Como fazer café? Dicas infalíveis para fazer a bebida perfeita


Café é uma das bebidas favoritas não somente da mesa dos brasileiros, mas de várias partes do mundo. Não é à toa que ele é a segunda bebida mais consumida no planeta! Quentinho, tradicional, gelado, com leite e tantas outras versões existentes da bebida feita do grão de café, animam amantes por todos os lados. No entanto, você sabe como fazer um café perfeito?

Antes de mais nada, vale ressaltar o quanto essa bebida faz parte do cotidiano do Brasil. Como prova disso, nosso país é maior produtor e exportador de café do mundo, com lavouras suficientes para cobrir 2 milhões de campos de futebol. É grão pra todo lado! Os amantes que o diga, pois existem vários tipos de extração para todos os gostos.

Diante disso, vamos te mostrar o passo-a-passo ideal para preparar sempre o café perfeito, seja passado na hora, seja utilizando cafeteiras. Aproveita e já coloca a água pra ferver e passar um delicioso cafézinho enquanto aprende os detalhes. Feito isso, refaça a bebida com as dicas deste conteúdo, compare o sabor e note a diferença.

bebida na xícara
Foto: Tianjin Plus

Como preparar a água para o café

Se engana quem acredita que o ponto da água é quando ela estiver fervendo. Pelo contrário, a água não deve ferver. No máximo quando começar a borbulhar (sinal que atingiu os 100º, ponto de ebulição), desligue imediatamente e espero cerca de trinta segundos para esfriar.

A água no ponto de ebulição pode chegar a queimar o pó e a perda de oxigênio altera a acidez. Sendo assim você não vai querer modificar o sabor, não é mesmo? Lembre-se de preferir água filtrada ou mineral, para preservar o sabor e as propriedades do café.

grãos
Foto: Villa Café

Como escolher e consumir o pó do café

Atualmente existem diversas marcas de café no mercado. Há ainda cafeterias que extraem o café na hora para o freguês e algumas utilizam técnicas de extração únicas. Porém, a escolha perfeita da marca vai do gosto de cada um.

Já o tipo de moagem, seja ela grossa, média ou fina, existem algumas indicações, visto que a escolha influencia na filtragem e no tempo em que o café fica em contato com a água. Sendo assim, caso você opte por utilizar coadores de pano ou papel, prefira o café de moagem média ou fina e evite a moagem grossa.

Como coar o café

como coar o café
Foto: Pexels

Pelo mundo afora, existem inúmeros tipos de preparos, mas aqui no Brasil a mais comum é a tradicional filtragem através de um coador de papel ou de pano. Há quem diga que um bom cafézinho passado (coado) no pano na hora não tem igual!

Acontece que, falando de sabor, o coador de pano é a melhor pedida. Os coadores de papel absorvem óleos essenciais do pó, o que pode gerar diferença no gosto. Mas, vale lembrar que os coadores de pano podem acumular impurezas, então é bom armazená-los com cuidado e utilizar nada além de água corrente para a limpeza.

Medidas do café

O café consumido no Brasil é geralmente mais forte que o da Europa ou dos Estados Unidos. Assim então, as medidas mudam de região para região.

Se o que você gosta é de café forte, baste utilizar 2 colheres de chá para cada 150ml. Para quem gosta de café mais fraco, uma colher e meia de pó de café para cada 150ml.

Caso vá fazer café para a família toda, utilize a seguinte medida: 6 colheres de chá de pó de café para cada 1L (um litro) de água.

Para cada litro de água, utilize de 80 a 100 gramas de café, o que equivale a 5 ou 6 colheres de sopa.

vários cafézinhos diferentes
Foto: iStock

Açúcar ou adoçante? Quando adoçar?

Apesar de muitas famílias terem o costume de inserir o açúcar durante o preparo da água, o ideal é adoçar apenas quando o café estiver pronto. Ao colocar o açúcar antes do café estar finalizado, ele pode alterar as propriedades do pó e o ponto de ebulição da água. Portanto, adoce como preferir após o café estar pronto. No entanto, o indicado é beber café sem qualquer tipo de adoçante, visando uma melhor degustação do sabor.

Preparo:

Após saber todos os passos certos para ter um bom café e preservar seu gosto, é hora de colocar a mão na massa. Basta esquentar a água conforme foi indicado acima, e quando estiver no ponto (entre 90º e 96º), despeje na garrafa (ou no recipiente que preferir) lentamente utilizando o coador com o pó do café dentro.

Nesta etapa, verifique se o pó foi todo molhado pela água quente e utilize uma colher para mexer o espesso. Se atente também para o tempo de contato da água com o café de acordo com o tipo de moagem. A moagem fina, pede um tempo de contato de no máximo 4 minutos, já a média de 4 a 6 minutos, enquanto a grossa pede de 6 a 9 minutos.

café quente
Foto: eCycle

Preparo na cafeteira elétrica

Normalmente, as cafeterias já vem com suas próprias medidas e regras de uso. Mas, a maioria das cafeteiras preparam até 12 xícaras de café, porém com o passar do tempo ela pode deixar o café amargo pelo longo contato com a água. Sendo assim, prepare menos xícaras por vez.

Dicas extras

  • Para o café durar mais, guarde-o na geladeira, em recipiente fechado e escuro, pois o contato com a luz também pode danificar as propriedades do pó.
  • O contato com o ar pode deteriorar o pó, sendo assim, compre apenas a quantidade que você vai usar em no máximo um mês.
  • A bebida deve ser consumida em, no máximo, uma hora após o preparo, para não haver surpresas no sabor.
  • Ao adoçar, o açúcar refinado é o que menos interfere no sabor.

Fontes: Duduxo, Super Abril.

Imagens: Grão Gourmet, Pexels, Tianjin Plus, Villa Café, iStock, eCycle.

Artigos Recomendados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *