Salões de beleza de Porto Alegre reabrem: Veja as restrições e como será o funcionamento


Diante o cenário atual, nós do time do Mais Bonita sabemos o quão duro tem sido abdicar de muito para viver com o máximo de segurança neste tempo sem precedentes históricos. Sabemos que a maioria dos profissionais depende unicamente da renda de seus serviços, sendo este o setor mais afetado pela economia segundo especialistas.

O último Decreto municipal publicado pela prefeitura de Porto Alegre, dia 1o de abril, permite a abertura de salões de beleza e barbearias em Porto Alegre, desde que respeitadas as normas de segurança e os estabelecimentos tenham equipe reduzida.

Bianca Stoll, proprietária do Red Beauty Bar, abriu suas portas no mesmo dia, porém com as medidas de higiene redobradas, e número de profissionais reduzido.

“É uma forma de ajudar os profissionais. Menos da metade vai voltar a trabalhar amanhã (terça-feira), vamos espaçar as agendas, deixar um horário de intervalo entre quem quiser vir. Vimos esse movimento de reabertura dos salões e decidimos abrir as portas novamente, mas com segurança, muito álcool gel e informativos sobre a importância de lavar as mãos” conta Bianca, ao GaúchaZh.

Outro parceiro que aderiu ao movimento de reabertura, foi a Statera Beauty Concept, localizada no Moinhos de Vento, os proprietários optaram pelo atendimento personalizado. Além de cumprir todas as normas da Secretaria de Saúde, e manter os cuidados redobrados, o atendimento acontece apenas com a cliente e os profissionais que irão realizar os serviços no local.

Veja as regras de funcionamento

  • O funcionamento deve ser com equipes reduzidas 
  • É necessária restrição ao número de clientes simultâneos
  • A lotação nas salas de espera ou de recepção não poderá exceder a 30% da capacidade máxima prevista no alvará de funcionamento ou de proteção de prevenção contra incêndio
  • Para evitar aglomerações, é necessário observar a distância de 4 metros quadrados entre os clientes (dois metros de distância entre cada pessoa atendida)
  • É preciso higienizar, pelo menos a cada três horas, durante o período de funcionamento do espaço as superfícies de toque (corrimão, maçanetas, portas, etc.)
  • Usar preferencialmente para a higienização álcool em gel 70% e/ou água sanitária
  • Higienizar, preferencialmente após cada utilização ou, no mínimo, a cada três horas, durante o período de funcionamento e sempre quando do início das atividades, os pisos, paredes e banheiro
  • Manter à disposição e em locais estratégicos álcool em gel 70% para utilização dos clientes e funcionários do local
  • Manter locais de circulação e áreas comuns com os sistemas de ar-condicionados limpos (filtros e dutos) e, quando possível, manter pelo menos uma janela externa aberta, contribuindo para a renovação de ar

Leia o Decreto na íntegra no site da Prefeitura e a matéria do ClicRBS utilizada como fonte.

Créditos imagem destacada – Photo by Aw Creative on Unsplash.



Artigos Recomendados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *