Comer bem – Dicas de alimentação saudável e saborosa no ponto certo


Muito se fala sobre comer bem. Mas afinal, o que é comer bem? Esse é um questionamento complexo e amplo, que definitivamente não pode ser simplificado apenas com comer alimentos considerados saudáveis. Na realidade, comer bem está diretamente relacionado ao equilíbrio, escolhas conscientes, sabor e prazer, e não sacrifício, culpa ou punição, como se vende erroneamente por ai.

Na prática, comer não é apenas um hábito ligado a sobrevivência, é muito mais do que isso, é o que garante o seu corpo funcionando bem, e uma das principais formas de autocuidado. Sendo assim, cada vez mais as pessoas estão buscando uma alimentação saudável, mas acabam se perdendo no caminho e desistindo. Isso devido a dificuldade imposta e os desafios ligados ao conceito de comer bem, quando na realidade não deve e não precisa ser assim.

É claro que demanda escolhas e muita qualidade, mas para isso não precisa abrir mão do sabor e o prazer da alimentação. Por isso, hoje iremos falar mais sobre o que é comer bem, e dicas para ter uma alimentação saudável e prazerosa.

O que é comer bem?

Veja São Paulo

Comer muito? Ou comer apenas alimentos saudáveis e excluir da sua vida as guloseimas que tanto gosta? Comer pequenas quantidades de alimentos não processados? Não exatamente, mas também. Apesar de complexo, o conceito de comer bem pode ser resumido em uma palavra: equilíbrio.

Em meio a questionamentos do que é comida de verdade, o que é uma dieta ideal e como ter uma alimentação saudável, não podemos esquecer que não á uma única resposta para isso. Ainda mais quando se trata de alimentação, algo que pode ser tão plural e variado.

Contudo, é importante sim se atentar ao que você coloca no seu corpo, afinal, ele precisa disso para funcionar bem, mas ao mesmo tempo, a idealização de um prato perfeito pode roubar a satisfação de uma boa refeição. E é justamente aí que mora o perigo da ideia engessada do que é comer bem.

A ideia de comer bem está diretamente ligada a uma alimentação equilibrada, baseada na diversificação dos alimentos e em busca de elementos que possam nutrir o corpo. Para que assim ele tenha saúde e possa aproveitar de todas as suas funções vitais corretamente e aproveitar de uma qualidade de vida.

Lembrando que o que podemos definir como “comida de verdade”, é aquela que inclui as frutas, verduras, legumes, arroz, feijão, carnes, ovos, ou seja, comida que não é industrializada.

Desafios de como comer bem

Jornal N

Então, nesse sentido, a comida é parte fundamental de como comer bem. Mas ao mesmo tempo, entra a realidade de cada indivíduo. Não é algo tão simples de se conseguir e isso precisa ser levado em consideração para evitar frustrações futuras.

O tempo é um dos grandes desafios de uma alimentação saudável e equilibrada, já que na correria do dia a dia, é muito mais fácil recorrer aos alimentos industrializados, pela sua praticidade. Por falar nisso, é importante diferenciar os grupos de alimentos.

A começar pelos alimentos processados, que são produzidos com a adição de açúcares e sal, e assim passam pelo processo de cozimento, fermentação, secagem ou defumação. No caso dos ultraprocessados, podemos acrescentar a adição de gorduras, proteínas de soja e do leite, extratos de carne, conservantes e corantes artificiais. Esses alimentos por sua vez, não precisam ser os vilões da alimentação, até porque o exagero é que é.

Sendo assim, esses alimentos são não proibidos na dieta de quem quer comer bem. O ideal mesmo é manter o hábito de fazer refeições mais saudáveis no dia a dia, durante a semana, e assim, nos finais de semana se permitir aproveitar os alimentos “menos saudáveis”. Afinal, ninguém é de ferro não é mesmo? E a ideia de rigor, cobrança e sacrifício não ajuda nessa busca por uma alimentação mais equilibrada.

Portanto, o ideal é consumir comida com moderação, consciência e óbvio, equilíbrio.

Alimentação saudável e saborosa

Omron

Um dos grandes mitos é que comer bem e comer com prazer não podem caminhar juntos. Felizmente podem sim. Alimentação não deve ser apenas sobre nutrir o corpo, mas também sobre sentir prazer ao comer, degustar uma comida saborosa faz toda a diferença na hora de escolher bem o que comer. Para deixar claro, não adianta ser só saudável, se não for saboroso ao paladar.

Então, quando pensar no que comer, pense no que esse alimento irá te proporcionar, tanto em nutrientes quanto em sabor. Para isso, você pode usar e abusar da criatividade e das especiarias na hora de preparar seus alimentos. Desse modo é possível fazer pratos gostosos, sem abusar do sal, açúcar ou outras gorduras conhecidas por trazer mais sabor aos alimentos.

Lembrando que para incluir isso na sua vida, o segredo é o planejamento e a preparação. É um caminho a ser percorrido, não adianta achar que irá mudar sua alimentação de uma dia para o outro. É uma evolução diária, construída com disciplina, criatividade e consciência.

Dicas de como comer bem

Lar Natural

Então, sabendo disso tudo, se comer bem é o seu desejo, vamos conhecer algumas dicas certeiras que vão te ajudar a transformar a sua alimentação, saúde e qualidade de vida. Confira:

Planejamento

Fundamental para não perder o foco e sair da rotina. O planejamento e organização é a base de uma alimentação saudável e equilibrada. Até porque na correria do dia a dia, é muito fácil ceder as tentações e optar pelo mais fácil e pratico.

Sendo assim, a recomendação é fazer uma lista de compras antes de ir ao supermercado, para comprar apenas o necessário e não esquecer nada. Também é válido adiantar ou deixar a comida pronta, um dia antes ou fazer marmitas para a semana, dependendo de como for a sua rotina. Assim, além de evitar cair na tentação de comer besteira, você sabe a exata procedência do que está comendo, e pode até desenvolver habilidades culinárias não exploradas.

Saiba o que você está ingerindo

Sempre que for as compras, leia atentamente os rótulos dos produtos que leva para casa. Analisar a tabela nutricional pode ser muito útil na hora de comprar produtos similares, e ter uma noção do que está ingerindo, e a quantidade de nutrientes oferecidos a cada porção.

Não pule refeições

Comer bem inclui também ter uma rotina alimentar regrada. Sendo assim, jamais pule uma refeição, para evitar de exagerar na quantidade na próxima ver que for comer. O ideal é comer de 3 em 3 horas, então, entre as principais refeições do dia, é válido fazer um lanchinho. Para quem trabalha fora, levar um lanche na bolsa é fundamental. Dê preferência para snasks saudáveis, para aliviar a fome nesses períodos.

Cuidado com as restrições alimentares

Como dito anteriormente, a privação, sacrifício e culpa mais atrapalham do que ajudam na hora de comer bem. Sendo assim, quando se trata de restrições, se for o caso, faça isso com a recomendação de um nutricionista.

Isso porque quando você começa a fazer uma dieta desequilibrada os hormônios podem ficar desregulados e aumentar a fome. Dependendo da dieta restritiva, a redução de caloria pode levar a queda de serotonina, e levara compulsão alimentar, ou seja, o efeito contrário. Por isso a importância de um auxilio profissional na hora de montar a sua rotina de alimentação.

Sono de qualidade

Grupo SH Brasil

O sono é fundamental para o bom funcionamento do corpo e também para manter uma boa alimentação. Desse modo, uma das dicas para comer bem é dormir bem também. Uma boa noite de sono evita problemas como desregulação dos hormônios, entre outros.

Controle do estresse

Descontar o estresse na comida é um dos erros mais comuns das pessoas no geral. O estresse em excesso e ansiedade podem levar a uma série de problemas, como a compulsão alimentar, por exemplo. Por isso a necessidade de cuidar do corpo e também da mente, afim de evitar esse tipo de problema.

Em picos de estresse, a tendência é procurar aliviar isso em alimentos ricos em carboidratos que não são nada saudáveis. Por isso, quando ver que está chegando no seu limite, procure formas de controlar isso, fazendo alguma atividade relaxante e prazerosa. Chás calmantes também pode ajudar.

Prefira açúcares naturais

Procure ter uma postura mais seletiva na hora de adoçar os seus alimentos. Açúcar pode ser gostoso, mas em excesso não faz bem ao corpo, assim como os adoçantes artificiais. Então, evite sempre que possível, até porque esses ingredientes podem aumentar a fome. Por isso, opte por açúcares naturais.

Comer devagar

Seja pela pressa ou falta de tempo, muita gente tem o péssimo hábito de comer muito rápido, quase nem mastigando a comida. O ideal é fazer justamente o oposto, comer devagar, mastigar os alimentos com calma, aproveitar o momento e saborear a comida plenamente. Além de muito mais agradável, comer devagar também é uma forma de evitar exagerar demais na comida, já que assim você passa ao seu corpo os sinais de saciedade.

Enfim, o que você achou dessa matéria? Aliás, aproveite para conferir também Melhorar a circulação sanguínea com alimentação e hábitos saudáveis.

Fontes: Unifor Viva Bem Conquiste Sua Vida

Imagens: Viva Bem Veja São Paulo Jornal N Omron Lar Natural Grupo SH Brasil

Artigos Recomendados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *