Como amolar tesoura? Passo a passo para fazer em casa


Todo mundo tem aquela tesoura em casa que há muito não corta mais do jeito que devia. Com o tempo, a lâmina do material perde seu efeito inicial, mas isso não significa que ela não serve mais. Apesar de existirem instrumentos específicos para lixar e amolar certos instrumentos, é possível fazer isso no conforto de casa, sem muito estresse. Assim, aprender como amolar sua tesoura torna-se bem mais fácil do que você imagina.

É comum que a tesoura perca o corte com facilidade por causa do tempo ou uso inadequado. Além do esmeril, o aparelho específico para afiar, arredondar ou dar acabamento para peças, você também pode conseguir o mesmo efeito ao amolar suas tesouras de outras formas. Seja com papel alumínio, agulha ou lixa, as técnicas permitem que qualquer um salve aquele material que não quer jogar fora.

Confira abaixo 10 dicas e formas diferentes de como amolar tesoura com materiais de casa ou aparelhos específicos.

Como amolar tesoura
Fonte: Preçolandia

Como amolar sua tesoura

As dicas a seguir variam entre diferentes formas de amolar tesoura com instrumentos como o rebolo ou o esmeril, que muitos podem não ter em casa, ou utensílios de cozinha do dia a dia.

1 – Amolar tesoura no esmeril

Fonte: Universidade da Afiação

O esmeril é utilizado para afiar ferramentas específicas, bem como tirar rebarbas de peças, remover a ferrugem e polir. Para amolar sua tesoura com o instrumento, antes de mais nada, desparafuse a tesoura, de forma que você possa amolar as duas partes separadamente. Em seguida, ligue a máquina, passando cada parte bem rente à pedra. Mantenha o polegar firme do outro lado da lâmina, para garantir estabilidade.

2 – Rebolo

Fonte: Megafino Cutelaria

Da mesma forma, o rebolo é um instrumento utilizado para amolar ferramentas cortantes, constituído de um círculo feito de material desgastante. Abra a tesoura o máximo possível e posicione o fio da lâmina no círculo. Ligue o aparelho e deslize todo o comprimento da lâmina pelo equipamento, de forma que toda a superfície seja afiada.

3 – Como amolar tesoura com lima

Reviewbox

Amolar sua tesoura com uma lima, uma ferramenta em formato de haste utilizada para desbastar peças, não tem segredo algum. Apenas abra sua tesoura o máximo possível e a segure de forma que fique firme em suas mãos. Em seguida, deslize a lima na diagonal por todo o fio da lâmina, de trás para frente. Repita o processo quantas vezes achar necessário e só então troque de lado.

4 – Caneca de porcelana

Fonte: Freepik

Você sabia que até mesmo uma caneca de porcelana pode servir ao amolar sua tesoura? O processo é simples. Vire a caneca de cabeça para baixo e abra sua tesoura, passando a lâmina nas bordas do fundo da caneca. Repita o movimento pelo menos 20 vezes em cada lâmina da tesoura e, por fim, passe um pano para limpar a sujeira.

5 – Agulha para amolar tesoura

Como amolar tesoura
Fonte: Sigbol

Nesse sentido, para esse processo, qualquer agulha de costura deve servir. Posicione a agulha no meio da tesoura, desde sua borda. Passe-a devagar pela lâmina, fechando a tesoura no processo, com cuidado, como se fosse cortar a agulha. Repita quantas vezes for necessário. Lembre-se que você deve deslizar a agulha por todo o comprimento da lâmina enquanto fecha a tesoura, sem apertá-la!

6 – Papel alumínio

Fonte: Escola de Feltro

O método a seguir é provavelmente o mais barato e mais simples de todos. Tudo que você vai precisar é uma folha de papel alumínio, que ajuda a melhorar o corte da tesoura. Abra um rolo do papel e comece a fazer cortes com a tesoura pela quantidade de vezes que julgar necessário para amolar o instrumento. Pronto!

Você também pode utilizar o papel alumínio para afiar tesouras de unha, que costumam ser mais delicadas. Dobre o papel e mantenha o lado mais brilhante para fora. Passe-o na lâmina da tesoura segurando-o dos dois lados, como se estivesse limpando-a, de baixo para cima.

7 – Lixa de madeira

Como amolar tesoura
Fonte: Escola de Feltro

Para amolar sua tesoura em uma lixa de madeira, de maneira idêntica, você deve repetir o mesmo processo do papel alumínio. Ela é indicada para tesouras de picotar, aquelas utilizadas para criar bordas no tecido, de forma que ele não desfie. Considere usar uma lixa de madeira 220, uma das mais finas, e faça cortes no papel até o fio da lâmina da tesoura melhorar.

8 – Pote de vidro

Fonte: Pinterest

Assim como a agulha, o movimento que você deve fazer para amolar sua tesoura no pote de vidro é o mesmo. Primeiramente, abra a tesoura e posicione uma das lâminas para dentro da boca do pote e outra para fora. Faça o movimento de corte, puxando a ferramenta para fora, sem aplicar muita força. Repita isso algumas vezes e então troque o lado da tesoura, caso seja necessário.

9 – Como amolar tesoura com pedra carborundum



Fonte: Como Costural

A pedra carborundum é uma pedra específica de afiar facas e outros materiais, possuindo uma superfície desgastante áspera e outra lisa. O processo serve para qualquer tesoura de fio liso.

Vire a pedra carborundum em seu lado mais liso e abra a tesoura até o fim, segurando-a pelo centro, mas sem forçar o parafuso. A lâmina que você vai afiar deve estar voltada para você: normalmente, o lado mais áspero da lâmina da tesoura é o interior. Posicione a pedra na beirada de uma mesa e então deslize a lâmina pela diagonal, até o canto da pedra.

Atenção! Seja como for, não deslize a tesoura em linha reta, pois isso fará com que ela perca o fio. Repita o processo algumas vezes. Para maior estabilidade, posicione o indicador na extremidade da lâmina que está sendo afiada enquanto ela desliza pela pedra.

10 – Lixa de unha

Como amolar tesoura
Fonte: Veja SP

Por fim, a lixa de unha também é outro método extremamente simples e barato de amolar suas tesouras. Você deve apenas abrir a tesoura até o fim, passando o lado mais fino da lixa no fio da lâmina, de baixo para cima. Não é necessário exercer força alguma. Após repetir o processo algumas vezes, em seguida, faça o mesmo do outro lado da lâmina.

Essa matéria foi útil para você? Se sim, aproveite também para conferir Como usar papel alumínio? A maneira certa de usa-lo nas receitas

Fontes: Tua Casa, eCycle

Imagens: Veja SP, Como Costurar, Escola de Feltro, Universidade da Afiação, Megafino Cutelaria, Pinterest, Sigbol, Freepik, Reviewbox, Preçolandia

Artigos Recomendados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *