Médicos de Paulo Gustavo esclarecem que ator não tinha comorbidades e explicam o episódio que causou sua morte: ‘É muito raro’; assista


O “Fantástico” deste domingo (9) trouxe diversas homenagens e esclareceu informações sobre a morte de Paulo Gustavo, que nos deixou na última terça-feira (4). A equipe de reportagem entrevistou os médicos que acompanharam de perto todo o caso do humorista, e explicou quais foram as complicações que levaram ao falecimento dele.

Paulo foi internado no dia 13 de março, no Rio de Janeiro. Nos dias anteriores, o artista já sabia de seu diagnóstico de Covid-19 e monitorava sua situação com a ajuda de um oxímetro. Quando percebeu que o vírus estava avançando de forma rápida, ele decidiu procurar um hospital.

Nos primeiros dias, o ator passou três vezes por tomografias. Da primeira vez, 10% de seus pulmões estavam comprometidos, na segunda, 25%, já na terceira, menos de uma semana após o começo dos sintomas, já eram 75% dos pulmões acometidos pelo vírus. Nesse momento, decidiu-se pela internação, que durou 53 dias. Segundo os médicos do ator, o chefe de terapia intensiva Fabio Miranda e o pneumologista Rafael Pottes, ele não possuía qualquer comorbidade que pudesse complicar o seu caso. Paulo Gustavo tinha asma leve, que já estava controlada há muitos anos. “Não tinha nenhuma doença“, disse Fabio.

Depois de oito dias internado, em 21 de março, o artista teve que ser intubado. “Ele já estava respirando com um certo cansaço, com um certo esforço. Nesse ponto, nós fizemos uma nova tomografia que mostrou praticamente 100% de área pulmonar acometida“, relatou Miranda. Mesmo assim, o ator teve uma sucessiva piora em seu quadro respiratório, apresentando um pneumomediastino – quando o ar do pulmão escapa para o mediastino, onde ficam o coração e outros órgãos.

Continua depois da Publicidade

Esse pneumomediastino estava aumentando, ao ponto de começar a causar algum risco pro funcionamento do sistema cardiovascular“, explicou o chefe da terapia intensiva. Os médicos decidiram, então, drenar esse ar. “Ele apresentava sinais de normalidade neurológica, de interação, e depois outras complicações começaram a ocorrer“, apontou Fabio.

Dentre as complicações estavam, por exemplo, uma hemorragia na cavidade pleural e aspergilose, doença causada por um fungo no pulmão. O mais preocupante, entretanto, foi o aparecimento de uma fístula bronco-pleural, uma conexão anormal entre um brônquio e a pleura, membrana que envolve os pulmões. “As medidas corretivas eram tomadas e ele passava a melhoras. Menos de 24 ou 48 horas depois, surgia uma nova complicação, e nós éramos obrigados a correr pra tomar alguma medida corretiva“, relembrou Miranda.

Dona Hermínia, a personagem mais famosa de Paulo Gustavo. (Foto: Globo/Victor Pollak)

A essa altura, os médicos decidiram submeter Paulo Gustavo à terapia por ECMO (Oxigenação por Membrana Extracorpórea) na UTI, no dia 2 de abril. Essa técnica funciona como uma espécie de pulmão artificial, que ajuda na oxigenação do sangue. “Ele se tornou mais estável com a ECMO, ele permaneceu semanas… Ele também teve pelos duas pneumonias por bactérias que foram devidamente tratadas“, falou o chefe de terapia intensiva.

Ao longo do período, porém, o ator apresentou complicações como sangramento na pleura, assim como a fístula que persistia. “Ele complicava, mas a gente nunca perdeu a esperança, porque ele era um touro. Ele complicava e melhorava, ele conseguia recuperar tudo, era uma força de vida tão grande“, contou Susana Garcia, médica, cineasta e amiga próxima de Paulo Gustavo.

Continua depois da Publicidade

No final de semana que antecedeu sua morte, o humorista teve a sedação diminuída e chegou a reagir. “Talvez tenha sido o melhor dia dele durante a internação“, opinou Rafael. “A gente falava, ‘abre o olho e fecha duas vezes’, e ele fazia. ‘Abre a boca, bota a língua para fora’. A gente falava só coisa positiva: ‘você está melhorando’“, relatou Susana.

Depois da evolução, ainda no domingo, o artista teve uma piora drástica. “De repente, foi como se tivesse desligado um interruptor. Ele ficou pálido, a pressão arterial caiu, e ele parou de interagir. Isso aconteceu umas três, quatro vezes na tarde de domingo“, disse Fabio.

Captura De Tela 2021 05 03 Às 22.36.52
Paulo Gustavo com o marido, Thales Bretas, e os filhos. (Foto: Reprodução/ Instagram)
Continua depois da Publicidade

O problema que complicou o caso de Paulo Gustavo e o levou à morte foi o surgimento de outra fístula, chamada de brônquio-venosa, que é bem mais grave que as outras. Isso significa que ocorreu uma comunicação anormal entre um alvéolo e uma veia pulmonar, permitindo entrada direta de ar na corrente sanguínea. “O cérebro e o coração foram órgãos imediatamente afetados por essa quantidade de ar… Não tem como corrigir. Não tem como detectar a área certa em que está ocorrendo e nem como corrigir“, esclareceu Miranda. “É muito raro“, pontuou Rafael.

O quadro era irreversível. A morte ocorreu às 21:12, do dia 4. “A principal mensagem que a gente tira de um quadro que nem o dele é a agressividade da doença“, observou o pneumologista. “As pessoas ficam na internet inventando doença pra ele. Ele era completamente saudável e teve o melhor tratamento. Foi feito todo o possível, e ele morreu“, afirmou a cineasta.

Artigos Recomendados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *