Manchas no buço – Como clarear as marcas e dicas para se proteger


O buço é aquela região do rosto que fica entre a boca e o nariz. Manchas no buço são mais comuns do que se imagina, e muito incômodas, assim como outras manchas na pele, especialmente no rosto. Elas são caracterizadas por marcas marrom na pele, causadas principalmente após logos períodos de exposição solar sem proteção.

Sendo assim, as manchas no buço são uma das principais queixas nos consultórios de dermatologistas. Mas, felizmente é possível tratar esse desconforto estético, e suavizar e até mesmo eliminar as manchas no buço. Contudo, o melhor tratamento é sempre a prevenção.

Portanto, hoje iremos entender melhor o que são as manchas no buço, como elas aparecem e como clareá-las, além é claro de formas para prevenir o seu aparecimento.

Manchas no buço

Partmed

A principal a causa, e também a mais comum das manchas no buço é o melasma. Se trata de uma dermatose bastante complexa, que está relacionada a uma desordem de pigmentação do melanócito, ou seja, as células que produzem melanina. Sendo assim, o resultado dessa desordem é o aparecimento de pequenas manchas marrons, na pele, afetando principalmente o rosto e o colo.

No entanto, vários outros fatores influenciam diretamente no aparecimento dessas manchas, tais como o excesso de exposição ao solar, alterações hormonais e até mesmo predisposição genética, que ativam a melanogênese, ou seja, a ativação da melanina. A depilação do buço com cera quente também pode resultar nessas manchas no buço. Isso devido a ser um procedimento que agride e pele e pode afetar a pigmentação local.

Além disso, outra causa do surgimento das manchas no buço é ingerir caipirinha de limão e logo em seguida ser exposto ao sol. A explicação é o que o líquido pode ter contato com a área superior ao lábio e com a exposição ao sol pode resultar em uma mancha, muito semelhante a uma queimadura causada por limão.

Como clarear as manchas no buço

Lifestyle ao Minuto

No caso das manchas de melasma, elas podem ser um pouco mais complexas e difíceis de tratar. Contudo, isso não significa que é impossível de clarear e eliminar as manchas. Sendo assim, podem ser usados dermocosméticos despigmentantes bem como ácidos. Além disso, com a tecnologia disponível hoje em dia, existem vários procedimentos estéticos que podem ajudar a clarear as manchas no buço, como laser, microagulhamento e peeling, por exemplo.

Apesar disso, é importante frisar que além de realizar todos esses procedimentos com o intuito de remover as manchas da pele, é fundamental usar protetor solar diariamente corretamente, justamente para evitar que o melasma reapareça. Aliás, o uso do protetor solar é a melhor forma de prevenir e tratar as manchas na pele.

Para manchas causadas após a depilação do buço com cera, o ideal é trocar o método. Sendo assim, remover os pelos com linha ou mesmo aderir a depilação a laser pode evitar o problema.

Dicas para suavizar e prevenir

ADCOS

Sendo assim, vamos conhecer algumas dicas simples que podem ajudar a atenuar as manchas no buço e no rosto em geral.

  • Lave o rosto com um sabonete específico para clarear manchas, que contenham substâncias despigmentantes, como ácido glicólico por exemplo. Desse modo, além de fazer uma limpeza profunda da pele, o produto ainda irá ajudar a suavizar as marcas.
  • Após a lavar o rosto e secar, aplique o creme despigmentante, dando ênfase na região do buço e outras áreas afetadas pelas manchas.
  • O uso de hidratante é muito importante para ajudar a pele a se acostumar com o efeito das substâncias despigmentantes. Sendo assim, logo após a absorção do produto na pele, aplique uma camada generosa de hidratante.
  • O protetor solar é fundamental, tanto para suavizar e prevenir as manchas no buço, como para proteger a pele do sol. Sendo assim, aplique o protetor solar diariamente antes de sair de casa, fazendo a reaplicação do produto a cada três horas ou sempre que suar muito. E isso vale também para os dias nublados ou chuvosos.
  • Uma dica extra é optar por protetores solares com cor. Já foi comprovado que eles protegem melhor contra os raios solares e luzes artificiais que podem piorar ainda mais as manchas na pele.
  • Quando for ficar muito exposta ao sol, como um dia na praia ou piscina, use um chapéu ou boné para proteger o rosto.
  • Alguns suplementos, como o ômega 3 e 6 ajudam a clarear as manchas na pele. Portanto, é uma opção incluí-los na sua dieta para melhores resultados.

Enfim, o que você achou dessa matéria? Aliás, aproveite para conferir também Protetor solar facial: como escolher o melhor para você?

Fontes: O Popular Digital Derma Club Viva Bem Boa Forma

Imagens: Dermaser Partmed Lifestyle ao Minuto ADCOS 

Artigos Recomendados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *