Soft girl, o que é? A nova tendência que vem fazendo sucesso na internet


Se você está sempre por dentro das tendências da internet, com certeza já deve ter cruzado com o termo soft girl por aí. Se trata de uma tendência de estilo que aposta no visual infantilizado das meninas, usando e abusando de cores claras e acessórios “fofinhos”.

Constantemente a internet está lançando novas tendências que logo caem no gosto popular, especialmente as focadas no público jovem. Prova disso é a alta busca pelo termo soft girl em redes sociais como o TikTok e o Instagram. Aliás, foi no aplicativo de vídeos onde surgiu e se consolidou esse novo estilo batizado de soft girl, que tem grande influência da cultura asiática e as bandas de K-Pop.

Portanto, hoje iremos conhecer mais sobre o que é soft girl, o que caracteriza o estilo e as principais influências.

O que é soft girl

Pajaris

Soft girl em tradução literal significa garota suave, e é bem isso, já que a tendência aposta em um estilo suave, delicado e bem infantilizado. O estilo se popularizou principalmente entre meninas adolescentes e faz o maior sucesso nas redes sociais, especialmente o TikTok.

No entanto, o conceito não é bem uma novidade, já que antigamente as chamadas “Baby girls”, populares no Tumblr apostavam em um estilo bem parecido, onde predominava o uso de roupas coloridas e alegres. Nesse estilo, o rosa e o lilás são as cores predominantes, mas não exclui outros tons claros, como as candy colors, que combinam muito com a tendência.

E não se trata apenas das roupas, todo o visual é pensando para parecer o mais infantil e delicado possível. Sendo assim, acessórios como brincos e colares de coração, laços e pulseiras fazem parte da composição. Bem como outros itens fofinhos como ursos de pelúcia.

Portanto, as chamadas soft girls são garotas, principalmente as adolescentes que se vestem de forma bem delicada, apostando em cores claras e acessórios fofinhos e make leve. Lembrando bastante um visual de criança mesmo. E o número de jovens que se intitulam soft girls vem crescendo cada vez mais, tanto na internet quanto no dia a dia.

Tendência no TikTok

YouTube

O termo, soft girl surgiu primeiramente na rede social TikTok e foi questão de tempo até as buscas pelo estilo crescerem absurdamente. De acordo com o Google Trends, plataforma de métrica de pesquisas na Internet, a busca pelo termo soft girl no Brasil teve um boom em junho do ano passado e desde então vem crescendo cada vez mais.

A hashtag #SoftGirl já ultrapassa a marca de 120 mil posts, entre fotos e vídeos de meninas que se vestem inspiradas no estilo. Desse modo, as meninas que se denominam soft girls acumulam milhares de likes e fãs na plataforma de vídeos rápidos.

E o sucesso da tendência não é por acaso. A principal influencia do estilo soft girl é a cultura asiática e o k-pop.  Tantos as boy bands quanto as girl bands de pop coreano em sua maioria apostam em visuais leves e divertidos, e cheios de autenticidade. Assim, por ser um gênero que está muito em alta entre os adolescentes acaba influenciando também o jeito como se vestem e se portam.

Estilos populares

YouTube

Importante lembrar que soft girl não é o primeiro nem o único estilo que está bombando no TikTok e nas redes sociais ultimamente. As chamadas VSCO Girls e e-girls, as quais já falamos aqui no Área, também são bastante populares na internet e fazem o maior sucesso entre as meninas.

No entanto, se tratam de estilos diferentes, e cuidado para não confundir, porque cada uma gosta de ter o seu estilo bem separado do outro. Enquanto as soft girls apostam em um visual leve e delicado, as e-girl são o oposto, e apostam em roupas escuras, maquiagem carregada, correntes e outros acessórios mais marcantes. Um estilo que lembra o emo, que fez muito sucesso nos anos 2000, porém agora repaginado.

Já as VSCO Girls têm um estilo mais básico e neutro, bem clean apostando em cores com o branco, o cinza, o bege. A maquiagem também é bem levinha, e os acessórios são os mais simples possíveis, nada muito colorido ou que chame a atenção.

Inspirações de soft girl

Como dito anteriormente, o estilo de soft girl aposta no visual infantil e delicado. Portanto, os looks das soft girls são basicamente peças bem femininas e coloridas, maquiagens leves e com bastante rosa e lilás. Os acessórios são peças-chaves para a composição dos looks, e não podem faltar brincos e colares delicados, geralmente com desenhos de bichinhos e coração. Por isso, selecionamos alguns looks de soft girls para você ter uma ideia melhor do que é o estilo.

Enfim, o que você achou dessa matéria? Aliás, aproveite para conferir também Estilo, o que é? Definição, diferença entre estilo e moda + tipos de estilo.

Fontes: Tech Tudo Universa Canal Tech

Imagens: CNN Pajaris YouTube YouTube

Artigos Recomendados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *