno Mars – “Risk It All”
Charli XCX – “Camera”
Ella Langley – “Choosin’ Texas”
Katseye – “Hootie Frutti”
Latto featuring Doja Cat – “Okayyy”
Morgan Wallen – “Been By Now”
Olivia Dean – “So Easy (To Fall in Love)”
Olivia Rodrigo – “Stupid Song”
Sabrina Carpenter – “House Tour”
Slayyyter – “Brand New Chanel$”
Sombr – “Homewrecker”
Stella Lefty – “Boston”
Tame Impala e Jennie – “Dracula”
Taylor Swift – “I Knew It, I Knew You”
Categorias profissionais
A premiação também reúne categorias de “Melhor Direção”, “Melhor Direção de Arte”, “Melhor Fotografia”, “Melhor Edição”, “Melhor Coreografia” e “Melhores Efeitos Visuais”. Essas categorias não são submetidas à votação do público. Entre os indicados estão Taylor Swift, Ariana Grande, Madonna, LISA, GENER8ION, KATSEYE, RAYE, PinkPantheress e Shaboozey, além de outros profissionais do ramo do entretenimento.
Informações
Data: domingo, 27 de setembro de 2026
Horário: 20h30 (horário de Brasília)
Local: Peacock Theater, Los Angeles, Estados Unidos
Apresentador: Snoop Dogg
Transmissão no Brasil: MTV, Paramount+ e Pluto TV
Siga o Hugo Gloss no Google Discover e acompanhe nossas notícias
