Efeitos colaterais do Roacutan e contraindicações do remédio para acne


Quando se fala em tratamentos para acne, logo vem a cabeça o uso do Roacutan. Isso porque se trata de um remédio com efeitos muito eficazes para tratar e eliminar a acne, melhorando consideravelmente a saúde e aparência da pele. No entanto, a fama do remédio vem acompanhada também dos efeitos colaterais do Roacutan, que causam certa preocupação por parte dos pacientes.

A isotretinoína, que chamamos popularmente de Roacutan é um remédio que tem efeito sobre a atividade das glândulas produtoras de sebo. E é isso que faz com que ela seja uma grande aliada no tratamento da acne grave. Contudo, ao mesmo tempo, o remédio causa uma série de efeitos colaterais que vão desde a secura da pele e dos lábios até alterações de humor. Além disso, o Roacutan é tão forte que não deve ser consumido por gestantes ou lactantes pelo risco de malformação do feto.

Sendo assim, hoje iremos entender melhor os efeitos colaterais do Roacutan e também as contraindicações do remédio. Lembrando que o seu uso só deve ser feito com prescrição médica.

Roacutan

Roacutei

O Roacutan, ou isotretinoína é um dos principais tratamentos para acne e acne grave. Ele atua na supressão da atividade e redução do tamanho das glândulas produtoras de sebo, que estão diretamente relacionadas com o aparecimento de espinhas na pele. Desse modo, o medicamento é recomendado para o tratamento de acne quando o uso de outros tratamentos primários, como antibióticos, cremes e pomadas não apresentaram resultados.

Sendo assim, o uso do remédio só é indicado em último caso, quando nada melhora o estado da acne e também devido aos efeitos colaterais do Roacutan. Por isso, o seu uso só é recomendado por um médico dermatologista, após uma análise precisa do estado da pele e também do estado do paciente.

A partir disso, o dermatologista irá orientar o paciente quanto ao uso do Roacutan. A dosagem varia de acordo com a gravidade do problema. Normalmente, a dose varia entre 0,5 a 1 mg/kg por dia, mas dependendo da gravidade, a dose pode chegar até a 2 mg/kg.

Após o início do tratamento, os resultados podem ser observados a partir da oitava semana de uso. A duração por sua vez também varia dependendo da gravidade da acne, mas na maioria das vezes dura entre 16 a 24 semanas, podendo variar para mais ou menos.

Efeitos colaterais do Roacutan

O Hoje

Apesar de ser muito eficaz no tratamento para a acne, o remédio assim como qualquer outro também tem os seus efeitos colaterais. Contudo, os efeitos colaterais do Roacutan podem causar muitas dúvidas e preocupações nos pacientes quanto a segurança do medicamento. Veja a seguir os principais efeitos colaterais do Roacutan:

  • Anemia;
  • Aumento ou diminuição das plaquetas;
  • Elevação da taxa de sedimentação;
  • Conjuntivite;
  • Irritação e ressecamento ocular
  • Inflamação na borda da pálpebra;
  • Elevações transitórias e reversíveis de transaminases hepáticas
  • Fragilidade cutânea;
  • Coceira na pele;
  • Ressecamento da pele e dos lábios;
  • Queda de cabelo;
  • Sangramento do nariz e gengivas;
  • Dores musculares;
  • Dores nas articulações;
  • Dor na lombar;
  • Dor de cabeça;
  • Aumento de triglicérides e colesterol séricos;
  • Diminuição de HDL;
  • Alterações de humor;
  • Depressão.

Essas são alguns dos efeitos colaterais do Roacutan considerados comuns, ou seja, que ocorrem em 10%ou mais dos pacientes durante o tratamento. Por isso a necessidade da supervisão de um médico.

Mas apesar de ter efeitos considerados graves, é importante frisar que eles só aparecem em alguns pacientes. Além disso, os efeitos colaterais normalmente são reversíveis, com a diminuição da dose ou interrupção do uso do remédio. No entanto, algumas das adversidades podem persistir após a suspenção do tratamento.

Contraindicações do Roacutan

Salon Line

Então, levando em consideração os diversos efeitos colaterais do Roacutan, é esperado que o remédio seja contraindicado em alguns casos. Sendo assim, o Roacutan não deve ser usado por pacientes com alergia à isotretinoína, bem como parabenos ou qualquer outra substância presente no medicamento. Também não é indicado para pessoas com insuficiência hepática, excesso de vitamina A ou com altos níveis de lipídios no sangue.

Mulheres grávidas também não devem usar o Roacutan, devido ao alto risco de causar malformações no bebê ou até mesmo um aborto espontâneo. O mesmo serve para lactantes. Sendo assim, no caso de pacientes mulheres que fazem o uso do Roacutan devem utilizar métodos contraceptivos afim de evitar uma gravidez durante o tratamento contra a acne.

Além disso, pacientes com transtornos psiquiátricos tem contraindicações relativas, onde deve-se levar em consideração o custo-benefício do tratamento e tendo um acompanhamento mais próximo. A prescrição do medicamento só é feita após uma análise detalhada do caso do paciente e a também após exames de laboratório. Então, a decisão pelo tratamento deve ser feita com conjunto com o médico e o paciente, ou familiares quando menor de idade, já que o remédio pode ser usado a partir dos 12 anos de idade.

Portanto, em hipótese alguma deve se usar Roacutan sem prescrição e acompanhamento de um dermatologista. Em todo caso, o medicamento só pode ser adquirido em farmácias com uma receita médica.

Enfim, o que você achou dessa matéria? Aliás, aproveite para conferir também Tratamentos para acne – Tipos de acne e o que fazer em cada caso.

Fontes: Tua Saúde Catraca Livre Saúde

Imagens: O Povo Roacutei O Hoje Salon Line

Artigos Recomendados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *