Como refrescar o quarto – 10 dicas para amenizar o calor


O calor não dá trégua para quem não ou não pode ter ar condicionado. Em suma, com as temperaturas subindo mais a cada ano e, ainda, com a chegada do verão, muita gente procura modos de como refrescar o quarto, principalmente na hora de dormir.

Sendo assim, para quem tem ou não ventilador, é possível amenizar o calor dentro do ambiente em que dorme. Geralmente, observar a hora e posição em que o sol bate nas janelas e fechar as cortinas do quarto, além de abri-las durante a noite, colabora muito para a ventilação.

Como refrescar o quarto

Quando não se tem ar condicionado, manter o quarto fresco é um desafio. Veja dicas de como refrescar o quarto sem gastar muito para isso. Basicamente, pequenos hábitos e truques ajudam.

1. Paredes e cortinas

Primeiramente, essa tarefa já pode ser adiantada se você manter as paredes e cortinas do quarto com cores claras. Em suma, essas cores frias evitam que o ambiente absorva mais luz do sol e calor, como as cores escuras fazem.

2. Móveis e decoração

Fonte: Pixabay

Ainda assim, até a decoração e disposição dos móveis interfere na ventilação e, consequentemente, frescor do quarto. Desse modo, tente manter as janelas e corredores de circulação de ar – como o espaço entre a janela e a porta – livres de móveis.

3. Lâmpadas

Até mesmo as lâmpadas que você usa no ambiente podem interferir no calor. Em suma, as incandescentes geram a luz ao expelirem calor, que é transferido para o ambiente. Por isso, prefira utilizar lâmpadas de LED ou fluorescentes.

Fonte: The Economic Times

Além disso, as lâmpadas de LED são as mais ecologicamente corretas, pois não emitem gases e consomem menos energia, liberando quase nada de calor, ajudando a refrescar o quarto.

4. Eletrônicos

Mesmo que aparelhos eletrônicos estejam desligados, eles ainda produzem calor. Por isso, tire qualquer um da tomada durante a noite no quarto em que você for dormir. Um exemplo disso é o computador de mesa que fica ligado diretamente na tomada, mesmo desligado.

5. Janelas e portas

Fonte: Pexels

Sempre que possível, mantenhas as janelas e portas do cômodo abertas para que o ar circule e forme uma corrente de ar, saindo o ar quente e entrando um novo ar. Assim, se feito a noite, melhor ainda para refrescar o quarto.

Contudo, caso seja em um horário de muito sol e calor, como meio dia, não é necessário, pois é o horário em que o ar está mais quente. Desse modo, procure abrir as portas e janelas pela manhã, no final da tarde ou a noite.

6. Cortinas

Como refrescar o quarto – 10 dicas para amenizar o calor
Fonte: Pixabay

O calor do cômodo entra muito pelas janelas. Sendo assim, as cortinas ajudam a barrar um pouco da entrada do sol. Contudo, opte por tecidos de cores claras, pois os escuros absorvem mais a luz e, assim, o calor.

Desse modo, note quais horários o sol mais bate na sua janela e feche-a, juntamente com a cortina. Em suma, deixe as cortinas abertas a noite para refrescar o quarto.

7. Ventilador para refrescar o quarto

Fonte: Ventiladores Spirit

É possível potencializar o ventinho do ventilador se você colocar uma bacia ou um balde com gelo na frente dele.

Ainda, um ventilador apontado para a janela também retira o ar quente para de dentro do quarto, jogando-o para fora, o que ajuda a refrescar o quarto.

8. Umidificar para refrescar o quarto

Fonte: UOL

Para potencializar a umidade do ambiente quando o tempo está seco – além dos umidificadores eletrônicos – e dar a sensação de menos abafado, você pode molhar um lençol e pendurá-lo na janela aberta durante a noite ou se cobrir com ele.

Ainda, você pode colocar a coberta com a qual dorme no freezer, dentro de um saco plástico, e depois se cobrir com ela. Vai ser bem fresquinho!

Por fim, se tiver um ventilador de teto, você pode espalhar baldes com água pelo cômodo, vendo como pode refrescar o quarto.

9. Tapetes

Acredite ou não, mas os tapetes pelo chão do quarto não ajudam. Em suma, se o piso for frio, ele auxilia a deixar o ambiente menos quente. Então, o tapete impossibilita essa troca de temperatura.

Desse modo, móveis como camas ou sofás que fiquem em contato direto com o sol entrando no cômodo, podem ser movidos de lugar ou, para facilitar, cobertos por capaz de tecidos leves e claras. Assim, não vão ficar tão quentes.

10. Plantas para refrescar o quarto

Como refrescar o quarto – 10 dicas para amenizar o calor
Fonte: The Spruce

Você já deve ter ouvido falar por aí que plantas em casa refrescar o quarto. Pois é verdade, além de servirem como decoração. Com as plantas, certa parte da água da irrigação irá evaporar e umidificar o ambiente, graças ao processo de fotossíntese das plantas.

Desse modo, não precisa desespero para refrescar o quarto. Essas dicas simples podem te ajudar a passar pelo calorão! Tente na sua casa.

Você também pode gostar de: Usos do amaciantes – 10 maneiras inteligentes nada convencionais,

Fontes: DCI, Homify

Imagens: Pixabay, Pexels, The Spruce, Gradening Know How, Pixabay, The Economic Times, Ventiladores Spirit, UOL

Artigos Recomendados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *