Você conhece o chá de Rooibos?


O chá de Rooibos tem se tornado cada dia mais popular ao redor do mundo devido às suas propriedades semelhantes às do chá vermelho. A infusão possui uma coloração avermelhada, e é feita com as folhas de um arbusto muito cultivado na África do Sul.

Possui sabor suave e adocicado, por causa dos óleos essenciais e flavanonas, um tipo de frutose que não tem calorias. Esta infusão vermelha não contém cafeína e possui grande quantidade de minerais com propriedades digestivas que ajudam a combater alguns problemas de saúde.

Atualmente, muitas pessoas preferem o chá de Rooibos, ao invés de chá verde, pois ele é mais rico em vitaminas, minerais e, ao contrário do chá verde, não possui cafeína.

Você conhece o chá de Rooibos?

Benefícios do Chá de Rooibos

  • Rico em antioxidantes: O chá de Rooibos contém grandes níveis de antioxidantes como flavonoides, que reduz o risco de câncer e melhora a saúde cardiovascular. Esses antioxidantes ajudam a proteger as células dos malefícios dos radicais livres, evitando o envelhecimento precoce e o enfraquecimento do sistema imunológico.
  • Rico em minerais: Contém grandes quantidades de minerais benéficos: ferro, potássio, cálcio, cobre, manganês, magnésio e zinco.
  • Anti-inflamatório: O chá de Rooibos contém polifenóis, um agente anti-inflamatório que ajuda na prevenção de várias doenças.
  • Bom para diabetes: Estudos preliminares mostram que o consumo de chá de Rooibos pode melhorar a tolerância à glicose e aumentar a produção de insulina no pâncreas.
  • Melhora as alergias: O chá de Rooibos é usado como um curativo eficaz para tratar alergias. Ele tem qualidades anti-inflamatórias, graças ao seu conteúdo fenólico, e é por isso que também é prescrito para asma e reações alérgicas tópicas de vários tipos.
  • Diurético: Pelo seu efeito diurético, evita a retenção de líquidos, a sensação de inchaço e a má digestão.
  • Tem ação desintoxicante: Por isso, é muito usada por quem busca a perda de peso. Rica em antioxidantes, a planta possui um efeito detox, propriedades antialérgicas, entre outros benefícios.
  • Contém quercetina e quercitrina: estes são dois componentes que ajudam a atenuar distúrbios digestivos e intestinais, tais como prisão de ventre, diarreia, dores de estômago, gastrite, vômitos ou náuseas.
  • Alivia a irritabilidade e a insônia: o chá de Rooibos não possui cafeína, o que não torna-o excitante. Por outro lado, é rico em minerais como o magnésio, o que é muito importante para o sistema nervoso, aliviando a irritabilidade e a insônia. Também ajuda a aliviar a depressão pois exerce uma influência positiva sobre a serotonina, que proporciona sensação de bem-estar.
  • Bom para pele: O teor de ácido alfa hidrox, zinco e antioxidantes do chá de Rooibos são muito bons para a pele. Ao aplicar o chá diretamente sobre a pele, ajuda a melhorar a acne , espinhas, queimaduras ou doenças de pele relacionadas. Ajuda também na prevenção do envelhecimento precoce da pele.
Você conhece o chá de Rooibos?

Como preparar e consumir o chá de Rooibos?

Use a proporção de 10g de erva para cada litro de água. Para uma xícara de chá (300 ml) use 3g da erva. Em um recipiente, leve a água ao fogo. Quando estiver fervendo, coloque a erva e então apague o fogo e abafe a mistura. Deixe descansar por um período de aproximadamente 10 minutos, permitindo que a água absorva todos os sabores e propriedades da erva medicinal.

A bebida pode ser consumida gelada em dias quentes como um refresco, ou ainda quente em dias mais frios, como uma forma de, além de nutrir-se, esquentar-se. O ideal é consumir pelo menos uma xícara ao dia.

Artigos Recomendados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *