Como limpar chuveiro – Dicas fáceis e econômicas


Se você acredita que não é necessário limpar o chuveiro, acredite, é necessário. Mesmo que saia água dele, é essencial saber como limpar chuveiro para que não acumular sujeira nos furinhos e entupir o aparelho.

Quando passamos muito tempo sem limpar esse item essencial da nossa higiene diária, ele pode começar a entupir devido aos mineiras presentes na água, como o cloro, que começa a se acumular nas saídas de água. Ainda, a poeira do ar também pode se misturar com a água e entupir os buraquinhos, e até mesmo criar mofo, já que está em um ambiente úmido como o banheiro.

Desse modo, a água começa a sair torta e desgovernada pelo chuveiro ou a criar as manchas pretas de mofo, dando a dica de que já está mais do que na hora de limpar seu chuveiro, de forma a evitar um acidente elétrico.

Prevenindo o entupimento do chuveiro

Fonte: ZAP em Casa

Para que o chuveiro não chegue a entupir muitos furos ou completamente e queimar a resistência, você pode seguir algumas dicas de prevenção. Por exemplo, sempre que puder, é bom passar uma escova de dentes ou de limpeza na área onde sai a água do equipamento.

Ainda, fazer uma limpeza periódica na caixa d’água da casa evita que sujeiras cheguem até o corpo da ducha vindas pelo encanamento. Por último, veja se a água chega incolor e sem impurezas até seu banho, pois os canos podem soltar sujeiras.

Outra observação importante é que o ideal, após sair do banho, devemos deixar a porta, janela e box do banheiro abertos, para que o ar circule e não facilite a proliferação do mofo no chuveiro. Ainda, lembre-se sempre que, ao limpar o chuveiro, a energia deve ser desligada pois, desse modo, você evita choques elétricos.

Como limpar chuveiro

Se você não sabe como limpar chuveiro ou não sabe de quanto em quanto tempo isso precisa ser feito, vamos ajudar. Em suma, o ideal é que a limpeza seja feita de três em três meses para que não chegue a entupir. Sendo assim, há muitas maneiras de limpar esse aparelho essencial para o banho. Confira as dicas.

Como limpar chuveiro sem desmontar

Para quem quer mais praticidade e agilidade na hora de limpar o chuveiro, não é preciso desmontar a peça, ou seja, retirar a parte dos furinhos por onde a água sai.

Pouca sujeira

Como limpar chuveiro – Dicas fáceis e econômicas
Fonte: Jornal Dia Dia

Se a sujeira for mínima, você pode utilizar uma mistura de água com cloro ou água sanitária, e espirrar nos bocais com um borrifador. Com isso feito, deixe agir por alguns minutos e ligue a água para que a sujeira saia. Inclusive, essa dica também é válida para quem precisa limpar o rejunte do banheiro.

Sujeira considerável

Como limpar chuveiro – Dicas fáceis e econômicas
Fonte: Vix

Se o chuveiro estiver sujo, mas não estiver completamente entupido, você pode resolver o problema colocando uma sacola de plástico com uma solução de produtos.

Em suma, a mistura de água com cloro ou água sanitária também vale aqui. Contudo, o vinagre, de preferência branco, também pode ser acrescentado no lugar dos dois. Com isso, coloque essa mistura dentro do saco plástico.

Depois, amarre essa sacola com a mistura no bocal do chuveiro, utilizando uma fita ou barbante, deixando o líquido em contato com as saídas de água. Em seguida, deixe agindo por duas horas. Em suma, a sujeira vai ser dissolvida pela mistura e basta ligar a água para limpar o chuveiro.

Como limpar chuveiro – desmontando

Fonte: N1

Você vai precisar desmontar o chuveiro, ou seja, retirar a tampa do bocal de jatos de água, quando ele estiver muito entupido ou com um aspecto bem sujo e encrostado pro fora.

Basicamente, para retirar essa parte, basca fazer um pouco de força nas laterais do corpo do aparelho para que a tampa desencaixe e saia. Em seguida, novamente a mistura de água comum e cloro ou água sanitária, ou água comum com vinagre e limão, vai ser necessária para limpar o chuveiro.

Contudo, você vai deixar a tampa retirada da ducha dentro de um balde ou bacia mergulhada nessa composição por cerca de uma hora. Em seguida, esfregue a tampa com uma escovinha para que a sujeira persistente saia. Por fim, se ainda necessário, use uma agulha bem fininha na limpeza dos furinhos que continuarem entupidos e enxágue a tampa. Pronto, seu banho já está garantido.

Fontes: Decor Fácil, Casa Prática Qualitá, Dr. Lava Tudo

Imagens: Cleanpedia, Vix, Jornal Dia Dia, ZAP em Casa, N1

Artigos Recomendados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *